Acólito de Amaunator
Faerûn é um mundo de alta magia. Todos sabemos que os acólitos do DRS da 5ª ed. são bastante neutros e não refletem as muitas diferenças de um mundo repleto de poder e magia.
Esta postagem descreve e apresenta com maior profundidade o Acólito de Amaunator. Este PNJ não é uma tradução e não é um personagem oficial do cenário de Forgotten Realms.
O Acólito de Amaunator é o segundo de uma série de Acólitos dos Deuses. São 48 deuses humanos (ativos) além dos deuses canonicamente ressuscitados e que ainda estão reerguendo seu clericato e suas respectivas igrejas. Isso além dos Acólitos dos deuses de outras Raças.
Vale notar: acólitos são clérigos em formação. Eles não possuem acesso a círculos superiores de conjuração. Muitas vezes os acólitos não são os sacerdotes-guerreiros, com todas as habilidades em armas, armaduras e perícias.
Isso não quer dizer que eles não possuam poderes mágicos. Ao contrário, essa série exclusiva dos Aventureiros dos Reinos traz PNJs diferenciados e que adaptam ao acólito padrão do DRS, bem como ao ethos da divindade.
Sobre Amaunator
Amaunator (Ah-maun-Ah-tor) é o deus humano da Lei e do Sol. Ele encarna a Lei e a Ordem, pregando o cumprimento das leis e das promessas ipsis literis. Mesmo priorizando a ordem, o clericato é formado exclusivamente por pessoas ordeiras e neutras, boas ou neutras.
Os bondosos tendem recriminar os ofensores do descumprimento de suas obrigações antes de dar cumprimento às ordens, já aqueles que são neutros, buscam fazer valer os termos negociados ou aqueles que estão na lei, sem desviar um milímetro do que está escrito no contrato ou nos códigos.
Amaunator era a divindade solar em Netheril e as tradições de sua igreja remontam àquela época. Com a (primeira) queda de Netheril, muito do que havia da igreja original foi perdida. O que se sabe é que ele vivia presente em meio a seus adoradores, trajando uma túnica de magistrado e tendo em uma mão um cetro e em outra um código de leis.
Em visões a seus fiéis, especialmente convidando os mais aptos a entrarem em sua igreja, Amaunator surgia como um mulher que segurava uma balança e uma espada em suas mãos.
No lugar de Amaunator surgiu Lathander e boa parte da igreja netheriense foi absorvida pelo novo deus solar. Apesar disso, os membros iniciados nas células amaunatori mantinham as tradições e diretrizes de seu deus.
A igreja de Amaunator
Como dito, a igreja original de Amaunator não existe mais e boa parte da estrutura clerical se perdeu. Mesmo assim, os Amaunatori, como são chamados, são bem organizados, dentro de uma hierarquia definida.
Os Senhores/Senhoras do Sol são assim organizados em cada templo, igreja ou catedral:
1 – Potentado Virtuoso, uma pessoa encarregada da gestão de cargos e ofícios ali realizados;
2 – Abades Monásticos, sete pessoas encarregadas de funções diferentes, como lidar com as burocracias, fazer arquivo, cuidar das colheitas e da armazenagem de recursos etc;
3 – Altos Juristas, que também são sete pessoas com o encargo de assessorar os Abades Monásticos;
4 – Jurisconsultos, sem número limitado, estão livres para assessorar casas mercantis, casas de ofícios, as cortes e castelos, organizando toda a documentação e zelando tanto pela legalidade, quanto pelo cumprimento dos acordos. Sua obrigação é relatar anualmente suas atividades a seus superiores;
5 – Codificadores, sem limites de pessoas, têm a função de anotar e codificar as leis dos reinos e burgos, tornando assim a legislação algo organizado e ordeiro.
Normalmente, um altar a Amaunator é colocado diante da Sala de Ofício de nobres, artesãos e mercadores. Como um deus solar, sempre presente, altares em forma de sol estão dispostos em todos os lugares em que seus adoradores e fieis devotam uma prece no romper da primeira luz. Estes lugares simbolizam a promessa sempre cumprida de que o sol sempre se erguerá, dia após dia.
Clérigos e Acólitos de Amaunator
Há muitos clérigos e acólitos de Amaunator vivem em pregação e em lugares em que as leis e a burocracia são necessárias. Eles lembram a todos de seus prazos e obrigações, fazendo assim com que eles caminhem e muito na tentativa de ajudar aqueles que não estão em condição
Sua mote é “O sol cumpre diariamente sua promessa de trazer vida ao mundo!”. Por isso, eles se dedicam à uma vida ordeira e uma comunidade que siga as leis, sob pena de punição.
Acólitos são membros iniciantes de um clero, e geralmente respondem a um sacerdote. Eles executam uma variedade de funções em um templo e lhes são concedidas conjurações de menor poder pelas divindades que ele adoram.
Os Acólitos de Amaunator vivem da burocracia e da criação da ordem na sociedade. Além disso, pregam a aliança à Igreja de Lathander e Kossuth, bem como a inimizade contra a Igreja de Shar, deusa das sombras e da enganação.
Amaunator abençoa a todos os acólitos com a habilidade da Incerteza Solar.
Comportamento e Interpretação
Os acólitos de Amaunator que são bons lembram a todos de seus prazos e obrigações. Esse encargo, os faz caminharem e muito na tentativa de ajudar aqueles que não estão em condições de cumprir alguma pendência.
Conforme o grau de ajuda, o acólito irá sempre lembrar a pessoa para ser mais comedida com suas promessas, para que não passe por outro aperto novamente.
Um acólito ordeiro e neutro irá apenas aparecer no dia do pagamento, como testemunha da quitação. Caso a pessoa não consiga cumprir, ela pode ser chamada a responder por isso diante de toda a igreja, conforme o acólito ache mais conveniente. Se a pessoa estiver impedindo de cumprir a sua promessa, em um acordo selado diante da igreja de Amaunator, o acólito ordeiro e neutro tomará todas as providências, para que o pagamento ocorra, mesmo que isso implique em estado de penúria momentânea.
Se a situação ficar irreversível, o acólito pode pedir a intercessão de um superior, que provavelmente irá pedir ao magistrado local para arbitrar a situação.
Já um Amaunatori ordeiro e mau, irá esperar o prazo das promessas vencerem e já se encaminharão para cumprir a promessa, com todas as medidas possíveis, mesmo que isso cause miséria à outra pessoa e sua família. Ele também irá comunicar e publicar ao clérigo para que fique pública a desonra do devedor e, caso a lei preveja, prenderá e entregará o devedor às autoridades, para pagar por seu erro.
De forma alguma um Amaunatori irá relevar as promessas escritas perante a igreja. Isto se torna uma ferramenta poderosa para um jogo de muita interpretação e dentro de um cenário urbano.
Outras funções da igreja, como prezar pela vida, pela saúde, pelas gestantes e pelas colheitas – um ethos Lathanderita – não é o maior foco dos Amaunatori, mas isso não é uma regra, afinal, o acólito pode entender importante para uma comunidade e atuar para auxiliar a todos.
Acólito de Amaunator
Humanoide Médio (Humano ou raças meio-humanas), Ordeiro (bom, neutro, mau)
Classe de Armadura 12 (armadura de couro)
Pontos de Vida 11 (2d8)
Deslocamento 9 m
FOR | DES | CON | INT | SAB | CAR |
10 (+0) | 10 (+0) | 12 (+1) | 12 (+1) | 12 (+1) | 11 (+0) |
Perícias investigação +3, história +3, intuição +3
Sentidos Percepção passiva 11
Idiomas qualquer 2 idiomas (geralmente Comum)
Equipamento Armadura de couro, cetro (maça), roupas finas, sacola com pergaminhos, 15 PO
Nível de Desafio 1/4 (50 XP)
Incerteza Solar. A incerteza solar é um poder utilizável 1 vez por dia. Com ela, o alvo deve ser bem sucedido em uma salvaguarda de Sabedoria, ou perderá a ação por 1 turno, por causa da confusão. Ele deve fazer esta salvaguarda a cada rodada, encerrando o efeito da magia em um sucesso, ou após 1 minuto.
Conjuração. O acólito é um conjurador de 1º nível. A habilidade de conjuração dele é a Sabedoria (CD 11 para evitar magia, +3 para acertar com ataques mágicos). O acólito tem as seguintes magias de clérigo preparadas:
Truques (à vontade): amigos, luz, orientação
1º círculo (3 espaços): benção, curar ferimentos, mãos flamejantes
Ações
Cetro-Maça. Arma de Ataque Corpo a Corpo: +2 para acertar, alcance 1,5 m, um alvo. Dano: 4 (1d8+1) pontos de dano cortante.