Grande Cronologia dos Reinos – Parte 12

Por Daniel Bartolomei Vieira
Imagem de Topo, “Drizzt e Gwenhyvar”, por Todd Lockwood

-5.330 CV

O murabar (regente senhor da guerra) de Coramshan captura grande parte do sul de Alta ShanatarHigh Shanatar (incluindo Iltakar, local onde hoje ficam as ruínas de Shoonarch), enquanto os exércitos dos Anões travavam as Guerras GigantesGiant Wars ao norte.

Acontecimento Referente: a Calimshan, aos Anões


A guerra entre Coramshan e Alta ShanatarHigh Shanatar é usada pelos psiocratas para justificar a fundação de Lirremar (onde hoje fica Hlondeth), a Sexta Cidade da EspadaCity of the Sword de Jhaamdath.

Acontecimento Referente: a Calimshan. aos Anões, a Orla de VilhonVilhon Reach

Cerca de -5.300 CV

Os Elfos de Siluvanede erguem um mythal na cidade de Adofhaeranede e a renomeiam Myth Adofhaer.

Acontecimento Referente: aos Elfos, a Fronteira SelvagemSavage Frontier, a Floresta AltaHigh Forest

A Primeira Era de CalimshanThe First Age of Calimshan

-5.300 CV até -2.381 CV

O Primeiro Reino de Mir é fundado em terras a oeste da Floresta DarthiirDarthiir Wood, ao sul de Wurlur (onde hoje fica o Rio Ith). Mir e Coramshan expandem agressivamente para o leste e compartilham os territórios conquistados pelos os próximos trezentos anos.

Acontecimento Referente: a Calimshan

-5.270 CV

Em aliança com Coramshan, Mir inicia guerras de conquista em direção ao leste.

Acontecimento Referente: a Calimshan

-5.250 CV

As cidades gêmeas de Tuoxent e Hollinth tornam-se a Sétima e Oitava Cidades da EspadaCities of the Sword de Jhaamdath.

Acontecimento Referente: a Orla de VilhonVilhon Reach

Cerca de -5.200 CV

Um monumento a Karlyn da Casa Kuldevar de Alta ShanatarHigh Shanatar é terminado após décadas de construção. Este monumento é posteriormente conhecido como o Anão em PrantosWailing Dwarf.

Acontecimento Referente: aos Anões

-5.125 CV

O reino dos Anões de Oghrann (a primeira colônia de Shanatar) é estabelecida abaixo das Planícies de TunPlains of Tun. Poucos Anões permanecem neste reino, e a maioria continua ao norte.

Acontecimento Referente: aos Anões

As Guerras da Teia-de-FogoThe Webfire Wars

-5.112 CV até -4.835 CV

Este conflito assola toda Llurth Dreier, colocando os fiéis da Rainha AranhaSpider Queen (Lolth) contra os seguidores d’Aquele que EspreitaThat Which Lurks (Ghaunadaur).

Acontecimento Referente: ao Subterrâneo

Guerra Mir-Jhaamdath

-5.032 CV até -5.005 CV

Os exércitos de Mir e Jhaamdath entram em confronto pela primeira vez ao norte da pequena cidade pesqueira de Porto AnkAnkport, e Mir é derrotada de forma esmagadora. Durante os próximos vinte cinco anos, Jhaamdath persegue e empurra o exército de Mir de volta para Saradush.

Acontecimento Referente: a Calimshan, a Orla de VilhonVilhon Reach

-5.007 CV

Os dois reinos de Coramshan e Mir são unidos o governo de Ukhar IV em resposta à ameaça de Jhaamdath.

Acontecimento Referente: a Calimshan

-5.006 CV

Coramshan contra-ataca bem-sucedidamente, empurrando Jhaamdath de volta para Saelmur.

Acontecimento Referente: a Calimshan

-5.005 CV

Coramshan e Mir unem-se sob o governos de Bakkal e Murabir Ukhar IV para formar o Império Calimshan, que reivindica todas as terras ao sul de Wurlur (onde hoje fica o Rio Ith) e a oeste das Montanhas IltkazarIltkazar Mountains.

Acontecimento Referente: a Calimshan


Coramshan e Jhaamdath declaram uma trégua, e ambas as nações abandonam suas reivindicações sobre o Lago de VaporLake of Steam.

Acontecimento Referente: a Calimshan, a Orla de VilhonVilhon Reach, a Faerûn

Cerca de -5.000 CV

A colônia de Ankhapur é fundada por colonos de Jhaamdath.

Acontecimento Referente: a Orla de VilhonVilhon Reach


Confronto na Fenda da TerraClash at Earthrift

Dois príncipes élficos são mortos acidentalmente por uma avalanche causada por Anões, e a aliança entre os Elfos de Keltormir e os Anões de Shanatar se desfaz.

Acontecimento Referente: aos Elfos, aos Anões

-5.000 CV

Meio-Verão Doze Noites de FogoTwelve Nights of Fire

Uvaeren é destruída por uma estrela cadente cujo impacto abre uma cratera de 160 km de comprimento por 48 km de largura na floresta de Cormanthor. O coronal e quase todas as casas nobres de Uvaeren morrem instantaneamente ou devido às consequências do impacto. Poucos Uvaeranni escapam para a segurança das profundezas de Arcorar, além dos poucos que estavam longe do reino durante o desastre.

Acontecimento Referente: aos Elfos


A Floresta RystallRystall Wood torna-se uma floresta e um reino separado após as Doze Noites de FogoTwelve Nights of Fire que devastaram as árvores nas montanhas e colinas que a ligavam a Arcorar. Embora fosse uma floresta independente agora, seu coronal ainda se reúne diversas vezes com os líderes da Côrte ÉlficaElven Court.

Acontecimento Referente: aos Elfos


Sobreviventes da Casa Dlardrageth, um clã de elfos do sol com sangue demoníaco, fogem de Arcorar para Siluvanede.

Acontecimento Referente: aos Elfos, a Fronteira SelvagemSavage Frontier, a Floresta AltaHigh Forest


Tribos Humanas de Raumviran, conduzidas por seu líder chamado Shemen, chegam vindos das terras ao leste e se estabelecem nas Terras dos LagosLakelands (o lugar onde hoje fica Rashemen).

Acontecimento Referente: aos Humanos, a Rashemen

-4.974 CV

O reino anão costeiro de Haunghdannar é estabelecido ao longo do norte Costa da EspadaSword Coast, centrado nas montanhas a leste de onde hoje fica Leilon. Era a casa dos únicos Anões conhecidos que viviam do e exploravam o mar.

Acontecimento Referente: aos Anões, a Fronteira SelvagemSavage Frontier, ao NorteNorth

Voltar para a Parte 11

Seguir para a Parte 13


Referências

BAKER, R.; BONNY, E.; STOUT, T. Lost Empires of Faerûn. Wizards of the Coast, 2005.
BAKER, R.; FORBECK, M.; REYNOLDS, S. K. Unapproachable East. Wizards of the Coast, 2003.
BOYD, E. L. Drizzt Do’Urden’s Guide to the Underdark. TSR, Inc., 1999.
BOYD, E. L. Llurt Dreier: City of Ooze. Plyhedron nº 140, 1999.
BOYD, L. B.; FORBECK, M. JACOBS, J. Races of Faerûn. Wizards of the Coast, 2003.
GREENWOOD, E.; REYNOLDS, S. K.; WILLIAMS, S.; HEINSOO, R. Forgotten Realms: Os Reinos Esquecidos. Devir, 2002.
SCHEND, S. E. Calimport. TSR, Inc. 1998.
SCHEND, S. E. Lands of Intrigue. TSR, Inc., 1997.
SCHEND, S. E.; DONOVAN D. Empires of the Shining Sea. TSR, Inc., 1998.
SCHEND, S. E.; MELKA, K. Cormanthyr: Empire of the Elves. TSR, Inc., 1998.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. 5 de abril de 2018

    […] Seguir para a Parte 12 […]

  2. 12 de abril de 2018

    […] Voltar para a Parte 12 […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: