Despesas (DRS)

Despesas

Quando não estão descendo até as profundezas da terra, explorando ruínas em busca de tesouros perdidos ou iniciando uma guerra contra as trevas crescentes, os aventureiros enfrentam realidades mais mundanas. Mesmo em um mundo fantástico, as pessoas possuem necessidades básicas, tais como abrigo, sustento e vestuário. Essas coisas custam dinheiro, embora alguns estilos de vida custem mais do que outros.

Despesas de Estilo de Vida

Despesas de estilo de vida fornecem uma maneira simples para dar conta do custo de vida em um mundo de fantasia. Eles cobrem suas acomodações, comida e bebida e todas as suas outras necessidades. Além disso, as despesas cobrem o custo de manutenção do seu equipamento,  para que você esteja pronto quando a próxima aventura o chamar.

No início de cada semana ou mês (o que preferir), escolha um estilo de vida da tabela Despesas e pague o preço para sustentar esse estilo de vida. Os preços listados são por dia, então se você deseja calcular o custo de seu estilo de vida escolhido durante um período de trinta dias, multiplique o preço listado por 30. Seu estilo de vida pode mudar de tempos em tempos, com base nos fundos que você tem à sua disposição, ou você pode manter o mesmo estilo de vida por toda a carreira do seu personagem.

Seu estilo de vida pode ter consequências. A manutenção de um estilo de vida abastado pode lhe ajudar a fazer contatos com os ricos e poderosos, ao passo que você corre o risco de atrair ladrões. Da mesma forma, viver frugalmente pode ajudar a evitar criminosos, mas é improvável que você faça conexões poderosas.

Despesas de Estilo de Vida

Estilo de Vida Preço/Dia
Miserável
Esquálido 1 PP
Pobre 2 PP
Modesto 1 PO
Confortável 2 PO
Abastado 4 PO
Aristocrático 10 PO no mínimo

Miserável. Você vive em condições desumanas. Sem lugar para chamar de lar, você consegue abrigo quando pode, se escondendo em celeiros, aconchegando-se em caixotes velhos e contando com as boas graças de pessoas em melhor situação do que você. Um estilo de vida miserável apresenta perigos abundantes. A violência, doença e fome lhe seguem para onde quer que você vá. Outras pessoas miseráveis cobiçarão sua armadura, armas e equipamentos de  aventureiro, que representam uma fortuna para os padrões deles. Você está abaixo da maioria das pessoas.

Esquálido. Você vive em um estábulo úmido, uma cabana de chão de lama fora da cidade ou numa pensão infestada de insetos na pior parte da cidade. Você tem abrigo contra os elementos, mas vive em um ambiente desesperado e, muitas vezes, violento, em locais repletos de doença, fome e desgraça. Você está abaixo da maioria das pessoas e possui poucas proteções legais.

A maioria das pessoas neste nível de estilo de vida sofreu algum terrível revés. Elas pode estar perturbadas, marcadas como exilados ou sofrer de alguma doença.

Pobre. Uma vida pobre significa ficar sem os confortos disponíveis em uma comunidade estável. Comida e alojamentos simples, roupas surradas e condições imprevisíveis resultam em subsistência, embora esta seja, provavelmente, uma experiência desagradável. Suas acomodações podem ser no quarto de um cortiço ou na sala comunal acima de uma taverna. Você se beneficia de algumas proteções legais, mas ainda tem que lidar com a violência, o crime e a doença. As pessoas neste nível de estilo de vida tendem a ser trabalhadores não qualificados, vendedores ambulantes, mascates, ladrões, mercenários e outros tipos sem reputação.

Modesto. Um estilo de vida modesto lhe mantém fora das favelas e garante que possa manter o seu equipamento. Você vive em uma parte mais antiga da cidade, alugando um quarto em uma pensão, estalagem ou templo. Você não passa fome ou sede, e suas condições de vida são básicas, para não dizer simples. Pessoas comuns que vivem estilos de vida modestos incluem os soldados com suas famílias, trabalhadores, estudantes, sacerdotes, magos iniciantes e outros.

Confortável. Escolher um estilo de vida confortável significa que você pode pagar uma roupa melhor e pode facilmente manter o seu equipamento. Você mora em um pequeno chalé em um bairro de classe média ou em um quarto privativo em um ótima estalagem. Você se associa com mercadores, hábeis comerciantes e oficiais militares.

Abastado. A escolha de um estilo de vida abastado significa viver uma vida de luxo, mesmo que você não tenha alcançado o status social associado com o bom e velho dinheiro da nobreza ou realeza. Você vive um estilo de vida comparável ao de um comerciante bem sucedido, um servo favorecido da realeza ou o proprietário de alguns pequenos negócios. Você tem hospedagem respeitável, geralmente uma casa espaçosa em uma parte boa da cidade ou uma suíte confortável em uma ótima estalagem.  Você provavelmente tem uma pequena equipe de servos.

Aristocrático. Você vive uma vida de abundância e conforto. Você se move em círculos habitados pelas pessoas mais poderosas da comunidade. Você tem excelente hospedagem, talvez em uma moradia na parte mais bonita da cidade ou em quartos na melhor estalagem. Você janta nos melhores restaurantes, contrata o alfaiate mais hábil e dentro da moda, e tem servos atendendo a todas as suas necessidades. Você recebe convites para as reuniões sociais dos ricos e poderosos, e passa as noites na companhia de políticos, líderes de guilda, sumos sacerdotes e nobreza. Você também deve lidar com os mais altos níveis de dissimulação e traição. Quanto mais rico é, maior a chance de você se envolver em intrigas políticas, seja como um peão ou participante direto.

Autossuficiência

As despesas e estilos de vida descritos supõe que você esteja gastando seu tempo entre as aventuras na cidade, utilizando-se dos serviços você pode dispor — pagando por comida e abrigo, por pessoas para afiar sua espada e reparar sua armadura, e assim por diante. Alguns personagens, porém, preferem passar seu tempo longe da civilização, sustentando-se na natureza através da caça, coleta e reparando seu próprio equipamento.

A manter este tipo de estilo de vida não exige que você gaste qualquer moeda, porém consome tempo. Se gastar seu tempo entre as aventuras praticando uma profissão, você pode viver o equivalente a um estilo de vida pobre. Proficiência na perícia Sobrevivência permite que você viva o equivalente a um estilo de vida confortável.

Comida, Bebida e Hospedagem

A Tabela Comida, Bebida e Hospedagem fornece preços para itens de alimentação individuais e alojamento para uma única noite. Estes preços estão inclusos no seu total de despesas de estilo de vida.

Despesas de Estilo de Vida

Item Preço
Acomodação em estalagem (por dia)
Esquálida 7 PC
Pobre 1 PP
Modesta 5 PP
Confortável 8 PP
Abastada 2 PO
Aristocrática 4 PO
Banquete (por pessoa) 10 PO
Carne, pedaço 3 PP
Cerveja
Caneca 4 PC
Galão 2 PP
Pão, pedaço 2 PC
Queijo, naco 1 PP
Refeições
Esquálida 3 PC
Pobre 6 PC
Modesta 3 PP
Confortável 5 PP
Abastada 8 PP
Aristocrática 2 PO
Vinho
Bom (garrafa) 10 PO
Comum (jarra) 2 PP

Serviços

Aventureiros podem pagar personagens não jogadores para ajudá-los ou para agir em seu nome em uma variedade de circunstâncias. A maioria desses contratados têm perícias bastante comuns, enquanto outros são mestres de um ofício ou arte, e alguns são versados em perícias especializadas de aventureiros .

Alguns dos tipos mais básicos de contratados aparecem na tabela Serviços. Outros contratados comuns incluem qualquer um entre a grande variedade de pessoas que habitam uma típica aldeia ou cidade, quando os aventureiros precisam pagar alguém para executar uma tarefa específica. Por exemplo, um mago pode pagar um carpinteiro para construir um baú elaborado (e sua réplica em miniatura) para uso na magia arca secreta . Um guerreiro pode contratar um ferreiro para forjar uma espada especial. Um bardo pode pagar um alfaiate para fazer uma roupa requintada para uma futura apresentação diante do duque.

Outros contratados oferecem serviços mais especializados ou perigosos. Soldados mercenários pagos para ajudar os aventureiros contra um exército de hobgoblins são contratados, assim como sábios contratados para pesquisar conhecimento antigo ou esotérico. Se um aventureiro de nível alto constrói uma fortaleza de algum tipo, ele ou ela pode contratar uma equipe inteira de servos e agentes para tocar o lugar, de um castelão ou administrador a trabalhadores braçais para manter o estábulo limpo. Estes contratados, frequentemente, desfrutam de um contrato de longa duração, que inclui um lugar para viver dentro da fortaleza, como parte da contrapartida oferecida.

Serviços

Serviço Preço
Coche de aluguel
Dentro da cidade 1 PC
Entre cidades 3 PC por 1,5 km
Contratados
Com treinamento 2 PO por dia
Sem treinamento 2 PP por dia
Mensageiro 2 PC por 1,5 km
Passagem de navio 1 PP por 1,5 km
Pedágio de estrada ou ponte 1 PC

Contratados qualificados incluem qualquer um pago para realizar um serviço que envolva uma proficiência (incluindo uma com arma, ferramenta ou perícia): um mercenário, artesão, escriba, e assim por diante. O pagamento indicado é o mínimo; alguns contratados especialistas exigem um pagamento maior. Contratados sem treinamento são pagos para executar trabalho braçal que não exige nenhuma perícia especial e pode incluir trabalhadores, carregadores, criadas e empregados.

Serviços de Conjuração

Pessoas que são capazes de conjurar magias não se enquadram na categoria de contratados comuns. Talvez seja possível encontrar alguém disposto a conjurar uma magia em troca de moeda ou favores, mas isso raramente acontece e não existe um preço pré-estabelecido para isto. Como regra geral, quanto maior o nível da magia desejada, mais difícil é encontrar alguém que possa conjurá-la e mais caro isto irá custar.

A contratação de alguém para conjurar uma magia relativamente comum de 1º ou 2º círculo, como curar ferimentos ou identificar , é relativamente fácil em uma cidade ou aldeia, e pode custar de 10 a 50 peças de ouro (mais o custo de qualquer componente material caro). Encontrar alguém capaz e disposto a conjurar uma magia de círculos elevados pode envolver uma viagem para uma cidade grande, talvez uma com uma universidade ou com um templo proeminente. Uma vez encontrado, o conjurador pode pedir um serviço em vez de pagamento — o tipo de serviço que apenas aventureiros podem fornecer, como recuperar um item raro de um local perigoso ou atravessar um ermo infestado de monstros para entregar algo importante em um povoado distante.


Créditos

SRD – System Reference Document, traduzido sob autorização expressa da Wizards of The Coast.
Imagem destacada:  Rooftops de Camila Vielmond.
Tradução, Revisão e Arte Gráfica por Aventureiros dos Reinos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: