Cities of Mystery

Acessório - Cities of Mystery (FR8) (capa)
Capa do acessório Cities of Mystery

Produto: Cities of Mystery – TSR9268 (FR8)
Autor: Jean Rabe
Arte de Capa: Larry Elmore
Arte Interna: Chris Miller
Editora: TSR, Inc.
Tipo: Acessório
Ano nos Reinos: 1.358 CV
Lançamento: 1989
Páginas: 64 (brochura), mais 33 edifícios em cartolina (dimensionados para miniaturas de 25 mm) e 2 mapas coloridos para serem usados como base para os edifícios
Série: Série FR
Antecedida por: Hall of Heroes
Seguida por: The Bloodstone Lands

Cities of Mystery (ou Cidades de Mistério) é um acessório para Advanced Dungeons & Dragons, mas embora seja o oitavo acessório da Série FR, não é um suplemento exclusivo do cenário de Forgotten Realms, podendo ser utilizado em qualquer cenário da TSR.

Em Cities of Mystery são apresentadas informações sobre como criar uma cidade de um mundo de fantasia, além de diversos modelos em cartolina para construir edifícios que podem ser usados para ilustrar as cidades criadas.

Origens: Módulos FR. O começo da série FR na 2ª edição de AD&D foi bastante variado. Na sequência de Hall of Heroes (de 1989) que apresentou PdMs dos Reinos, este acessório foi sobre a criação de cidades – e não exatamente sobre os Reinos Esquecidos em si, a despeito do logo de Forgotten Realms em sua capa.

Metáforas Citadinas. Como você cria uma cidade? A TSR teve muitas respostas para esta pergunta ao longo dos anos. A metodologia de Cities of Mystery é certamente a mais analítica, respondendo inúmeras perguntas como onde situar a cidade, qual o seu tamanho e que tipo de governo ela possui. Há até mesmo uma “ficha de criação de cidade” que fornece um local para listar todas as suas respostas. De fato este suplemento se parece com a maioria dos métodos de criação de Traveller (de 1977), onde mundos são detalhados ao se combinar múltiplas listas de escolhas em uma coisa só.

Comércios e encontros aleatórios ajudam a preencher os detalhes da cidade. Este é um estilo de criação que foi usado na maioria das cidades de D&D.

Sobre o Acessório. Embora Cities of Mystery possua um completo livro de 64 páginas, o coração do suplemento é seu mapa de batalha quadriculado e os edifícios dobráveis tridimensionais que podem ser colocados sobre o mapa.

Este tipo de mapa de batalha era extremamente raro no final dos anos 80, uma década depois do D&D ter se tornado completamente tático.

Metáforas de Aventura. Uma quantidade de curtos encontros aleatórios fecha o livro. Eles tendem a ter de uma a duas cenas cada, de tamanho similar às aventuras de “Covil” da TSR. Cada aventura contém um encontro construído usando-se um dos mapas de batalha e edifícios, mostrando seu poder como novas maquetes coloridas e tridimensionais.

Explorando os Reinos. Independente de carregar o logo de Forgotten Realms, este suplemento não tinha nada a ver com os Reinos. É um suplemento genérico sobre a criação de cidades, seguido de algumas aventuras genéricas e um punhado de acessórios genéricos.

Informações da contracapa do produto:

“A exploração de masmorra pode ser algo incrível. Vagar pelos ermos pode ser um excelente modo de passar o tempo. Mas para uma oportunidade derradeira de intriga e perigo inesperado, tente visitar a vila, aldeia ou cidade mais próxima.

Uma cidade é muito mais do que uma parada para descanso, um lugar para bebedeiras ou para se comprar equipamento. Qualquer oportunidade, seja do menor dos vilarejos até a mais movimentada das metrópoles medievais, oferece possibilidades de aventura que não podem ser encontradas em nenhum outro tipo de ambiente. Cities of Mystery descreve como o Mestre pode criar comunidades realistas, emocionantes e vibrantes – e dá a ele as ferramentas para dar vida às suas criações desse tipo.

Dentro deste acessório há 12 padrões diferentes de ruas que podem ser combinados em uma diversidades de modos, mais 33 prédios de vários formatos e tamanhos que podem ser combinados. Os componentes, dimensionados para serem utilizados com miniaturas de 25 mm permitem que você crie cenários tridimensionais para seus jogadores explorarem. Também inclui um livro de 64 páginas que leva você, passo a passo, através do processo de definir e criar vilarejos, aldeias e cidades para o seu mundo de campanha. Este livro também contém cinco cenários de aventura que fazem uso dos modelos de rua e dos prédios em miniatura – ideias desenvolvidas para você começar a desenvolver seus próprios modos de tornar suas cidades vivas”.


Fontes

FR Wiki. http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Cities_of_Mystery. (10/04/2018).
RPG.net. https://index.rpg.net/display-entry.phtml?mainid=2444. (10/04/2018).
DM’s Guild. http://www.dmsguild.com/product/16815/FR8-Cities-of-Mystery-2e?term=cities+of+&test_epoch=0&it=1. (10/04/2018).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s