Grande Cronologia dos Reinos – Parte 16

Por Daniel Bartolomei Vieira
Imagem de Topo, “Drizzt e Gwenhyvar”, por Todd Lockwood

-3.637 CV

A pequena aldeia de ZêniteZenith é estabelecida e acredita-se que tenha sido o assentamento mais setentrional de toda a Netheril. Situada em uma estreita faixa de terra e cercada pelo Mar EstreitoNarrow Sea, parecia um lugar lógico para se construir uma grande cidade portuária.

Infelizmente, o comércio ainda estava engatinhando quando ZêniteZenith foi estabelecida. Quando o comércio se tornou um assunto de importância em Netheril, a cidade de OrlanorteNorthreach já tinha sido estabelecida e Porto-RefúgioHarborage serviu como um lugar de parada para todo o comércio que circulava de leste a oeste pelo mar.

Acontecimento Referente: a Netheril

-3.611 CV

Gharraghaur torna-se o primeiro dos grandes reinos dos anões a cair perante ataques de Orcs. Seu povo está muito ocupado minerando para armar-se em números suficientes para resistir aos Orcs antes que seja tarde demais.

Acontecimento Referente: aos Anões, a Fronteira SelvagemSavage Frontier, ao NorteNorth

-3.605 CV

Orcs novamente infestam a Espinha do MundoSpine of the World, mas os Elfos fazem com que eles recuem em um grande massacre com a ajuda de Netheril. Esta incursão dos Orcs dura dezenove anos.

Acontecimento Referente: a Fronteira SelvagemSavage Frontier

-3.595 CV

Uma guerra irrompe entre as nações élficas de Eaerlann, Miyeritar e Illefarn. Os Humanos, pegos no meio, são incapazes de fazer comércio com qualquer uma delas por medo de retaliação dos outros.

Acontecimento Referente: aos Elfos, aos Humanos

-3.552 CV

O Netherese fundam Runlatha, um porto no Mar EstreitoNarrow Sea.

A cidade de OrlanorteNorthreach é estabelecida em Netheril. Quando Netheril estava estendendo-se mais para oeste em um esforço para encontrar os Anões, OrlanorteNorthreach foi um dos assentamentos estabelecidos em um esforço para fornecer suprimentos para os exploradores. Atrás das SeteSeventon, esta é provavelmente uma das cidades mais antigas de Netheril.

Acontecimento Referente: a Netheril

-3.544 CV

A cidade de Garra-GélidaFrostypaw é estabelecida em Netheril. A cidade serve como o porto Rengarth para o Mar EstreitoNarrow Sea. Os Rengarth negociam roupas rústicas e vários bens criados a partir dos animais que os mantinham alimentados.

Acontecimento Referente: a Netheril

A Era de Nether em NetherilNether Age of Netheril

-3.533 CV até -3.316 CV

-3.533 CV

Os Pergaminhos NetherNether Scrolls são descobertos em meio às ruínas de Aryvandaar (em uma área a oeste da Floresta das Trombetas DistantesFar Horns Forest). Os Netherese abandonam a magia que aprenderam com os Eaerlanni em favor dos poderes superiores dos pergaminhos.

Acontecimento Referente: a Netheril, a Fronteira SelvagemSavage Frontier

Cerca de -3520 CV

Os Elfos do NorteNorth começam a ajudar os Gnomos a escaparem dos seus captores Netherese, que começam a se deslocar para o sul e para o leste de Faerûn.

Acontecimento Referente: aos Elfos, aos Gnomos

Cerca de -3.500 CV

Tenish, uma cidade Netherese flutuante, é destruída por Tarchamus, o InflexívelUnyielding, devido a uma disputa entre Tarchamus e o governante da cidade, Arion. Tarchamus destruiu a cidade abrindo um portão para Phlegethos de forma a criar um vulcão que destruiu a cidade.

Após a destruição de Tenish, os mais poderosos arcanistas liderados pelo amigo de Tarchamus, Emrys, se juntam e bloqueiam o acesso de Tarchamus à TramaWeave, despojando-o assim de suas habilidades arcanas. Devido à falta de poder arcano, Tarchamus é incapaz de alcançar sua transformação em lich, mas acaba eventualmente sendo capaz de transformar-se em uma múmia.

Acontecimento Referente: a Netheril

Cerca de -3.500 CV até -3.000 CV

Por razões desconhecidas, a população Couatl declina precipitadamente na Península de ChultChultan Peninsula.

Acontecimento Referente: a Chult

-3.495 CV

Nascimento de Congenio Ioun, o primeiro grande arcanista de Netheril e o criador da Pedra IônicaIoun’s Stone.

Acontecimento Referente: a Netheril

-3.462 CV

Congenio Ioun, com a idade de 33 anos, cria seu primeiro item mágico, os seixos de CongenioCongenio’s pebbles (mais tarde conhecidos como Pedras IônicaIoun’s Stones). Durante sua vida, ele cria mais de 30 tipos diferentes de Pedras IônicasIoun’s Stones.

Acontecimento Referente: a Netheril

-3.458 CV

Os Netherese descobrem os anões do escudo de Delzoun. A importância de OrlanorteNorthreach aumenta à medida que a cidade começa a servir como um porto de destaque crescente, permitindo o comércio entre Delzoun e Netheril.

Acontecimento Referente: a Netheril, aos Anões

-3.419 CV até -3.416 CV

Os Netherese se aproximam dos Anões de Delzoun em Ascore para estabelecer um comércio. Depois de três anos de deliberação, uma rota comercial conhecida como EstradabaixaLowroad conectava as seções mais seguras e mais fortemente patrulhadas do SubterrâneoUnderdark, ligando Delzoun ás cidades Netherese, é estabelecida.

Acontecimento Referente: a Netheril, aos Anões, a Fronteira SelvagemSavage Frontier

Cerca de -3.400 CV

Hobgoblins e um grande número de Anões escravizados constroem uma estátua gigantesca para Nomog-Geaya, a divindade patrona dos Hobgoblins. Ao longo dos próximos séculos, o Desfiladeiro de Nomog-GeayaGorge of Nomog-Geaya, o GuerreiroWarrior, se torna um lugar de encontro para pelo menos três tribos de hobgoblins crescentes em força, apesar dos esforços dos Anões de Shanatar.

Acontecimento Referente: aos Anões

-3.400 CV

Início do Nono Rysar da Floresta RystallRystall Wood.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-3.392 CV

Arcanistas Netherese invadem Thaeravel, a Terra das Torres de AlabastroLand of Alabaster Towers. No processo, eles arrancam muitas novas magias das mentes dos feiticeiros Thaeravelian.

O rei Horgar Sombraaço IIHorgar Steelshadow II proclama a fundação de ReinoprofundoDeepkingdom com Gracklstugh como seu trono real, reivindicando a soberania sobre todos os enclaves dos anões cinzentos ao norte das Terras de SharnSharnlands e a oeste dos Reinos SoterradosBuried Realms, abaixo do deserto que mais tarde viria a ser conhecido como Anauroch.

Acontecimento Referente: a Netheril

Voltar para a Parte 15

Seguir para a Parte 17


Referências

BAKER, R.; BONNY, E.; STOUT, T. Lost Empires of Faerûn. Wizards of the Coast, 2005.
BOYD, E. L. Drizzt Do’Urden’s Guide to the Underdark. TSR, Inc., 1999.
CORDELL, B. R.; KESTREL, G. F. M.; QUICK, J. Underdark. Wizards of the Coast, 2003.
GREENWOOD, E.; BOYD, E. L.; DRADER, D. Serpent Kingdoms. Wizards of the Coast, 2004.
GREENWOOD, E.; REYNOLDS, S. K.; WILLIAMS, S.; HEINSOO, R. Forgotten Realms: Os Reinos Esquecidos. Devir, 2002.
SCHEND, S. E.; MELKA, K. Cormanthyr: Empire of the Elves. TSR, Inc., 1998.
SLADE; BUTLER, J. Netheril: Empire of Magic. TSR, Inc., 1996.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s