Waterdeep (aventura)

Aventura - Waterdeep (capa)
Capa da aventura Waterdeep

Produto: Tantras – TSR9249 (FRE3)
Autor: Ed Greenwood
Arte de Capa: Clyde Caldwell
Arte Interna: Allen Nunis
Editora: TSR, Inc.
Tipo: Aventura
Ano nos Reinos: 1.358 CV
Lançamento: Setembro de 1989
Páginas: 48 (brochura), mais um mapa dobrável
Série: Série FRE
Antecedida por: Tantras

Waterdeep (ou Águas Profundas) é a terceira aventura da Série FRE, da série Avatar, que narra os acontecimentos do Tempo das PerturbaçõesTime of Troubles.

Em Waterdeep, os aventureiros devem encontrar a segunda Tábua do DestinoTablet of Fate na cidade de Águas ProfundasWaterdeep e, então, devolvê-la para a superdivindade Ao.

Eventos de Origem. A TSR produziu a série FRE, também conhecida como série Avatar, para complementar os romances da trilogia Avatar, com cada aventura correspondendo aos eventos de cada um dos romances, que também possuem os mesmos nomes das aventuras. A aventura Waterdeep encerra a trilogia, assim como seu romance par, Waterdeep (de 1989), escrito por Troy Denning.

Adeus aos Assassinos. Avatar foi desenvolvida em grande parte para produzir um evento que abalasse os Reinos, e que explicaria as mudanças da primeira para a segunda edição do AD&D. Entre outras coisas, foi necessária a remoção da classe assassino, algo que foi costurado na aventura através da morte do deus dos assassinos. Como a própria trilogia declara: “Bane, Bhaal e Myrkul se foram, junto com a classe inteira de personagens assassinos”.

Metáforas de Aventura. Waterdeep é uma aventura fortemente baseada encontros de evento, que cuidadosamente conduzem os jogadores ao longo das tramas dos romances da trilogia Avatar. Embora a figura central já esteja pré-determinada, os jogadores podem planejar sua jornada épica, engajarem-se em discussões com vários personagens e, obviamente, decidir o destino dos encontros individuais.

Ame-a ou Odeie-a. O estilo de aventura em linha reta era bastante comum na era da 2ª edição do AD&D (entre 1989 e 2000), algo que agora está muito fora de moda. Já que as aventuras de Avatar usavam o estilo das aventuras daquela época, alguns dos jogadores de hoje podem não gostar muito dela – embora outros possam apreciá-la pelo seu apelo épico dado os eventos que abalaram os Reinos.

Expandindo os Reinos. Embora o título da aventura seja Waterdeep (a cidade de Águas Profundas, em português), na verdade ela ilustra uma longa jornada, com Águas ProfundasWaterdeep sendo apenas cenário do último terço ou mais da aventura em si. Como tal, muitas das áreas dos Reinos são reveladas por Greenwood ao longo do curso da narrativa.

A maior parte de Waterdeep acontece em Cormyr – incluindo a cidade de Wheloon, o vilarejo de Estrela VespertinaEveningstar, o forte de Trombeta AltaHigh Horn e a Floresta do ReiKing’s Forest. Este foi um excelente material para um ano que havia focado produtos em Cormyr, tal como Shadowdale (de 1989), que havia sido situada em boa parte na cidade de Arabel, enquanto Curse of the Azure Bonds (de 1989) ocorria em partes na cidade de Tilverton. Estrela VespertinaEveningstar retornaria a foco alguns meses depois em uma matéria da revista Dragon nº 157 (de maio de 1990).

Após isso, Waterdeep segue para os Charcos ElevadosHigh Moor e então visita o Castelo Lança do DragãoDragonspear Castle, na Costa da EspadaSword Coast, antes de chegar propriamente em Águas ProfundasWaterdeep e lá receber sua atenção devida.

Além dos detalhes geográficos, Waterdeep também detalha as mudanças causadas pelo evento que abalou os Reinos. Bane, Bhaal e Myrkul são mortos (por enquanto), enquanto Meia-NoiteMidnight e Cyric ascendem como novas divindades. Há também várias mudanças geográficas em todos os locais da aventura. Por exemplo, parte do Vale das SombrasShadowdale e de Águas ProfundasWaterdeep são destruídas, enquanto a área ao norte de Tantras se torna uma região de magia morta. A ideia geral de áreas de “magia nula” e “magia selvagem” foi uma das maiores inovações que surgiram com o Tempo das PerturbaçõesTime of Troubles.

História Futura. Embora os acontecimentos de Avatar tenham tecnicamente se encerrado com a publicação da aventura Waterdeep e do romance homônimo, dois romances que vieram posteriormente seguiram os acontecimentos e destinos dos novos deuses. São eles Prince of Lies (de 1993), escrito por James Lowder, e Crucible: The Trial of Cyric the Mad (de 1998), escrito por Troy Denning, que abordavam o destino de Cyric. Posteriormente, Bhaal também tentou a própria ressurreição, conforme os eventos detalhados no jogo eletrônico Baldur’s Gate (de 1998).

No ano seguinte ao lançamento dos eventos de Avatar, a TSR publicaria outro evento que abalou os Reinos, o evento denominado Empires (de 1990), mas na ocasião eles decidiram conectar os romances e as aventuras resultantes de uma forma mais solta, tornando os eventos mais fáceis de serem coordenados. A primeira destas aventuras do evento Empires seria Storm Raiders (de 1990).

Informações na contracapa do produto:

O Deus do Assassinato está morto, destruído em seu ataque a Tantras, e Meia-NoiteMidnight e os personagens jogadores conseguiram recuperar a primeira Tábua do DestinoTablet of Fate – um dos pares dos misteriosos artefatos que devolverão os deuses à sua antiga glória e salvarão os Reinos da fúria das divindades caídas.

Mas a busca ainda não acabou! Para encontrar a outra Tábua do DestinoTablet of Fate, seus heróis devem atravessar Faerûn até Águas ProfundasWaterdeep, a Cidade dos EsplendoresCity of Splendors. Poré, tanto o antigo aliado de Meia-NoiteMidnight, Cyric, quanto Myrkul, o Senhor dos MortosLord of the Dead, querem as tábuas para seus próprios interesses sombrios, e não pararão por nada para capturar Meia-NoiteMidnight mesmo se isso significar a destruição dos Reinos!

Waterdeep é a terceira e última parte de uma série de aventuras para a 2ª edição de AD&D, mas também pode ser narrada sozinha. Situada no mais popular mundo de jogo, FORGOTTEN REALMS, esta aventura é baseada no terceiro romance da Trilogia AvatarAvatar Trilogy, Waterdeep, escrita por Richard Awlinson. Esta aventura é desenvolvida para quatro a seis personagens jogadores dos níveis 6 a 9.


Fontes

FR Wiki. http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Waterdeep_(adventure). (07/05/2018).
RPG.net. https://index.rpg.net/display-entry.phtml?mainid=2459. (07/05/2018).
DM’s Guild. http://www.dmsguild.com/product/16813/FRE3-Waterdeep-1e-2e?term=waterdeep&test_epoch=0&it=1. (07/05/2018)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s