Locais em Chult, Parte 9

por Augusto Ballalai e Daniel Bartolomei Vieira
Imagem de Destaque, “O Agitado Mercado de Porto Nyanzaru”, imagem da Wizards of the Coast

Penhascos da NévoaMistcliff


A costa oeste de Chult é dominada pela visão dos Penhascos da NévoaMistcliffs, um paredão de rocha vulcânica com 300 m de altura e cerca de 320 km de extensão. Por causa disso, o litoral não possui praias ou enseadas, apenas imensas rochas semi submersas onde enormes ondas quebram com violência. Os penhascos abrigam vários assentamentos de aarakocra, bem como diversos ninhos de pterodontes e quetzalcoatluses.

Poços de Lama de FlorrbMud Pits of Florrb


No centro da selva da ilha de Focinho de OmgarSnout of Omgar existem três poços de lama aquecidos por fonter termais. Os tortle da ilha gostam de se banhar e relaxar nas poças de lama, e uma trilha de terra batida por entre as árvores conecta os poços até o forte de Ahoyhoy.

Florrb, que dá nome aos poços, é o senhor do local. Um mephit da lama, ele possui um acordo com os tortle e permite que eles se banhem no local, sem pedir por nada. Outros visitantes, no entanto, devem pagar para ficarem ali.

Porto CastigliarPort Castigliar


Há mais de um século Porto CastigliarPort Castigliar era um porto movimentado, local de desembarque e embarque de exploradores e mercadorias. Hoje, o local carrega a palavra “porto” apenas no nome, sendo nada mais do que uma extensa praia com um armazém abandonado e várias cabanas em ruínas feitas de bambu e folhas de palmeira, além de um cemitério profanado coberto pela vegetação. Alguns anos atrás, um bando de mortos-vivos expulsou os moradores do local e carniçais escavaram as covas para sair. Nada de valor resta aqui.

Porto NyanzaruPort Nyanzaru


Localizada na extremidade sul da Baía de ChultBay of Chult, fica a única cidade de Chult a não estar em ruínas ou dominada por monstros: Porto NyanzaruPort Nyanzaru. A cidade é o bastião da civilização e do comércio nesta terra selvagem. O volume de negócio e de dinheiro circulando causariam inveja em qualquer comerciante bem-sucedido de Portal de BaldurBaldur’s Gate ou Águas ProfundasWaterdeep.

Durante muito tempo e até recentemente, Porto NyanzaruPort Nyanzaru estava sob absoluto controle da nação de Amn. Entretanto, há cerca de nove anos atrás, Amn foi obrigada a recuar em sua administração da cidade em prol de um rico e poderoso consórcio de comerciantes Chultanos que recebem suporte da Sociedade YtepkaYtepka Society. Caso não tivessem aberto mão desse monopólio, eles teriam arriscado um conflito sangrento que no fim acabaria com a cidade sendo tomada da mesma forma.

Assim, sete comerciantes Chultanos aumentaram tanto em poder que são considerados “príncipes mercantes”, e além de administrar a cidade também controlam praticamente todo o comércio que acontece ali e entre as nações que trocam com Chult.

Porto NyanzaruPort Nyanzaru é variada culturalmente, colorida, musical e aromática. Uma das maiores atrações da cidade são as corridas de dinossauros que ocorrem todas as dezenas, com apostas movimentando grandes quantidades de dinheiro dos nativos e dos visitantes. Também são atrativos os grandes bazares de mercadorias, as gloriosas mansões dos príncipes mercantes, além de templos, circos e disputas de gladiadores.

Nem por isso Porto NyanzaruPort Nyanzaru está livre dos perigos. Ela está cercada por um lado pela floresta cheia de répteis ferozes e por mortos-vivos. Pelo outro lado, há o mar, com seus próprios perigos, como a presença de uma tartaruga dragão e dos constantes piratas.

Para a proteção, a cidade é murada, e o distritos mais ricos, por sua vez, também são murados. Tais muros são estruturas imponentes de pedra, e como muitas outras estruturas em Porto NyanzaruPort Nyanzaru, são decoradas com pinturas coloridas, desenhos geométricos, animais e diversos símbolos místicos. Como é uma cidade costeira, é delineada por quatro colinas que margeiam a costa. Tais colinas são cjamadas Colina do TemploTemple Hill, Colina do TronoThrone Hill, Monte SibasaMount Sibasa e Colina YkwaziYklwazi Hill.

Além das colinas que delimitam a cidade geograficamente, Porto NyanzaruPort Nyanzaru também é dividida em distritos. São eles a Cidade VelhaOld City, o Distrito dos MercadoresMerchants’ Ward, o Distrito do PortoHarbor Ward, o Distrito do MercadoMarket Ward, a Goela de MalarMalar’s Throat e o Ancoradouro TirykiTiryki Anchorage.

Rio Olung


A  principal característica do Rio Olung são suas cataratas logo após o Lago Luo, que esfriam as águas quentes do lago conforme descem e correm em direção à Enseada de KitcherKitcher’s Inlet. Os guias e exploradores consideram o rio uma importante divisa: a leste ficam as selvas “comuns”, a oeste as selvas infestadas por mortos-vivos. É exatamente por este motivo que muitos exploradores preferem iniciar seus trabalhos pela Baía SeguraRefuge Bay. A antiga cidade de Mezro fica em sua foz.


Referências

PERKINS, C.; DOYLE, W.; WINTER, S. Tomb of Annihilation. Wizards of the Coast, 2017.
PERKINS, C. The Tortle Package: Tomb of Annihilation Supplement. Wizards of the Coast, 2017.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s