Grande Cronologia dos Reinos – Parte 14

Por Daniel Bartolomei Vieira
Imagem de Topo, “Drizzt e Gwenhyvar”, por Todd Lockwood

-4.400 CV

Início do Oitavo Rysar da Floresta RystallRystall Wood e do Sexto Rysar de Jhyrennstar com a ascensão da maga Enajharas e do profeta de Labelas Enoreth, Oacenth, respectivamente. Um chamado às armas é ordenado contra seu inimigo agora revelado, os Drow.

Acontecimento Referente: aos Elfos


O arqueiro-guarda Shevarash, em uma oração para Corellon, permeada de raiva, promete tornar-se a mão dos Seldarine contra os Drow para executar a vingança pela perda de sua família durante O Massacre da Corte NegraDark Court Slaughter. O Arqueiro NegroBlack Archer nunca mais sorriu novamente, e tentou matar Lolth e todos os seus seguidores.

Acontecimento Referente: aos Elfos

O Período Shartra de Imaskar

-4.370 CV até -3.920 CV

Uma praga devastadora começou a assolar a Baixa ImaskarLower Imaskar subitamente, iniciando o período Shartra (que significa “escuridão” em Imaskari). Cidadãos enfermos se reúnem em templos por todo o império, mas seus sacerdotes não conseguem curar a peste. Ainda mais misterioso, uma praga mata a maioria das plantações do império, trazendo fome para os poucos que haviam sobrevivido à peste.

O impacto, desta que foi chamada de Morte SilenciosaSilent Death, foi catastrófico – mesmo nas áreas mais levemente afetadas, quinze a vinte por cento da população morreu. Empobrecida e isolada, a Baixa ImaskarLower Imaskar sobrevive a década seguinte apenas por causa da fraqueza e infortúnio de seus inimigos. Em sua amargura, seu povo se voltou contra seus deuses, e a maioria dos sacerdotes são mortos ou conduzidos para o exílio. Embora a Morte SilenciosaSilent Death tenha se espalhado para o norte, na região conhecida hoje como Vastidões IntermináveisEndless Waste, a Alta ImaskarUpper Imaskar permanece segura e intocada.

Acontecimento Referente: ao Deserto de RaurinRaurin Desert

Cerca de -4.370 CV

Com sua população devastada pela peste e fome, e desesperado para reconstruir seu império, o Lorde ArtíficeLord Artificer Khotan encomenda a construção de dois novos Pináculos BukharaBukhara Spires (os portais Imaskari) para outro mundo onde a população não conhece a Arte.

Acontecimento Referente: ao Deserto de RaurinRaurin Desert

-4.366 CV

Artífices Imaskari abrem portais gêmeos para outro mundo e sequestram magicamente milhares de Humanos para servir como escravos. Os artífices, então, erguem uma barreira planar para evitar o contato entre os escravos e suas divindades. Com o tempo, os escravos se casam com os Imaskari, e seus descendentes se tornam uma raça de seu próprio direito, que hoje são chamados de Mulan.

Acontecimento Referente: ao Deserto de RaurinRaurin Desert

Cerca de -4.300 CV

Fim da Guerra das Sete CidadelasSeven Citadel’s War

A Guerra das Sete CidadelasSeven Citadel’s War termina (devido à magia superior e aos Elfos cavaleiros de dragãodragonriders de Sharrven e Eaerlann), e Eaerlann forçosamente anexa Siluvanede ao seu território. Ao descobrir o engano dos Fey’ri, Altos MagosHigh Mages Siluvanedenn imaculados colocam a cidade de Myth Adofhaer em êstase mágica e efetivamente fugindo para o futuro distante para escapar da associação com as casas Fey’ri. A maioria dos sobreviventes guerreiros Fey’ri são aprisionados em Nar Kerymhoarth, a Masmorra InominávelNameless Dungeon, mas alguns evitam serem capturados e, eventualmente, dão origem a casas élficas de longa vida com sangue de demônios, ocultando sua natureza com sucesso.

Acontecimento Referente: aos Elfos, a Fronteira SelvagemSavage Frontier, a Floresta AltaHigh Forest


Fundação do reino de Thaervel, a Terra das Torres de AlabastroLand of Alabaster Towers, com sua capital em Rasilith (onde hoje fica o deserto de Anauroch).

Acontecimento Referente: ao Anauroch

-4.230 CV

Mirrindith, a Última, torna-se a Décima Segunda Cidade da EspadaCity of the Sword em Jhaamdath.

Acontecimento Referente: a Orla de VilhonVilhon Reach

-4.200 CV

O impressionável Coronal Enajharas isola a Floresta RystallRystall Wood de todos os negócios com Arcorar, pois seus nobres afirmam que conspirações contra eles giram entre os elfos de Jhyrennstar.

Acontecimento Referente: aos Elfos

Cerca de -4.160 CV

O reino de anões do escudo de Ammarindar é estabelecido abaixo das Montanhas do Pico CinzentoGreypeak Mountains.

Acontecimento Referente: aos Anões, a Fronteira SelvagemSavage Frontier, a Floresta AltaHigh Forest, ao NortescuroNorthdark

-4.160 CV

Queda do reino anão de Besilmer perante ataques de humanoides e Gigantes. Os Anões sobreviventes fogem para o sul para formar o reino anão de Dardath, abaixo das Colinas da TrombetaHorn Hills.

Acontecimento Referente: aos Anões, a Fronteira SelvagemSavage Frontier

-4.070 CV

Shevarash, o Arqueiro NegroBlack Archer, morre, mas ascende para se tornar o Caçador NoturnoNight Hunter e Arauto da FlechaArrow Bringer. Este elfo verde semideus dos Seldarine ainda é um caçador e vingativo destruidor dos Drow, mas agora caça Lolth e Vhaeraun diretamente (embora não considere Eilestraee e seus adoradores entre suas presas).

Acontecimento Referente: aos Elfos

Cerca de -4.000 CV

Os Duergar rebelam-se contra os seus mestres Illithid e eventualmente libertam-se do domínio dos devoradores de mente. Estes recém libertados anões cinzentos levam adiante suas próprias explorações no norte do SubterrâneoUnderdark, abaixo das Montanhas OrsraunOrsraun Mountains e em cavernas isoladas profundamente abaixo da Grande GeleiraGreat Glacier.

Acontecimento Referente: aos Duergars, ao SubterrâneoUnderdark

-4.000 CV

O Coronal Oacenth de Jhyrennstar adoece, levando à forja de três Lâminas ÉlficasElfblades e à criação dos JulgamentosRuling Trials. O Coronal Kahvoerm Irithyl torna-se o governante de Semberholme, Jhyrennstar e da Côrte ÉlficaElven Court, todos os quais são agora conhecidos como Cormanthyr.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-3.983 CV

Kahvoerm Irithyl é conduzido por uma visão até uma colina em uma clareira em direção à fronteira setentrional do antigo reino de Jhyrennstar. Lá ele finca a Lâmina da CoroaCrownblade, convocando a Torre RegenteRule Tower, o primeiro e mais alto dos pináculos do Castelo CormanthorCastle Cormanthor, fundando a cidade que viria a ser conhecida como Myth Drannor.

Acontecimento Referente: a Orla de VilhonVilhon Reach

O Último Período de Imaskar

-3.920 CV até -2.488 CV

A reunificação da Baixo e Alta ImaskarLow and Upper Imaskar sob o pulso firme do Lorde ArtíficeLord Artificer Omanond, e a restauração de Inupras como a capital única de Imaskar marcou o início deste período.

É durante este período que os arquimagos Madryoch e Hilather sobem ao poder. Três milênios antes dos Netherese descobrirem o Plano das SombrasPlane of Shadow (também conhecido como Pendor das SombrasShadowfell), Madryoch, a Chama de ÉbanoEbon Flame, estava ocupado catalogando seus segredos sombrios. Foi lá que Madryoch criou a Pedra de SombraShadow Stone e pôs em ação o seu plano para derrubar Omanond e tomar o controle de Imaskar. Felizmente para o império, o jovem prodígio Hilather confrontou Madryoch na fortaleza fronteiriça de Metos e, finalmente, aprisionou o senhor das sombras no Plano do AprisionamentoPlane of Imprisonment.

Acontecimento Referente: ao Deserto de RaurinRaurin Desert

-3.917 CV

A cidade drow de Menzoberranzan é fundada por Menzoberra, o ÓrfãoKinless.

Acontecimento Referente: aos Drow, ao SubterrâneoUnderdark

Cerca de -3.900 CV

O reino anão de Delzoun, conhecido como o NortereinoNorthkingdom, é estabelecido abaixo da região que hoje é conhecida como Fronteiras PrateadasSilver Marches.

Acontecimento Referente: aos Anões, a Fronteira SelvagemSavage Frontier, a Floresta AltaHigh Forest, ao NortescuroNorthdark

-3.891 CV

O Lorde ArtíficeLord Artificer Omanond ordena a criação dos sete Imaskarcana, grandes artefatos em que a imensa sabedoria mágica do império é gravada por toda a eternidade.

Acontecimento Referente: ao Deserto de RaurinRaurin Desert

-3.889 CV

Nascimento de Nether, o AnciãoElder, o fundador da futura Netheril.

Acontecimento Referente: a Netheril

-3.869 CV

O carismático sacerdote de Tyche (a deusa a que deu origem a Tymora e Beshaba) de 20 anos de idade, Nether, o AnciãoElder, ascende para governar a aldeia pesqueira de Gers no norte de Faerûn. Ele eventualmente visita as outras aldeias vizinhas e convence seus líderes a se unirem sob sua liderança.

Uma vez que Nether havia possuído o verdadeiro poder, as profundezas de sua ganância e ambição se tornam claras. Em vez de procurar governar as aldeias de uma forma justa e correta, e de protegê-las de monstros saqueadores, Nether prefere em vez disso priorizar a pilhagem de recursos. Ele ordena que todos os tesouros das aldeias sejam armazenados em Gers, reúne as milícias em um único exército sob sua liderança e, então, estabelece-se como o ditador de Netheril.

Acontecimento Referente: a Netheril

Voltar para a Parte 13


Referências

BAKER, R.; BONNY, E.; STOUT, T. Lost Empires of Faerûn. Wizards of the Coast, 2005.
BOYD, E. L. Drizzt Do’Urden’s Guide to the Underdark. TSR, Inc., 1999.
BOYD, L. B.; FORBECK, M. JACOBS, J. Races of Faerûn. Wizards of the Coast, 2003.
GREENWOOD, E.; REYNOLDS, S. K.; WILLIAMS, S.; HEINSOO, R. Forgotten Realms: Os Reinos Esquecidos. Devir, 2002.
SCHEND, S. E.; MELKA, K. Cormanthyr: Empire of the Elves. TSR, Inc., 1998.
SLADE; BUTLER, J. Netheril: Empire of Magic. TSR, Inc., 1996.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s