Tantras (aventura)

Aventura - Tantras (capa)
Capa da aventura Tantras

Produto: Tantras – TSR9248 (FRE2)
Autor: Ed Greenwood
Arte de Capa: Clyde Caldwell
Arte Interna: Karl Waller
Editora: TSR, Inc.
Tipo: Aventura
Ano nos Reinos: 1.358 CV
Lançamento: Junho de 1989
Páginas: 48 (brochura), mais um mapa dobrável
Série: Série FRE
Antecedida por: Shadowdale

Tantras é a segunda aventura da Série FRE, da série Avatar, que narra os acontecimentos do Tempo das PerturbaçõesTime of Troubles.

Em Tantras, após serem acusados da morte do mago Elminster, os aventureiros devem fugir para a cidade de Tantras.

Sobre a Capa. A capa mostra Mourngrym do Vale das SombrasShadowdale sentado julgando os personagens jogadores, ilustrado por Clyde Caldwell. Infelizmente, a capa foi criada muito antes do módulo ser escrito, e na época ninguém sabia quem estaria presidindo o julgamento dos personagens. O resultado disso é que essa não é uma boa ilustração dos eventos, já que Mounrgrym nã odeveria ser um cultista ameaçador cercado por garotas escravas.

Outra curiosidade é que o modelo para esta versão de Mourngrym provavelmente foi o artista da TSR David LaForce, também conhecido como Diesel, um recorrente cartógrafo da editora.

Eventos de Origem. “Tantras” dá continuidade aos eventos da trilogia Avatar, que mostra o desenrolar do Tempo das PerturbaçõesTime of Troubles, quando os deuses desceram até os Reinos e andavam sobre a terra na forma de avatares mortais. Esta aventura é paralela ao segundo romance da trilogia, Tantras (de 1989). Infelizmente, houveram alguns problemas com o romance, já que o autor original foi substituído tardiamente no processo de escrita, e então Scott Ciencin e James Lowder assumiram. Eles reviram a trama do romance, e então Ciencin o reescreveu e Lowder o revisou. Por causa disso, Greenwood, que estava escrevendo a aventura, só ficou sabendo das mudanças na história tardiamente.

Outra mudança também ocorreu tardiamente no processo, já que o romance alterou seu local original de acontecimento da cidade de Ravina do CorvoRaven’s Bluff para a cidade de Tantras, já que a RPGA usaria a primeira para sua campanha da Living City.

Posteriormente, eventos como o de Empires (de 1990) diferenciaram mais seus romances das aventuras. Isso provavelmente aconteceu, em parte, para dar aos jogadores mais livre arbítrio nas decisões, mas também solucionou os problemas de uma coordenação mais afinada.

Metáforas de Aventura. Tantras é uma das aventuras com mais tramas de todo o catálogo da TSR, sem encontros aleatórios e muito pouca oportunidade para os jogadores fazerem suas próprias escolhas. Em vez disso, ela é inteiramente composta de eventos trama, com uma pequena exploração de masmorra dentro de um evento curto. Eventos externos são até mesmo descritos enquanto acontecem em outro lugar. Isto acabou definindo como as aventuras de AD&D seriam escritas.

Expandindo os Reinos. Apesar do seu nome, cerca de metade dos acontecimentos de Tantras ocorrem nas Terras dos ValesDalelands, mais especificamente no Vale das SombrasShadowdale, ao longo do rio Ashaba, no Vale da NévoaMistledale e no Vale da CicatrizScardale. Isso continuou a expansão das Terras dos ValesDalelands como um local de aventuras, algo que já havia se iniciado em Curse of the Azure Bonds e Shadowdale (ambas de 1989).

A homônima cidade de Tantras era um novo local, encontrada do outro lago da Orla do DragãoDragon Reach, a partir do Vale da CicatrizScardale. Esta era outra parte dos Reinos que logo entraria em uma rápida expansão assim que Gateway to Raven’s Bluff, The Living City (mais adiante em 1989) fosse lançada detalhando essa cidade próxima a Tantras, que quase foi cenários desta aventura e do romance.

Curiosamente, Greenwood usou pela primeira vez o nome Tantras em um estudioso interessado em coisas vagamente repulsivas no artigo The Ecology of the Rot Grub, na revista Dragon nº 122 (de junho de 1987).

História Futura. O evento Avatar seria concluído na aventura Waterdeep (de 1989).

Informações na contracapa do produto:

Elminster foi assassinado.

E para piorar mais ainda as coisas, os personagens jogadores que ajudaram a salvar o Vale das SombrasShadowdale dos exércitos do Forte ZhentilZhentil Keep foram sentenciados à morte por terem matado o velho mago. Eles são inocentes, obviamente, mas nestes tempos conturbados nos Reinos, a verdade e a justiça não são sempre considerados. Aprisionados na Torre de AshabaTower of Ashaba, os heróis devem escapar se quiserem sobreviver.

Mais tarde, quando os heróis começam sua busca pelas misteriosas Tábuas do DestinoTablets of Fate – poderosos artefatos roubados do próprio senhor de todos os deuses – eles de deparam com um perigo ainda maior: Bane, o Deus do Conflito, e seu aliado, o Deus da Morte, colocaram em ação uma trama para capturar os heróis e seus companheiros. Eles devem encarar assassinos mortais, monstros saídos dos pesadelos e violentas tempestades enquanto cruzam as Terras dos ValesDalelands. E a pior ameaça de todas é uma inesperada; o homem que ajudou os heróis antes agora se juntou a Bane e às forças do Forte ZhentilZhentil Keep.

Tantras é a segunda parte de uma série de três aventuras para o jogo de interpretação de AD&D 2ª edição, mas também pode ser jogada de forma independente. Situada no popular mundo de jogo de Forgotten Realms, esta aventura é baseada no romance de Richard Awlinson, Tantras, o segundo da trilogia Avatar.

Esta aventura é desenvolvida para quatro a seis personagens jogadores de 6ª a 9ª níveis.


Fontes

FR Wiki. http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Tantras_(adventure). (25/03/2018).
RPG.net.  https://index.rpg.net/display-entry.phtml?mainid=2458. (25/03/2018).
DM’s Guild. http://www.dmsguild.com/product/16812/FRE2-Tantras-1e-2e?term=tantras&test_epoch=0&it=1. (25/03/2018)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s