Grupos de Poder nas Moonshae

por Daniel Bartolomei Vieira
Arte de Destaque, “As Moonshae”, arte por Greg e Tim Hildebrandt

A própria geografia das Ilhas MoonshaeMoonshae Isles força qualquer um que ouse ganhar domínio sobre a região ter que enfrentar vários obstáculos. Obviamente, o inconveniente mais significante aos pretensos regentes é o arquipélago em si. Os diversos estreitos, canais e mares que separam as ilhas Moonshae umas das outras tornam a unificação delas somente mais difícil. Conquistar as diversas áreas requer a habilidade tática de deslocar forças rapidamente através destas águas perigosas. No momento, nenhum indivíduo ou grupo de poder possui os requisitos necessários para fazer isso, o que deixa muitas forças antagonistas competido por influência e poder para aumentar seu domínio sobre as terras e mares das Ilhas MoonshaeMoonshae Isles.

Alto Rei Derid e a Casa Kendrick

A população humana das Moonshae está dividida em dois grupos distintos, os NortenhosNorthlanders e o FpovoFfolk. Estes grupos se juntaram sob uma única bandeira há mais de um século atrás quando a Alta Rainha Alicia Kendrick os unificou. As forças combinadas dos NortenhosNorthlanders e do FpovoFfolk, que começaram a casar entre si e se mesclar tanto culturalmente quanto politicamente, ainda não conseguiu se estender por todas as ilhas. Eventos recentes, inclusive, arrancaram muito do poder de das posses da Casa Kendrick.

O atual rei é Derid Kendrick. Embora ele governe sobre o que é, sem dúvida, o domínio mais extenso das Moonshae, as posses de sua família têm sido reduzidas ao reino de Alaron – e restrita somente a uma parte da ilha que ainda é controlada pelas forças de Derid. O Alto Rei Derid comanda as forças do FpovoFfolk e muitos NortenhosNorthlanders leais a ele. Com isso, ele tem planejado recuperar boa parte da glória e do prestígio de sua família. Entretanto, tais planos poderiam significar um grande sacrifício, algo que poderia levar a um conflito armado contra outros grupos de poder que atualmente se espalham pelas Moonshae.

Senhora Erliza Daressin

Entre os muitos dos inimigos e percalços da Casa Kendrick, o mais irritante é a intrusão dos interesses Amnianos nas Moonshae. Na verdade, a ilha de Neve BaixaSnowdown foi conquistada pelas forças leais a Amn. A Senhora Erliza Daressin, Vice-rainha de Caer Westphal, governas os habitantes de Neve BaixaSnowdown em nome da nação de Amn. Seus cofres são sempre cheios pelos comerciantes que recolhem as recompensas da devastação trazida pelos trabalhadores que estão esgotando os recursos naturais das Ilhas MoonshaeMoonshae Isles.

Desconhecido de todos é que a Senhora Erliza é uma vampira, um segredo compartilhado apenas entre seus mais fiéis conselheiros e servos. Entretanto, algumas pessoas que lutaram contra ela também descobriram este segredo sobre sua real natureza, e agora tentam usar este conhecimento para trazer um fim a ela e à ocupação de Amn a Neve BaixaSnowdown. O que os amigos e inimigos da Senhora Erliza não sabem é que os planos e ambições dela vão além de seu papel na conquista de Neve BaixaSnowdown. Secretamente, a Senhora Erliza voltou seus olhares sombrios na direção de Sarifal, na ilha de Gwynneth.

Quando Erliza tornou-se vampira em Amn, ela teve a visão de renascer como uma rainha da Agrestia das FadasFeywild. Através de uma pesquisa cuidadosa e ao questionar grandes estudiosos que ela conseguiu localizar e sugar o sangue, Erliza que o ponto de entrada para seu destino na Agrestia das FadasFeywild deveria ser a cidade de Karador. Infelizmente para ela, na época a cidade ainda estava submersa abaixo da superfície de Myrloch, na ilha de Gwynneth. Quando a cidade reemergiu, ela tratou a ocasião como uma grande benção. Entretanto, o poder das fadas que habitavam lá tornaram impossível que Erliza entrasse na cidade sem ser desafiada. Ela espera que possa voltar o foco de Amn na direção de Gwynneth para lhe facilitar o acesso até a cidade. Ela também pode estar procurando coordenar ataques com as forças da Rainha Connomae, dos fomorians, ou com a bruxa Urphania.

A Donzela TempestadeStorm Maiden

Outra força prejudicando o poder do Alto Rei é a ascensão de uma NortenhaNorthlander chamada Donzela TempestadeStorm Maiden. Criada na ilha de Norland, essa humana foi encontrada quando bebê por um pescador, abandonada nas praias da ilha, posteriormente recebendo o nome de Hergatha. Ela foi criada por um casal sem filhos, e com dezesseis anos ela já era uma espadachim incomparável e uma líder tática. Desde cedo ela já mostrava sinais de ser tocada pelos deuses, e ao atingir a maioridade ela clamou ser o espírito reencarnado de Viledel, um antigo guerreiro NortenhoNorthlander, um líder que ostentou o título de Rei do MarSea King. Embora a história dela não fosse verdadeira, ela acredita piamente que sim – e realizou feitos tão incríveis que ninguém ousa questioná-la. Um número cada vez maior de comunidades de NortenhosNorthlanders tem jurado fidelidade a ela, na esperança de reclamar sua antiga herança de mestres dos mares.

A verdade por trás de Hergatha não é conhecida por ninguém, exceto os próprios deuses. Sua mãe era uma jovem de Ruathym, deixada para trás por um bárbaro que saiu para saquear e acabou morrendo no mar. Grávida e com ninguém mais para protegê-la, a jovem vagou para longe de sua aldeia. Perdida e confusa no meio de uma tempestade, ela encontrou abrigo sob os galhos de uma árvore conhecida como Filha de YggdrasilYggdrasil’s Child, na clareira de uma floresta. A criança nasceu lá e a mãe – tanto feliz pelo nascimento da filha quanto perturbada pela perspectiva de ser uma mãe solteira e por ter uma filha sem pai dentro de sua sociedade – sentiu a necessidade de entalhar o verdadeiro nome de sua filha na árvore com a mesma adaga que usou para cortar o cordão umbilical. Enquanto fazia isso, implorou a Tempus que ele cuidasse de sua filha e desse a ela a força para sobreviver. Tempus ouviu o chamado da desesperada mãe, mas Umberlee também, cuja tempestade assolava a ilha naquele exato momento.

Assim, os dois deuses abençoaram a criança. Tempus deu a Hergatha força e habilidade em combate, enquanto Umberlee deu a ela uma incomparável força de personalidade e a vontade de ver seus inimigos em sofrimento. Umberlee também deu para a garota tanto uma benção quanto uma maldição. Ela nunca poderia se afogar, ainda que desejasse ver o mundo todo morrer sob as ondas dos oceanos. Para selar o pacto, a mãe de Hergatha morreu com um raio que a atingiu, e Umberlee carregou a criança até as praias de Norland.

Hergatha, ao adotar para si o nome de Donzela TempestadeStorm Maiden, luta contra os poderes e compulsões dados a ela por estes dois deuses. Até agora ela conseguiu controlar as tendências homicidas dadas a ela por Umberlee, mas conforme lidera seus seguidores sobre as ondas, uma parte de si anseia por afundar as galeras de sua frota e observar suas próprias tropas afogarem.

Alta Senhora Ordalf

A força mais influente nas Moonshaes no momento é a corte da Alta Senhora Ordalf, uma rainha fada que reestabeleceu o reino de Sarifal na ilha de Gwynneth. Ordalf e sua corte controlam um poderio mágico que rivaliza com o dos exarcas.

Em uma época há muito tempo atrás, a Alta Senhora Ordalf ouviu uma profecia. Um sátiro vidente lhe disse que ela morreria somente no reino mortal, porém sua morte deveria salvar dois mundos de uma devastadora doença que seria espalhada por um senhor das bestas. Quando ouviu a profecia, ela transferiu Sarifal da Agrestia das FadasFeywild. Então, pouco mais de um século atrás, ela conduziu seu antigo reino na Agrestia das FadasFeywild através da divisão dos planos de existência, colocando-o na ilha de Gwynneth, de onde sua capital, a cidade de Karador, ergueu-se das profundezas do lago Myrloch. A Alta Senhora Ordalf sentiu no seu âmago que sua morte, prevista na visão do sátiro, era tão eminente quanto necessária.

Ordalf e seus seguidores derrotaram as forças do Alto Rei, e ela expandiu seu reino para abranger toda a ilha de Gwynneth, deixando o lar ancestral da família Kendrick, a cidade de Caer Corwell, em ruínas. Muitos residentes das Moonshae temiam que ela continuasse a expansão para mais além, mas as fronteiras de Sarifal pararam na costa de Gwynneth.

Embora os moradores de Sarifal possam deixar a ilha e explorar, a Alta Senhora Ordalf mantém a maioria de seus servos e todas as suas tropas prontas para lutar contra a forças das fadas unseelie localizadas na Cidadela Umbra. Representantes do Alto Rei Derid, da Senhora Erliza e da Donzela TempestadeStorm Maiden têm pedido uma audiência com ela. A maioria deles fazem uma abordagem educada e respeitosa, mas são continuamente recusados e escoltados de volta para seus navios.

A Tribo do Sangue NegroBlack Blood Tribe

Embora este não seja um grupo de poder tão poderosos e organizado como os outros, esta é uma força que exerce uma grande e influente força destrutiva na região das Moonshae. A Tribo do Sangue NegroBlack Blood Tribe é um grupo de licantropos adoradores de Malar que ocupa a ilha de Moray. Este grupo é composto de licantropos nascidos em Faerûn e também por licantropos que vieram da região do Vale da Pedra QuebradaBrokenstone Vale na Agrestia das FadasFeywild, um reino de pesadelo infestado dessas criaturas amaldiçoadas. Os Sangue NegroBlack Blood atacam quaisquer comunidades civilizadas ou grupos que residem na ilha, e executam terríveis rituais destinados a trazer servos divinos de Malar até as Moonshaes para liderá-los. Quando os Sangue NegroBlack Blood forem bem-sucedidos em seus objetivos nefastos, eles planejam voltar sua sede e fúria bestiais contra as outras ilhas civilizadas.

Gigantes de Oman

Um contingente de gigates, incluindo seguidores fomorian da Rainha Connomae de Vor Thomil, cruzaram as fronteiras dos planos de existência, vindos da Agrestia das FadasFeywild e acabaram por fazer morada na ilha chamada Oman, outrora controlada por NortenhosNorthlanders. Estes gigantes trabalham para a extensão do poder de sua rainha para outros locais, mas até agora as águas que cercam seu lar têm servido como uma barreira impenetrável para seu intento. A presença deles impede que Oman possa ser habitada por qualquer outra raça, e se eles descobrirem meios para deixar a ilha de maneira segura, certamente eles poderiam espalhar devastação em uma medida de grandes e terríveis proporções.

Na Agrestia das FadasFeywild, a Rainha Connomae tinha uma aliança com os licantropos do Vale da Pedra QuebradaBrokenstone Vale. É provável que esta aliança tenha sido carregada através dos planos até as Moonshaes, o que tornaria esta força combinada uma das ameaças mais perigosas, obviamente muito mais do que qualquer uma delas em separado.


Fonte

MERWIN, S. Backdrop: Moonshae Isles. Dungeon 196. Wizards of the Coast, 2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s