Shadowdale (romance)

Romance - Shadowdale_original (capa)
Capa original do romance Shadowdale

Produto: Shadowdale – 8472 (original); 964480000 (reimpressão)
Autor: Richard Awlinson (Scott Ciencin)
Arte de Capa: Jeff Easley (original); Brom (reimpressão)
Editora: TSR, Inc. (original); Wizards of the Coast (reimpressões)
Tipo: Romance
Ano nos Reinos: 1.358 CV
Lançamento: Abril de 1989 (original); Maio de 2003 (reimpressão)
Páginas: 335 (original); 352 (reimpressão)
Série: Avatar Series
Seguida por: Tantras

Shadowdale (ou Vale da Sombra) é o primeiro volume da Avatar Trilogy (ou Trilogia Avatar), situado no cenário de campanha mais popular de AD&D, Forgotten Realms. A trilogia ficou conhecida por introduzir o evento Tempo das PerturbaçõesTime of Troubles, um período nos Reinos em que os deuses foram banidos de suas moradas nos Planos ExternosOuter Planes até Faerûn, o que acabou causando extensas perturbações mágicas que alteraram algumas premissas básicas do cenário que haviam sido estabelecidas desde sua publicação. Tais mudanças drásticas no cenário tinham a intenção de fornecer uma explicação dentro do jogo para as mudanças de regras entre a primeira e a segunda edições de AD&D.

Romance - Shadowdale_reimpressão (capa)
Capa da reimpressão do romance Shadowdale

A série Avatar introduziu os conceitos de zonas de “magia selvagemwild magic” e das zonas de “magia mortadead magic”, além do conceito de “super divindade” ou “divindade suprema”, ou seja, um ser responsável pelo comportamento comum das divindades em geral e com a capacidade de puní-los. Nesse caso, Ao. Na ocasião, houve a morte de muitos deuses, a ascensão de diversos mortais à divindade e a aparição de diversas personalidades dos Reinos.

Shadowdale tinha quatro protagonistas, cada um deles representando uma das quatro classes de personagem básicas: Meia-NoiteMidnight, a maga; Kelemvor Lyonsbane, o guerreiro; Cyric, o ladino; e Adon, o clérigo de Sune.

Na primeira parte do livro, os aventureiros Kelemvor, Meia-NoiteMidnight, Cyric e Adon são apresentados conforme se juntam em um grupo que sai para resgatar uma dama, que na verdade é a deusa Mystra, mantida cativa pelo avatar de Bane. Meia-NoiteMidnight recebe um símbolo do poder de Mystra durante a missão. Eventualmente, o grupo consegue ajudar a deusa, que derrota Bane. Mystra então tenta ascender novamente como deusa ao dar a Ao, a divindade suprema, os nomes daqueles que foram responsáveis pelo roubo das Tábuas do DestinoTablets of Fate, mas é destruída por Helm sob ordens de Ao, já que o super deus quer as famigeradas Tábuas de volta. Em seu último momento, a deusa implora que os aventureiros resgatem as Tábuas e peçam pela ajuda de Elminster em sua busca.

Na segunda parte do livro, os aventureiros encaram uma dura viagem até o Vale da SombraShadowdale, lar do sábio Elminster. Toda a terra é marcada e deformada pela violenta morte da deusa Mystra, tornando a viagem perigosa e mortal. O grupo consegue chegar ao Vale da SombraShadowdale graças ao poder de Mystra que foi garantido a Meia-NoiteMidnight. Durante a jornada, Meia-NoiteMidnight e Kelemvor acabam por construir um laço emocional entre si, enquanto Cyric começava a desenvolver seus próprios sentimentos em relação a ela. Nesse ínterim, a fé de Adon em Sune é devastado como consequência de um sério ferimento no rosto, o que lhe concede uma cicatriz desfigurante. Os aventureiros acabam por chegar ao Vale da SombraShadowdale pouco antes da batalha começar. Bane marcha em guerra contra o Vale da SombraShadowdale com dois objetivos em mente: destruição e evitar o envolvimento de Elminster. Felizmente a batalha é vencida e Bane aparentemente é destruído por uma aparição de Mystra, mas o próprio Elminster desaparece no meio da enorme energia gerada pelo evento. O livro termina com os aventureiros acusados da morte do Velho Sábio.

Uma curiosidade do livro é que ele foi creditado, em sua primeira edição (de 1989) ao escritor Richard Awlinson, que na verdade é um pseudônimo utilizado por dois autores diferentes ao longo da série Avatar. O verdadeiro nome do autor de Shadowdale é Scott Ciencin, que é creditado na reimpressão do livro em 2003.

Informações da contracapa do produto original de 1989:

“Quando os deuses são banidos dos céus, eles devem viajar até Faerûn disfarçados de mortais.

Quando quatro companheiros, os últimos sobreviventes da Companhia do LinceCompany of the Lynx, encontram-se na posse de um amuleto misterioso, eles devem escapar da morte nas mãos de Bane, o deus do assassinato.

Quando a própria magia sai de controle e torna-se selvagem, ninguém pode dizer que a mais inocente das magias não destruirá o mundo”.

 


Fontes

Forgotten Realms Wiki. http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Shadowdale_(novel). (16/03/2018).
RPG.net. https://index.rpg.net/display-entry.phtml?mainid=4045. (16/03/2018).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s