Grande Cronologia dos Reinos – Parte 11

Por Daniel Bartolomei Vieira
Imagem de Topo, “Drizzt e Gwenhyvar”, por Todd Lockwood

-5.980 CV

Manshaka é fundada ao longo da costa de Coramshan.

Acontecimento Referente: a Calimshan

Terceira Era de Shanatar

-5.960 CV

O Rei Adiir Velma da Casa Marcha-MachadoHouse Axemarch leva 5.000 Anões para as planícies do antigo Memnonnar (ao norte das Montanhas da MarchaMarching Mountains) como seus próprios e funda o reino da Alta ShanatarHigh Shanatar. Ao longo dos próximos séculos eles colonizam as terras que hoje são consideradas Tethyr.

Acontecimento Referente: aos Anões

-5.800 CV

A nação de Jhaamdath nasce quando assentamentos Humanos ao norte da Floresta ChondalChondalwood se unem sob a Dinastia DathDath Dynasty e seu maior guerreiro psíquico, Jhaam Dath. Jhaamdath eventualmente encontra Coramshan perto do Lago de VaporLake of Steam, e os dois impérios lutam durante séculos pelo controle desta área.

Acontecimento Referente: a Orla de VilhonVilhon Reach

-5.750 CV

Os líderes de Jhaamdath encontraram Naarkolyth, a Primeira Cidade da EspadaFirst City of the Sword.

Acontecimento Referente: a Orla de VilhonVilhon Reach

-5.730 CV

Graças ao grande psion místico Laszik MenteprataLaszik Silvermind, a divindade Auppenser entrega ao povo de Jhaamdath um planejamento para o crescimento e prosperidade do império. Jhaamdath rapidamente adota a primeira percepção divina de Auppenser, banindo a escravidão por toda a sua terra.

Acontecimento Referente: a Orla de VilhonVilhon Reach

-5.725 CV

Laszik constrói o primeiro udoxias, um poderoso artefato psíquico. Aos seres psíquicos em contato mental com o udoxias, é concedido o acesso a um de muitos poderes contidos lá dentro. O alcance do udoxias estende-se por quilômetros além de Naarkolyth, e muitos cidadãos de toda a região se reúnem na cidade para adquirir esta misteriosa magia mental.

Acontecimento Referente: a Orla de VilhonVilhon Reach

-5.710 CV

A aprendizagem sobre o psionismo cresce em Naarkolyth devido ao udoxias. Laszik funda a Udoclian, uma universidade que promove a Arte InvisívelInvisible Art dos psionicos.

Acontecimento Referente: a Orla de VilhonVilhon Reach

-5.700 CV

Contos sobre a Biblioteca de IntevarIntevar’s Librarium em Uvaeren espalhada-se por todas as terras élficas, uma vez que o local supostamente contém o conhecimento coletivo dos Elfos.

Acontecimento Referente: aos Elfos


Jhaamdath abandona sua oligarquia e adota um governo psiocráta.

Acontecimento Referente: a Orla de VilhonVilhon Reach

-5.690 CV

Um idoso Laszik MenteprataLaszik Silvermind desaparece misteriosamente e acredita-se que ele tenha ascendido para servir ao lado de Auppenser.

Acontecimento Referente: a Orla de VilhonVilhon Reach

Cerca de -5.660 CV

O ápice da civilização da Alta ShanatarHigh Shanatar.

Acontecimento Referente: aos Anões

-5.660 CV

A Biblioteca de IntevarIntevar’s Librarium e algumas fortalezas em Uvaeren são atacadas por gananciosos magos élficos que buscavam conhecimento de Alta MagiaHigh Magic, mas no fim não foram bem sucedidos. No entanto, Intevar morre devido a uma ferida envenenada, encerrando o Quinto Rysar. O mais novo coronal do Sexto Rysar é sua aprendiz e jovem esposa, a Senhora Mnuvae.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-5.642 CV

Djen se instalam na região de Calimshan.

Acontecimento Referente: a Calimshan

Cerca de -5.600 CV

Os Anões de Shanatar constroem o Machado e as Pontes EstelaresAxe and the Star Bridges onde hoje fica Amn.

Acontecimento Referente: aos Anões

-5.600 CV

Porrenath é fundada, tornando-se a Segunda Cidade da EspadaCity of the Sword em Jhaamdath.

Acontecimento Referente: a Orla de VilhonVilhon Reach

-5.590 CV

Esyae morre em um ritual de Alta MagiaHigh Magic que deu errado, e seu irmão mais novo Mhaenal torna-se o sexto coronal da Floresta RystallRystall Wood.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-5.500 CV

Jhouram a Cidade PortoPort City torna-se a Terceira Cidade da EspadaCity of the Sword. A primeira marinha Jhaamdathana é nomeada pela psiocracia regente.

Acontecimento Referente: a Orla de VilhonVilhon Reach

-5.425 CV

Gharrent e Golmuth são fundadas como a Quarta e Quinta Cidades da EspadaCities of the Sword de Jhaamdath.

Acontecimento Referente: a Orla de VilhonVilhon Reach

Cerca de -5.400 CV

Ruína de AmbrilAmbril’s Bane

Anões matam ladrões de tumbas Humanos nas encostas do Monte KellarakMount Kellarak, incluindo o herdeiro do trono de Coramshan. Este incidente leva os Anões a três milênios de guerra com os Humanos de Coramshan.

Acontecimento Referente: aos Anões, aos Humanos. a Calimshan

Guerras GigantesGiant Wars

-5.360 CV até -5.350 CV

Mais de cinco mil Gigantes de Nedeheim caem perante os Anões da Alta ShanatarHigh Shanatar sob a liderança de Karlyn da Casa Kuldevar. No rescaldo da guerra, mais da metade de toda a população de Gigantes ao sul dos Picos NebulososCloud Peaks é exterminada, e o reino de Gigantes de Nedeheim é reduzido a clans dispersos.

Acontecimento Referente: aos Anões, aos Gigantes, ao SubterrâneoUnderdark

-5.350 CV

Batalha do Vale de KarlynKarlyn’s Vale

Os Anões de Shanatar abatem as últimas grandes tribos de Gigantes no sul (incluindo o reino de Gigantes de Nedeheim). Posteriormente, uma monstruosa estátua de Karlyn, o líder dos anões, é construída ao longo de dois séculos para honrá-lo.

Acontecimento Referente: aos Anões, aos Gigantes, ao SubterrâneoUnderdark

Voltar para a Parte 10

Seguir para a Parte 12


Referências

BOYD, E. L. Drizzt Do’Urden’s Guide to the Underdark. TSR, Inc., 1999.
BOYD, L. B.; FORBECK, M. JACOBS, J. Races of Faerûn. Wizards of the Coast, 2003.
CORDELL, B. R.; KESTREL, G. F. M.; QUICK, J. Underdark. Wizards of the Coast, 2003.
GREENWOOD, E.; REYNOLDS, S. K.; WILLIAMS, S.; HEINSOO, R. Forgotten Realms: Os Reinos Esquecidos. Devir, 2002.
SCHEND, S. E. Calimport. TSR, Inc. 1998.
SCHEND, S. E. Lands of Intrigue. TSR, Inc., 1997.
SCHEND, S. E.; DONOVAN D. Empires of the Shining Sea. TSR, Inc., 1998.
SCHEND, S. E.; MELKA, K. Cormanthyr: Empire of the Elves. TSR, Inc., 1998.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s