Facções, Escolha o seu Lado

É de conhecimento de todos nos Reinos que cinco facções se tornaram proeminentes nos últimos anos, e que algumas delas são mais heróicas do que as outras. De modo geral, facções são grupos de poder que procuram atingir seus objetivos, se opondo a forças destrutivas que ameaçam as terras (e seus ideais e/ou assuntos).

Cada facção de Faerûn possui suas próprias motivações, objetivos e filosofias, e cada uma delas atrai um tipo diferente de indivíduo, seja ele um herói ou anti-herói.

Os HarpistasHarpers

Harpistas barraEssa organização surgiu, foi destruída e ressurgiu novamente por inúmeras vezes. Os HarpistasHarpers fazem uso “de células” e de agente solitários por toda Faerûn, embora eles interajam e compartilhem informação um com o outro de tempos em tempos, conforme a necessidade ou por segurança. Sua longevidade e resiliência se deve justamente a esse caráter descentralizado, de base e de configuração secreta.

A ideologia dos HarpistasHarpers é nobre, e seus membror orgulham-se de sua integridade e incorruptibilidade. HarpistasHarpers não buscam poder ou glória, eles se opõe à tirania e buscam justiça e igualdade para todos.

Agentes HarpistasHarpers são treinados para agir sozinhos e dependerem apenas de seus próprios recursos. Quando entram em conflitos, não contam com seus companheiros HarpistasHarpers para tirá-los da situação. Não obstante, são dedicados a auxiliar uns aos outros em tempos de necessidade, e a amizade entre HarpistasHarpers são praticamente inquebráveis. Mestres na espionagem e na infiltração, eles fazem uso de vários disfarces e identidades secretas para formar relações, cultivar suas redes de informação e manipular outros a fazer o que é necessário. Embora a maioria dos HarpistasHarpers prefira agir nas sombras, há excessões.

Crenças

  • Ninguém pode acumular informação demais.
  • Poder em demasia leva à corrupção.
  • Ninguém deve ser incapaz.

Objetivos

Para obter informação por toda Faerûn, eles diferenciam as dinâmicas políticas de cada região ou reino, e promovem a justiça e igualdade através de meios encobertos. Eles agem abertamente somente como último recurso. Eles procuram frustrar tiranos e quaisquer líderes, governo ou grupo que ascende demais no poder, e buscam auxiliar os fracos, pobres e os oprimidos.

A Ordem da ManoplaOrder of the Gauntlet

Ordem da Manopla - barraMuitos paladinos e clérigos de Tyr, Helm, Torm e Hoar veem esta organização como uma maneira de juntar forças contra as malevolências do mundo. A Ordem da ManoplaOrder of the Gauntlet acredita em agir rápido e está sempre pronta para exterminar atos malignos. Quando o mal viola as leis, acordos ou códigos de conduta comumente aceitos, a Ordem da ManoplaOrder of the Gauntlet ataca forte e rápido, sem esperar pelas bênçãos de templos distantes ou a permissão de regentes. O mal deve ser enfrentado no campo de batalha e esmagado, ou senão ele pode lentamente dominar a todos

A Ordem da ManoplaOrder of the Gauntlet é um grupo dedicado e conciso de indivíduos com o mesmo pensamento e que são orientados por um zelo religioso, ou então por um apurado senso de justiça. Amizade e camaradagem são importantes para os membros da Ordem da ManoplaOrder of the Gauntlet, e eles compartilham uma confiança e um laço normalmente reservados aos irmãos. Assim como soldados altamente motivados, os membros da Ordem da ManoplaOrder of the Gauntlet procuram tornarem-se os melhores no que fazem e estão sempre testando os seus limites. Existem muito poucos, se é que existem, “lobos solitários” dentro da organização. Eles são uma fraternidade.

Crenças

  • A fé é a grande arma contra o mal – a fé em algo bom, a fé em uma amizade e a fé em si mesmo.
  • Combater o mal é uma tarefa extraordinária que requer força e coragem.
  • Punir um ato maligno é algo justo. Punir um pensamento maligno, não.

Objetivo

Esteja armado, vigilante e preparado para destruir o mal, reforçar a justiça e aplicar a retribuição necessária. Isto significa identificar as ameaças malignas, tais como grupos de poder secretos e criaturas naturalmente malignas, vigiá-los e estar pronto para atacar no exato momento que eles portarem-se mal (estes devem ser ataques de retribuição, não precipitados).

O Enclave EsmeraldaEmerald Enclave

Enclave Esmeralda - barraO Enclave EsmeraldaEmerald Enclave é um grupo disperso que se opõe a ameaças ao mundo natural e auxilia outros a sobreviverem aos muitos perigos dos ermos. Um patrulheiro poderia ser contratado para conduzir uma caravana através de uma passagem traiçoeira na montanha ou através da tundra congelada de Vale do Vento GélidoIcewind Dale. Um druida poderia se voluntariar para ajudar um pequeno vilarejo a se preparar por um longo e brutal inverno. Bárbaros e bruxas que vivem como eremitas a maior parte do ano poderiam defender uma aldeia contra orcs saqueadores ou até mesmo outros bárbaros.

Membros do Enclave EsmeraldaEmerald Enclave sabem como sobreviver, e mais importante ainda, eles querem ajudar os outros a fazer o mesmo. Eles não se opõem à civilização ou ao progresso, mas lutam para evitar que a civilização e a natureza destruam-se mutuamente.

Os integrantes do Enclave EsmeraldaEmerald Enclave são deveras espalhados, e geralmente agem isolados. Eles aprendem a depender de si mesmos mais do que outros. A sobrevivência em um mundo duro também demanda uma grande fortitude e maestria em certas habilidades de luta e sobrevivência. Membros do Enclave EsmeraldaEmerald Enclave que se dedicam a ajudar outros a sobreviverem aos perigos dos ermos são mais sociáveis do que aqueles que estão encarregados de defender bosques sagrados e preservar o equilíbrio natural das coisas.

Crenças

  • A ordem natural das coisas devem ser respeitadas e preservadas.
  • Forças que procuram alterar o equilíbrio da natureza devem ser destruídas.
  • A natureza pode ser dura. Nem todos conseguem sobreviver nela sem auxílio ou ajuda.

Objetivos

Para restaurar e preservar a ordem natural, mantenha as as forças dos elementos do mundo sempre à prova, mantenha a civilização e a natureza de destruírem-se mutuamente, e sempre ajude outros a sobreviverem aos perigos dos ermos.

A Aliança dos LordesLords’ Alliance

Aliança dos Lordes - barraA Aliança dos LordesLords’ Alliance é uma coalizão formada por governantes de cidade e aldeias por toda Faerûn (primariamente no NorteNorth), que concordam coletivamente que alguma medida de solidariedade é necessária para manter o mal afastado. Os regentes de Águas ProfundasWaterdeep, Lua ArgênteaSilverymoon, Inverno RemotoNeverwinter e de outras cidades livres na região dominam os membros da Aliança dos LordesLords’ Alliance, e cada lorde da Aliança trabalha em prol do futuro e da fortuna de seu próprio assentamento acima de todos os outros. Os agentes da Aliança dos LordesLords’ Alliance incluem bardos sofisticados, paladinos zelosos, magos talentosos e guerreiros experientes.

Seus membros são escolhidos primariamente por sua lealdade, e são treinados na observação, na furtividade, na insinuação e no combate. Apoiados pela riqueza e pelo privilégio, eles carregam equipamento de qualidade (frequentemente disfarçados para se parecerem comuns), e seus conjuradores tendem a possuir uma grande quantidade de pergaminhos com magias de comunicação.

Para procurar e destruir as ameaças às suas terras pátrias, os agentes da Aliança dos LordesLords’ Alliance devem ser altamente treinados naquilo que fazem. Poucos podem se equiparar às suas habilidades em campo. Eles lutam pela glória e segurança de seu povo, e para os lordes que os governam, e eles o fazem com orgulho. Entretanto, a Aliança dos LordesLords’ Alliance podem sobreviver somente se seus membros “jogarem limpo” uns com os outros, algo que requer uma medidade de diplomacia. Agentes ladinos dentro da Aliança dos LordesLords’ Alliance é algo raro, mas sabe-se que deserções já ocorreram.

Crenças

  • Para a civilização sobreviver, todos devem se unir contra as forças do mal que a ameaçam.
  • A glória vem da proteção do lar de alguém e da honra aos líderes.
  • A melhor defesa é um ataque preciso.

Objetivos

Para garantir a segurança e prosperidade das cidades e de outros assentamentos de Faerûn ao formar uma forte coalizão contra as forças que ameaçam a todos, elimine tais ameaças por quaisquer meios necessários quando e onde quer que elas surjam, e seja um campeão do povo.

Os Zhentarim

Zhentarim - barraOs Zhentarim procuram se tornar onipresentes e inevitáveis, mais ricos e poderosos, e acima de tudo, intocáveis. A face pública da organização parece muito mais benigna, oferecendo os melhores mercenários que o dinheiro pode comprar. Quando um mercador necessita de uma escolta para sua caravana, quando uma nobre necessita de guarda-costas para proteger seus bens, ou quando uma cidade necessita de soldados treinados para defender sua honra, os Zhentarim fornecem os melhores homens e mulheres treinados que o dinheiro pode pagar. Entretanto, o custo de formalizar tais negócios com a Rede NegraBlack Network pode ser alto.

A Rede NegraBlack Network que fazer com que seja necessário – e de preferência, sempre – que se faça negócio com seus membros. O desejo é de garantir, ao longo do tempo, um monopólio com mãos de ferro. Seus membros têm que ser os melhores – os mais baratos, mais rápidos e mais seguros – em fornecer bens e serviços, sejam eles legais ou ilícitos, preferindo perder dinheiro se isso significar destruir um competidor, e garantir lucros em cima de qualquer um com quem negociem, exceto quando fazer isso seria trabalhar contra os objetivos da Rede NegraBlack Network: de modo a tornar todo mundo dependente dela.

Um membro dos Zhentarim pensa em si mesmo como um membro de uma grande família e conta com a Rede NegraBlack Network por recursos e segurança. Entretanto, ao membros é garantida autonomia suficiente para perseguir seus próprios interesses e ganhar alguma medida de poder pessoal e influência.

Crenças

  • Os Zhentarim são sua família. Você cuida dela e ela cuida de você.
  • Você é o mestre de seu próprio destino. Nunca seja menos do que mereça ser.
  • Tudo – e todos – tem um preço.

Objetivos

Acumular riquezas, poder e influência.


Fontes

D&D ADVENTURERS LEAGUE. A Guide to the Factions of Faerûnhttp://dndadventurersleague.org/a-guide-to-the-factions-of-faerun/. (02/02/201/).
WIZARDS OF THE COAST. http://dnd.wizards.com/dungeons-and-dragons/story/faction/harpers. (02/03/2018).
WIZARDS OF THE COAST. http://dnd.wizards.com/dungeons-and-dragons/story/faction/ordergauntlet. (02/03/2018).
WIZARDS OF THE COAST. http://dnd.wizards.com/dungeons-and-dragons/story/faction/emeraldenclave. (02/03/2018).
WIZARDS OF THE COAST. http://dnd.wizards.com/dungeons-and-dragons/story/faction/lordsalliance. (02/03/2018).
WIZARDS OF THE COAST. http://dnd.wizards.com/dungeons-and-dragons/story/faction/zhentarim. (02/03/2018).

2 comentários Adicione o seu

  1. Ótimo texto. Acho que os mestres deveriam permitir melhor uso das facções em seus cenários.
    E mais, curti demais esta imagem destacada que fica se alternando e é possível ver todos os brasões.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Daniel Bartolomei Vieira disse:

      Vou usar mais vezes esse efeito 😉

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s