Mordenkainen’s Tome of Foes

por Daniel Bartolomei Vieira
Imagem de Destaque, a capa do Mordenkainen’s Tome of Foes, artista desconhecido

O próximo lançamento da Wizards of the Coast para 5ª edição do RPG mais jogado do mundo, o Dungeons & Dragons está para ser lançado no próximo dia 24 de maio. Trata-se do Mordenkainen’s Tome of Foes (ou algo como Tomo de Inimigos por Mordenkainen).

Primeiramente, quem é Mordenkainen? E o que seria Tomo? Vamos começar pelo mais simples: Tomo se refere a um livro grande e de conteúdo erudito. Portanto, trata-se de um livro que aborda inimigos compilados pelo tal Mordenkainen.

Mordenkainen - T. Denmark
Mordenkainen. Arte por T. Denmark

E por fim, mas não menos importante (não mesmo!), quem é Mordenkainen? Segundo Elminster, o mago do Vale das SombrasShadowdale, Mordenkainen é um proeminente mago do mundo de Oerth, um mundo irmão de Toril no Plano Material. Seu conhecimento e poder é equivalente ao de Elminster. Embora seja um sujeito de personalidade forte, até mesmo um sujeito taxado de difícil, ele também é um sábio e estudioso. Muitas vezes ele já se reuniu com Elminster para trocar magias e conhecimento.

O Acessório

MToF cabeçalhoMordenkainen’s Tome of Foes se inspira nos moldes de Volo’s Guide to Monsters, que detalha conhecimentos sobre diversas criaturas, raças jogáveis e contém um bestiário, tudo isso descrito através dos olhos do famigerado explorador Volo, só que desta vez novas criaturas, raças e bestas são apresentadas sobre o ponto de vista do lendário mago.

Segundo Mike Mearls, um dos autores, MToF não é um livro somente sobre monstros e conhecimento. A mente de Mordenkainen é o rumo do livro, já que o mago de Greyhawk é extremamente interessado nos conflitos cósmicos que permeiam os mundos de D&D.

A própria personalidade de Mordenkainen faz com que ele olhe para o passado e tente entender como funciona o cosmo, e tenta entender os diferentes povos, sejam eles bons ou maus, e vê-los sempre como potenciais ameaças. Mesmo que o mal seja uma ameaça imediata, o bem também se empodera e também é ruim para o funcionamento do cosmo.

O conceito de Mordenkainen é bem parecido com o conceito da força no universo de Star Wars: tudo se baseia no equilíbrio. Ele acredita que as forças do bem e do mal devem estar em harmonia. Se uma delas ficar poderosa demais, isso pode bagunçar a ordem do cósmica, e tanto o mal quando o bem podem se tornar egoístas e descontrolados.

Mordenkainen acredita que se a lealdade e o bem, o que em termos de tendência chamamos de “justo”, se tornarem a força dominante a ponto de sobrepujarem as outras tendências, isso seria benéfico apenas a curto prazo, já que seria uma questão de tempo isso se tornar uma tirania. Com o tempo, as pessoas caóticas e boas (bondosas) seriam as que iriam presas e seriam combatidas.

As tendências más são chamadas assim pois são egoístas e destrutivas, mas Mordenkainen acredita que se uma tendência, qualquer que seja, fica mais e mais poderosa, ela eventualmente se tornará tão egocêntrica e auto importante que todas as demais irão sofrer as consequências, nunca positivas.

Então, qual a intenção do Tomo?

A intenção do MToF é detalhar a história mítica dos elfos, anões, gnomos, halflings, githyanki e githzerai, e todos aqueles tocados pela Guerra de SangueBlood War entre demônios e diabos. Todos esses grupos foram identificados por Mordenkainen como poderosos ao longo do universo e planos de existência, segundo seus conceitos. Seja pela ambição – tal como os diabos que vivem nos Nove InfernosNine Hells, mas procuram constantemente expandir seu poder para onde quer que for – ou seja por serem tão onipresentes a ponto de formarem um grupo de poder.

Segundo o que pensa Mordenkainen, os elfos estão presentes em muitos mundos, e podem não ser tão organizados quanto os diabos, que possuem um senso de hierarquia inquebrável, mas seu número é tão vasto e seus deuses são tão poderosos que eles são uma força a ser reconhecida.

Mordenkainen é metódico e meticuloso e, como o Batman ou o Homem-de-Ferro, junta informações da mais variada gama, seja de seus oponentes, seja de seus amigos, no caso de uma eventualidade.

MToF é apresentado tanto como um histórico quanto um guia. Ele aborda a mitologia desses diferentes grupos, mas também foca na filosofia e psicologia por trás deles, ou seja, como pensam, como agem e porque são como são. O livro também mostra oponentes individuais, seres poderosos, situando-os no contexto do multiverso.

Inimigos Muito Mais Poderosos

Como o Volo’s Guide to Monsters era focado em inimigos com nível de desafio de 1 a 10, MToF estará preocupado em focar em inimigos com nível de desafio mais elevado, de 10 a 20 e até mesmo com alguns acima disso! Isso alia a vontade dos jogadores e Mestres em ter acesso a esse tipo de material com a obsessão de Mordenkainen de ter um dossiê com estudo e conhecimento sobre criaturas poderosas que podem mexer no equilíbrio do cosmo.

Vários tipos e estilos de criaturas serão abordados, desde aquelas das fantasias góticas até as do horror espacial. Mesmo embora Mordenkainen seja nativo de Greyhawk, sua sede de conhecimento se estende para bem além no multiverso, abordando vários mundos, embora se foque em locais somente se forem locais nos planos. MToF não tem a intenção de levar os jogadores através dos planos em si, embora tenha dê pinceladas em alguns planos, tais como o Pendor das SombrasShadowfell, os Nove InfernosNine Hells e Sigil, a cidade extraplanar considerada o centro do multiverso.

Como o livro tem a intenção de ser uma referência ao cosmo de D&D como um todo, não há detalhes específicos da nação de uma raça, mas sim sobre essa raça em Dragonlance, em Forgotten Realms, em Greyhawk, etc.

Atualização de Raças

Os autores confirmaram que vários capítulos contém estatísticas para várias raças, algumas das quais serviram de teste nas Unearthed Arcana. É o caso dos githyanki e dos githzerai, bem como sub-raças para outras espécies. Também há regras para criaturas ligadas a algum lorde demônio ou para habilidades especiais.

Tomo dos Inimigos

Com as estatísticas dos monstros tomando cerca de quase metade do livro, há muito monstros em MToF para causar problemas até para os grupos mais poderosos (e não seriam eles algum dia um item no tomo de inimigos de Mordenkainen?). Como parte de um preview exclusivo, a Wizards of the Coast até lançou três dos inimigos que ilustram os estudos astrais de Mordenkainen, bem como o seu gosto por criaturas grandes, más e destruidoras.

Geryon

Geryon já foi o regente de Stygia, a quinta camada dos Nove InfernosNine Hells. Geryon apareceu pela primeira vez na primeira edição do Manual dos Monstros, e perdeu seus poderes na aventura da segunda edição A Paladin in Hell. Aqui, Geryon persiste como um Duque InfernalDuke of Hell deposto, um diabo gigante de 3 m de altura e 9 m de comprimento. Ele é cheio de ódio e fúria por seu dilema, mas focado em reclamar seu manto.

Geryon
Versões de Geryon ao longo das edições de D&D. Imagens da Wizards of the Coast.

Alguns outros detalhes sugerem que Geryon possui um corpo composto. No caso dele, sua cabeça é humana, e como a de quase todo diabo, é bela, atraente e com cabelos longos e ondulantes; seu torso musculoso possui pelos pretos, como um urso; e no lugar das pernas ele possui uma enorme cauda de serpente, coberta de escamas e terminando em um ferrão que goteja veneno.

Geryon carrega uma enorme trombeta adornada de ferro, exibindo a imagem de um minotauro. a trombeta ele soa sempre que deseja invocar uma horda de minotauros.

Quando em combate, Geryon ataca com suas garras e ferrão da cauda. Normalmente ele agarra suas presas com suas garras afiadas e as rasgam em pedaços enquanto as injetam com seu  veneno.

Marut

Os inevitáveisinevitables apareceram no Manual of the Planes da terceira edição como uma série de constructos criados para reforçar contratos cósmicos. Entre eles, os Marut, que remontam segunda edição na série Monstrous Compendium. Eles são entidades de mente simples que punem indivíduos que procuram evitar a morte e prolongam suas vidas indefinidamente.

Marat
Versões do Marut ao longo das edições de D&D. Imagens da Wizards of the Coast.

Os Maruts são descritos como constructos de 3 m de altura e com uma compleição física bruta, com uma pele cinza escura feita de granito. Eles possuem um contrato mágico brilhante estampado em seus peitos.

Encouraçado Astral

Para finalizar, uma das maiores criatura do MToF. Surgido em uma das primeira edições do Manual of the Planes (é exatamente ele lá na capa! tanto da primeira quanto da quarta edição), o incrível encouraçado astral é um monstro maciço encontrado no Plano AstralAstral Plane. Ele é um destruidor voraz, movido pelo apetite de devorar qualquer coisa que colocar suas garras (pinças, na verdade).

Encouraçado Astral
Versões do Encouraçado Astral ao longo das edições de D&D. Imagens da Wizards of the Coast.

Monstruoso, ele possui cerca de 15 m de altura e metade disso de largura. Seu corpo é musculoso e cheio de espinhos. Sua cabeça horrenda emerge de um torso equipado com dois braços gigantescos equipados com pinças devastadoras. A extremidade inferior de seu corpo termina em uma cauda que parece se alongar até o infinito.

A criatura, eternamente faminta e pronta para atacar, possui apenas um olho que fica logo acima de uma boca larga repleta de dentes gigantescos. Para completar, o encouraçado emite um cone anti-magia que anula quaisquer efeitos mágicos em sua área.


Fontes

DRAGON+ nº 18. Preview: Mordenkainen’s Tome of Foes. Wizards of the Coast, 2018.

1 comentário Adicione o seu

  1. Ricardo Menezes disse:

    Muito bom que mais materiais tragam informações de criaturas “alienígenas”. Senti falta disso no Xanathar, mas agora entendi o motivo….

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s