Grande Cronologia dos Reinos – Parte 8

Por Daniel Bartolomei Vieira
Imagem de Topo, “Drizzt e Gwenhyvar”, por Todd Lockwood

-8.200 CV

Fundação de Uvaeren. Seu Primeiro Rysar começa com a coroação de seu primeiro coronal.

Acontecimento Referente: aos Elfos

A Primeira Guerra da Aranha

-8.170 CV até -8150 CV

Os Drow de Guallidurth tiram proveito da guerra civil dos Anões de Shanatar para atacar as cavernas de Alatorin, que foram separadas da linha de frente da luta. O Salão Machado LuzenteBrightaxe Hall é invadido, e o reino de Alatorin cai.

Acontecimento Referente: aos Anões

A Segunda Guerra da Aranha

-8.145 CV até -8.137 CV

Horrorizados com a sua insensatez, os oito reis reinantes de Shanatar forjam um armistício e voltam seus exércitos contra os Drow. Os Drow são superados e se retiram das cavernas de Alatorin. Em triunfo, os oito reis marcham com seus exércitos de volta para o Salão Machado LuzenteBrightaxe Hall e prometem nunca mais lutar entre si.

Acontecimento Referente: aos Anões

Segunda Era de Shanatar

-8.137 CV até -5.960 CV

As oito tribos de anões do escudo de Shanatar são unidas sob o governo do rei de Ultoksamrin. Dentro de 150 anos o comércio com elfos de superfície é retomado.

Acontecimento Referente: aos Anões

-8.130 CV

Yrlaancel, a Cidade da PazCity of Peace, é construída dentro da Floresta RystallRystall Wood.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-8.123 CV

Artífices Imaskari criam o primeiro espaço extradimensional permanente. Seu fascínio por tal magia logo transforma os projetos das cidades Imaskari.

Acontecimento Referente: aos Humanos, ao Deserto de RaurinRaurin Desert

Cerca de -8.100 CV

Shanatar das ProfundezasDeep Shanatar atinge sua maior extensão no sudoeste de Faerûn (onde hoje ficam Amn, Tethyr, Erlkazar, Calimshan e a Península AlimirAlimir Pennisula). O império é governado a partir do Trono de Crânio de DragãoWyrmskull Throne no Salão Machado LuzenteBrightaxe Hall de Alatorin. Nos próximos 150 anos, o comércio com elfos da superfície ocorre perfeitamente.

Acontecimento Referente: aos Anões, a Calimshan

As Guerras dos Espreitadores de MentesThe Mindstalker Wars

-8.100 CV até -8.080 CV

Os Illithids de Oryndoll atacam o sub-reino mais oriental de Shanatar, iniciando um conflito que veio a ser conhecido como as Guerras dos Espreitadores de MentesThe Mindstalker Wars entre os Anões e como a Guerra dos Pensamentos DivididosWar of Cloven Thoughts entre os Devoradores de Mente. Os Illithids são rechaçados, mas em sua esteira, os sobreviventes do Povo RobustoStout Folk descobrem que as cavernas de Barakuir, que havia sido invadidas nos primeiros dias de luta, agora estão vazias. O Clã Duergar havia sido levado de volta para Thralldom, no reino dos Devoradores de Mente. Após milênios de escravidão e inúmeros experimentos de reprodução conduzidos pelos Illithid, os descendentes do Clã Duergar são transformados em uma nova sub-raça, os Anões Cinzentos.

Acontecimento Referente: aos Anões

-8.000 CV

Fundação do assentamento de Semberholme como um refúgio seguro em tempos de guerra e crise para as mulheres, crianças e anciãos dos Elfos de Cormanthyr.

Acontecimento Referente: aos Elfos


Todos os assentamentos sahuagin no Mar InternoInner Sea (Seros) que ficam a oeste da Muralha Ruína do TubarãoSharksbane Wall são destruídos durante esta época.

Acontecimento Referente: a Seros

O Período de Dinastia Primária de Imaskar

-7.975 CV até -6.422 CV

Este período foi marcado principalmente pelo domínio da elite Imaskari com relação à magia transdimensional. Os artífices Imaskari usaram este conhecimento para criar uma rede de portais espalhados, o que lhes permitia atravessar grandes distâncias num piscar de olhos. Estes portais permanentes de duas vias foram construídos como círculos de torres de bronze maciça, cada um gravado com um desenho de runas intrincadas que diziam ser de origem Batrachi. Estes Pináculos BukharaBukhara Spires, como eram chamados, permitiram que legiões inteiras passassem rapidamente de um domínio para o outro, precipitando a rápida expansão do Império Imaskari através do oriente de Faerûn. No final do período da Dinastia Primária, as fronteiras do império chegaram do Grande MarGreat Sea até o Água DouradaGolden Water, e do Mar AlamberAlamber Sea até o Planalto KatakoroKatakoro Plateau em Kara-tur.

Acontecimento Referente: aos Humanos, ao Deserto de RaurinRaurin Desert

-7.975 CV

Inupras, a Cidade Imperial de Imaskar, é fundada. O primeiro imperador Imaskari, Umyatin, assume o título de lorde artífice.

Acontecimento Referente: aos Humanos, ao Deserto de RaurinRaurin Desert

-7.950 CV

Um comércio completo existe entre Anões de Shanatar das ProfundezasDeep Shanatar e os elfos de Darthiir, Tethir e dos remanescentes de Shantel Othreier.

Acontecimento Referente: aos Anões, aos Elfos

-7.891 CV

Zexthandrim, um império Kobold, é conquistado por forças Imaskari.

Acontecimento Referente: aos Humanos, ao Deserto de RaurinRaurin Desert

-7.800 CV

A Grande Chegada

O nobre lorde Djinn, Calim, chega a Faerûn através do Djen, uma comitiva de gênios e seus escravos Humanos e Halflings. O lorde Djinn rapidamente conquista todas as terras ao sul e a oeste das Montanhas da MarchaMarching Mountains e funda o Império Calim, onde hoje fica CalimportoCalimport.

Acontecimento Referente: a Calimshan

-7.790 CV

As Guerras DracônicasThe Dragon Wars

Uma Revoada de DragõesFlight of Dragons destrói a cidade de CalimportoCalimport. Este evento inicia um século de guerra, colocando Calim e os Gênios contra os Dragões. No final da guerra, cada dragão das Montanhas da MarchaMarching Mountains morre perante a magia dos Gênios. A magia dos Gênios reconstrói CalimportoCalimport completamente um ano após sua destruição.

Acontecimento Referente: a Calimshan

-7.717 CV

O reinado atamano da Grande Caverna SombriaGreat Dismal Delve (por um lorde Dao) estabelece um portal entre suas terras no Plano Elemental da Terra e um complexo de cavernas abaixo de onde hoje fica a cidade ocupada de Kzelter, em Tethyr.

Acontecimento Referente: ao SubterrâneoUnderdark

-7.700 CV

Início do Segundo Rysar de Uvaeren.

Acontecimento Referente: aos Elfos

Cerca de -7.700 CV

Ascensão dos Estados Marid

Marids dissidentes do Império Calim entram em Selmalyr (o fundo do mar da Orla de VilhonVilhon Reach), desencadeando uma guerra com os elfos marinhos. Dentro de um ano, os Marids e seus Jann se espalharam em Seros, aliando-se e compartilhando seu poder com outras raças aquáticas. Devido a estes novos Estados Marid estarem localizados em águas profundas abaixo do Planalto HmurHmur Plateau, seus moradores não enfrentam a retribuição direta dos Elfos por suas atividades expansionistas.

Acontecimento Referente: a Seros

-7.690 CV

Calim negocia a fronteira de seu império com os Elfos e Anões e, finalmente, reivindica as terras ao sul do rio Agis e a leste das encostas ocidentais de onde hoje ficam as Montanhas AlimirAlimir Mountains. Calim continua guerreando contra os Gigantes e Dragões das Montanhas da MarchaMarching Mountains.

Acontecimento Referente: a Calimshan

-7.687 CV

Os Confrontos de VaporThe Steam Clashes

Ajhuu, um grande Marid, foge e estabelece um reino dentro das terras de Calim, enquanto o nobre Djinn está longe. No retorno de Calim, Os Confrontos de VaporThe Steam Clashes começam entre eles. Este conflito leva à criação das Cataratas da Corrente MaridMaridflow Falls e das Cataratas HajiuarHajiuar’s Falls (onde hoje ficam as Cataratas AzuisAzure Falls) nas Montanhas AlimirAlimir Mountains.

Acontecimento Referente: a Calimshan

Voltar para a Parte 7

Seguir para a Parte 9


Referências

BAKER, R.; BONNY, E.; STOUT, T. Lost Empires of Faerûn. Wizards of the Coast, 2005.
BOYD, E. L. Drizzt Do’Urden’s Guide to the Underdark. TSR, Inc., 1999.
BOYD, L. B.; FORBECK, M. JACOBS, J. Races of Faerûn. Wizards of the Coast, 2003.
GREENWOOD, E.; REYNOLDS, S. K.; WILLIAMS, S.; HEINSOO, R. Forgotten Realms: Os Reinos Esquecidos. Devir, 2002.
SCHEND, S. E. Calimport. TSR, Inc. 1998.
SCHEND, S. E. Sea of Fallen Stars. TSR, Inc. 1999.
SCHEND, S. E.; MELKA, K. Cormanthyr: Empire of the Elves. TSR, Inc., 1998.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s