Dreams of the Red Wizards

Dreams_of_the_Red_Wizards
Capa do acessório Dreams of the Red Wizards

Produto: Dreams of the Red Wizards – TSR9235 (FR6)
Autor: Steve Perrin
Arte de Capa: Clyde Caldwell
Arte Interna: Valerie Valusek
Editora: TSR, Inc.
Tipo: Acessório
Ano nos Reinos: 1.357 CV
Lançamento: Novembro de 1988
Páginas: 64 (brochura)
Série: Série FR
Antecedida por: The Savage Frontier
Seguida por: Hall of Heroes

Dreams of the Red Wizards (ou Sonhos dos Magos Vermelhos) é um acessório para o mais famoso cenário de campanha de Advanced Dungeons & Dragons, Forgotten Realms.

Em Dreams of the Red Wizards são apresentadas descrições dos Magos VermelhosRed Wizards de Thay, os tiranos escravizadores que vivem no leste de Faerûn. O acessório inclui novas magias e itens mágicos únicos de Thay.

Sobre a Capa. A capa do acessório mostra uma imagem assustadora de um mago vermelho escrutinando uma mulher. Mas quem é a mulher? Ela certamente parece familiar, mas provavelmente porque foi ilustrada por Clyde Caldwell, um dos artistas mais icônicos do período em que foi lançado Dreams of the Red Wizards. Uma tentativa de adivinhar é que a mulher possa ser a Simbul, embora o cabelo dela pareça loiro demais (já que a Simbul têm cabelos branco prateados).

Origens: A Mão do Desenvolvedor. O desenvolvedor Steve Perrin foi auxiliado pelas anotações de Ed Greenwood sobre Thay e sobre os Magos VermelhosRed Wizards, e a partir daí seguiu o desenvolvimento do acessório em sua própria direção. Um exemplo é a ideia de que a cidade capital de Eltabarr não era mapeável segundo as ideias de Greenwood, mas Perrin transformou isso na realidade que ao se mapear a cidade, um símbolo de proteção de aprisionava um demônio enfraquecia (com sugestões de George MacDonald). Muito do trabalho de Perrin sobreviveu a edições posteriores, mostrando mais uma vez que os Reinos Esquecidos da TSR estava nas mãos de bons desenvolvedores.

Dando Continuidade aos Acessórios da Série FR. Dreams of the Red Wizards foi o sexto e último acessório de Forgotten Realms da Série FR produzido durante a era do AD&D 1e (de 1977 a 1988). como a maioria de seus predecessores, o acessório foca na descrição de uma única região dos Reinos – embora este livro possua mais informações geográficas que seus predecessores e também inclua algumas páginas de informações para jogadores, o que foi uma inovação para a série.

Expandindo o D&D. As informações de Dreams of the Red Wizards é uma enorme lista de magias disponíveis apenas para os Magos VermelhosRed Wizards de Thay, o que é um belo complemento para a igualmente extensa lista de magias dos Reinos encontrada no acessório The Magister (também de 1988), que também era de coautoria de Steve Perrin.

Expandindo os Reinos. Os Magos VermelhosRed Wizards foram mencionados a primeira vez na revista Dragon nº 62. Lá, Ed Greenwood mencionava os “Red Wizards of Alail Thong”. Posteriormente, os Magos VermelhosRed Wizards apareceram na Dragon nº 74 com a referência “Lauzoril of the Red Wizards of Thay”, onde era dito que eram inimigos dos HarpistasHarpers.

Como um novo local para se jogar em Forgotten Realms, Thay era um tanto distante da Costa da EspadaSword Coast, que era o principal local de jogo. Thay fica nas terras orientais, além do Mar das Estrelas CadentesSea of Fallen Stars – o que exigia um grande esforço para se alcançar, até mesmo a partir das Terras dos ValesDalelands. Entretanto, Dreams of the Red Wizards não era somente sobre descrever um país distante. Como Perrin disse, o livro também tinha a intenção de “mostrar como os eventos em Thay e países vizinhos interagiam com as aventuras situadas em qualquer lugar dos Reinos, desde Inverno RemotoNeverwinter até Skuld”. Em outras palavras, os Magos VermelhosRed Wizards são grandes vilões que poderiam aparecer em qualquer lugar.

Thay não possui uma referência óbvia no mundo real, tal como algumas regiões dos Reinos. Os magos se rebelaram de Mulhorand, que é baseada na cultura egípcia, embora a terra que tenham ocupado seja um tipo de reminiscente da Índia. Entretanto, o melhor paralelo para Thay possa ser a Stygia, a terra maligna dos contos de Conan, escritas por Robert E. Howard. E caso vocês estejam se perguntando porque os Magos VermelhosRed Wizards são vermelhos, Ed Greenwood diz que eles adotaram esta cor para se diferenciarem de quando são da ordem de aprendiz de feitiçaria de Thay.

Além de detalhar a história, sociedade, geografia, economia, política, religião e personalidades de Thay, Dreams of the Red Wizards também abrange as terras vizinhas, tais como Aglarond, Rashemen e Thesk.

PDMs de Nota. Uma quantidade de PdMs aparecem no acessório, sendo os mais notáveis Szass Tam (um dos regentes de Thay) e a Simbul (umas das Sete IrmãsSeven Sisters, embora isso não seja mencionado no acessório, e a regente de Aglarond).

Ambos apareceram posteriormente em diversos romances e outros suplementos ao longo dos anos.

História Futura. Dreams of the Red Wizards foi o primeiro dos três grandes suplementos que detalhavam estes reinos orientais. Spellbound (de 1995), da 2ª edição, foi o seguinte, e cobria não somente Thay, mas também Aglarond e Rashemen. Unapproachable East (de 2003), da 3ª edição, acrescentou Thesk às descrições. Mais recentemente, as duas aventuras finais do D&D Encounters, Scourge of the Sword Coast (de 2014) e Dead in Thay (também de 2014) fizeram uma viagem a Thay (após os Magos VermelhosRed Wizards causarem problemas na Costa da EspadaSword Coast). Tais aventuras foram até mesmo intituladas de Dreams of the Red Wizards.

Thay também aparece em muitos romances. Os mais importantes são Red Magic (de 1991), The Crimson Gold (de 2003) e os livros da trilogia Haunted Lands, Unclean (de 2007), Undead (de 2008) e Unholy (de 2009). Estes três últimos situaram Thay entre a 3ª e 4ª edições e ocorrem, respectivamente, em 1.375 CV, 1.385 CV e 1.478 CV.

Informações da contracapa do produto:

Os Magos VermelhosRed Wizards de Thay, tão cruéis e terríveis quanto poderosos, têm governado suas terras no leste dos Reinos por tanto tempo quanto um sábio possa se lembrar. Eles podem ser aliados poderosos ou inimigos mortais. Os Magos VermelhosRed Wizards conhecem os segredos mais sombrios da magia mais poderosa, e venderão suas habilidades para aquele que pagar mais. Thay é uma terra de escravagistas e tiranos, de intriga e assassinato, de perigo e oportunidade.

Neste livro, o governo, as personalidades, a economia, as cidades, o povo e os ermos de Thay são descritos para uma campanha de AD&D de qualquer tamanho ou nível. Dreams of the Red Wizards (ou Sonhos dos Magos Vermelhos), além de uma mapa de Thay, podem ser acrescentados aos mapas de Forgotten Realms publicados anteriormente”.


Fontes

Forgotten Realms Wiki. http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Dreams_of_the_Red_Wizards. (13/02/2018).
RPG.net. https://index.rpg.net/display-entry.phtml?mainid=2332. (13/02/2018).
DM’s Guild. http://www.dmsguild.com/product/16807/FR6-Dreams-of-the-Red-Wizards-1e?term=red+wizards&test_epoch=0&it=1. (13/02/2018).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s