Os Nove Infernos de Baator

por Brayner Pereira
Arte de Destaque, “Os Nove Infernos de Baator”, autor desconhecido

Os Nove InfernosNine Hells


Os Nove InfernosNine Hells inflamam a imaginação de viajantes e a ganância daqueles que buscam tesouros. É o plano definitivo de lei e maldade e a epítome da crueldade premeditada. Os diabos dos Nove InfernosNine Hells são compelidos a obedecer as leis de seus superiores, mas se rebelam dentro de suas castas individuais. No topo da hierarquia temos Asmodeus, o líder supremo do plano de Baator e ainda não subjugado, apesar das várias tentativas.

Os Nove InfernosNine Hells possuem nove camadas. As primeiras oito camadas são comandadas por arquidiabos que respondem a Asmodeus, que governa a nona camada conhecida como Nessus. Para alcançar o arquiduque de Nessus é preciso descer através das oito camadas, em ordem. O jeito mais fácil de fazer tal travessia é pelo Rio Styx, onde é possível mergulhar profundamente e alcançar uma camada após outra.

Mapa dos Nove Infernos
Um mapa dos Nove Infernos, exibindo suas nove camadas. Artista desconhecido.

As Nove Camadas


Avernus

Nenhum portal planar se conecta diretamente para as camadas mais baixas, por ordem direta de Asmodeus. Como tal a primeira camada chamada Avernus é o ponto de partida para visitantes do plano. Avernus possui uma paisagem rochosa com rios de sangue e nuvens de moscas. Cometas ocasionalmente caem do céu negro e deixam crateras pelo chão. Campos de batalhas literalmente cheios de esqueletos e armas mostram onde as legiões dos Nove InfernosNine Hells encotraram seus inimigos e prevaleceram.

A Arquiduquesa Zariel governa Avernus, substituindo seu rival, Bel, que caiu perante o favor de Asmodeus e foi forçado a servir como conselheiro de Zariel. Tiamat, a rainha dos dragões malignos é prisioneira nesta camada, governando seu próprio domínio, porém confinada aos Nove InfernosNine Hells por Asmodeus de acordo com algum antigo contrato que somente as duas partes sabem dos termos.

O trono de poder de Zariel é uma cidade flutuante de basalto cravejado de cadáveres que não conseguiram favores da arquiduquesa. Zariel aparece como um anjo com uma pele bela e asas que foram destruídas pelo fogo. Seus olhos queimam com uma luz branca furiosa que pode causar combustão a qualquer criatura que olhar diretamente para eles.

Dis

A segunda camada nos Nove InfernosNine Hells é um labirinto de ravinas entre montanhas ricas de ferro e minérios. A segunda camada pega emprestado o nome do seu governante, chamado Dispaster. Um manipulador e enganador, o arquiduque é diabolicamente belo, carregando chifres pequenos, uma cauda e um casco levemente cortado para não ser confundido com um humano.

Seu trono escarlate fica no coração da cidade de ferro de Dis, uma metrópole medonha que é a maior dentro dos Nove InfernosNine Hells. Viajantes de outros planos vêm até a cidade para conspirar com os diabos e fechar acordos com bruxas, rakshasas, incubi, succubi e outros diabos.

Dispaster coleciona um pedaço de cada contrato através de provisões especiais que são adicionadas aos contratos assinados nesta camada.

Dispaster é um dos vassalos mais leais a Asmodeus. Ele é o mais obcecado em selar acordos com os mortais em troca de suas almas, e seus emissários trabalham sem descanso para suprir as expectativas do seu senhor.

Minauros

A terceira camada dos Nove InfernosNine Hells é um pântano fedorento. Chuva ácida cai dos céus marrons. Camadas grossas de espuma cobrem sua superfície imunda e poços se estendem por todo o chão esperando viajantes desavisados. Cidades cravadas em pedra se erguem entre os lodaçais, e entre elas, a cidade de Minauros, que dá nome a camada.

As paredes pegajosas da cidade se erguem do chão até a atmosfera, protegendo os salões inundados de Mammon. O arquiduque de Minauros lembra uma grande serpente com uma cabeça humanoide careca e chifres. A ganância de Mammon é legendária e ele é um dos poucos arquidiabos que trocam favores por ouro ao invés de almas. Seu covil é repleto de tesouros daqueles que tentaram e falharam em enganá-lo em acordos.

Phlegethos

Esta camada é uma paisagem ardente cheia de mares de magma derretido e furações de ventos quentes. Dentro do maior vulcão de Phlegethos se ergue Abriymoch, uma fortaleza feita de obsidiana e vidro negro com rios de lava descendo pelos muros. A cidade lembra a peça central de uma gigantesca e infernal fonte.

Abriymoch é o centro do poder para os dois arquiduques que comandam essa camada. Belial e Fierna, a filha do próprio Belial. Belial é um belo e poderoso diabo que exclui a civilidade. Sua filha é uma duquesa cuja beleza encobre o coração mais negro dos Nove InfernosNine Hells. A aliança entre pai e filha é inquebrável, pois a sobrevivência dos dois depende totalmente disso.

Stygia

A quinta camada dos Nove InfernosNine Hells é um reino congelante de gelo dentro de chamas frias. Um mar congelado rodeia essa camada e seu céu tenebroso é dividido por relâmpagos.

O arquiduque Levistus traiu Asmodeus uma vez, e agora está preso no gelo profundo de Stygia como punição. Ele comanda essa camada telepaticamente, comunicando suas ordens para seus seguidores tanto nos Nove InfernosNine Hells quanto no Plano Material.

Stygia é também lar do seu antigo governante, o arquiduque Geryon, que foi dispensado por Asmodeus após permitir que o enclausurado Levistus retomasse o controle da camada. A queda de Geryon causou muitos debates dentro da corte infernal. Ninguém tem certeza se Asmodeus tinha algum segredo para impor o rebaixamento de Geryon ou se tudo é somente um teste para um propósito maior.

Malbolge

A sexta camada dos Nove InfernosNine Hells teve muitos governantes, dentre eles Malagard, a Condessa BruxaHag Countess, e o arquidiabo Moloch. Malagard foi expulsa por Asmodeus enquanto seu predecessor vaga pela sexta camada como um andarilho perdido, planejando ganhar novamente o favor de Asmodeus. Malbolge se parece um infinito declive, como os lados de uma grande montanha. Partes dessa montanha se quebram de tempos e tempos provocando mortais avalanches de pedra. Os habitantes de Malbolge vivem em fortalezas devastadas e grandes cavernas construídas dentro da montanha.

O atual governante da camada é a filha do próprio Asmodeus, Glasya. Ela lembra uma súcubo com chifres pequenos, asas e uma cauda pontiaguda. Ela herdou a crueldade e o amor por tramas sórdidas de seu pai. A cidadela que serve como seu palácio no declive de Malbolge é suportado por pilares rachados e apoiados com certa robustez. Abaixo do palácio existe um labirinto cheio de câmaras de tortura onde Glasya confina e atormenta todos os que a desagradam.

Maladomini

A sétima camada dos Nove InfernosNine Hells se assemelha a um deserto. Cidades mortas formam uma paisagem desolada e urbana, e entre as cidades repousam restos arruinados de fortalezas e enxames de moscas famintas.

O arquiduque dessa camada é chamado de Baalzebul, o Senhor das MoscasLord of the Flies. Um diabo inchado com membros inferiores transformados em uma lesma através de uma maldição colocada por Asmodeus como punição por sua lealdade duvidosa. Baalzebul é uma monstruosidade degenerada que por muito tempo conspira para usurpar o poder do senhor de Nessus, ainda que sem sucesso em todas as suas tentativas. Ele carrega outra maldição que consiste em todos os seus pactos resultarem em calamidade para si mesmo. Asmodeus ocasionalmente favorece Baalzebul por alguma razão desconhecida, pois talvez ele ainda reconheça algum valor a ser notado para com o arquiduque.

Cania

A oitava camada dos Nove InfernosNine Hells, é uma paisagem gélida, cujas tempestades de gelo podem arrancar a carne dos ossos. Cidades perdidas no gelo fornecem abrigo para convidados e prisioneiros do governante de Cania, o brilhante arquidiabo Mephistopheles.

Mephistopheles habita na cidade gelada de Mephistar, onde ele planeja conquistar o trono de baator e os planos. Ele é o grande inimigo de Asmodeus e seus aliados, e o arquiduque de Nessus aparenta confiar no conselho de Mephistopheles quando ele é oferecido.

Mephistopheles sabe que não pode destronar Asmodeus até que seu adversário cometa um grande erro, e então ambos esperam ver quais circunstâncias podem tornar os dois inimigos declarados. Ele também é padrinho de Glasya, o que torna o relacionamento mais complicado entre ele e Asmodeus. Mephistopheles é alto e possui enormes chifres. Ele troca almas como outros diabos, mas raramente dá atenção para qualquer criatura não digna de sua atenção pessoal. Seus instintos são tão afiados quanto o vento frio de sua camada infernal e dizem que somente Asmodeus é capaz de enganá-lo ou frustrá-lo.

Nessus

Asmodeus - Eric Deschamps
Asmodeus, o arquiduque de Nessus e o Senhor dos Nove Infernos. Arte por Eric Deschamps.

A camada mais baixa dos Nove InfernosNine Hells, Nessus é um reino de poços negros cujo os paredões são fixados com fortalezas. Dali, um diabo leal a Asmodeus comanda suas legiões diabólicas e planeja a conquista do multiverso. No centro  da camada existe uma vasta fenda de profundidade desconhecida, de onde sai a grande cidade em espiral de Malsheem, lar de Asmodeus e de sua corte infernal.

Malsheem lembra uma gigantesca estalagmite. A cidadela é também prisão para as almas que Asmodeus prendeu por segurança. Convencê-lo ele mesmo libertar uma dessas almas possui um preço incalculável, e é dito que o senhor de Nessus já reivindicou reinos inteiros por tais favores.

Asmodeus geralmente aparece como um belo humanoide com chifres pequenos saindo de sua testa, olhos vermelhos e robes impecáveis. Ele também pode assumir outras formas e raramente é visto sem o seu cetro. Ele certamente é o mais astuto e ardiloso diabo dos Nove InfernosNine Hells. O mal definitivo que ele representa pode ser visto quando ele deseja ser visto ou se ele esquecer de sua persona e se inflamar em uma fúria infernal.

Asmodeus devorou Azuth, que caiu em Nessus quando o plano da magia foi destruído pela morte de Mystra, e o diabo ascendeu à divindade (ele hoje está no panteão de Faerûn). Asmodeus encerrou a Guerra do SangueBlood War e enviou o Abismo para abaixo do Plano do Caos Elemental.


Fontes

FR Wiki. http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Nine_Hells.
FR Wiki. http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Asmodeus.
MEARLS, M; CRAWFORD, J; PERKINS, C. WYATT, J. Dungeon Master’s Guide 5th. Wizards of the Coast, 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s