Grande Cronologia dos Reinos – Parte 6

Por Daniel Bartolomei Vieira
Imagem de Topo, “Drizzt e Gwenhyvar”, por Todd Lockwood

-10.400 CV

Elfos negros do Clã Sethomiir viajam através de magia para o Riildath (onde hoje fica a Floresta RawlinsRawlinswood e Floresta de LethyrForest of Lethyr) desde Ilythiir, guiados pela mão do balor Wendonai. Eles constroem uma fortaleza subterrânea chamada Narathmault, “o Fosso EscuroDark Pit“, no local onde hoje fica Dun-Tharos, reconhecendo-a como um lugar de grande mal.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-10.300 CV

Os elfos de Keltormir, antagonizados em ambos os lados pelos Vyshaan de Aryvandaar e pelos elfos negros do Clã Hune de Ilythiir, estrategicamente recuam do leste de Keltormir, mantendo suas linhas nas Bordas das Terras AltasHighland’s Edge.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-10.270 CV

As Campanhas de Pedra e Garra

A retirada das forças de Keltormir para fechar e defender suas próprias fronteiras lança as forças de Aryvandaar e Ilythiir umas contra as outras. Eles logo fecham suas fileiras e lutam incessantemente durante dois séculos. Batalhas irrompem através das montanhas infestadas de Gigantes e Wemics – nas planícies ao norte de Keltormir.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-10.110 CV

Em oposição aos corruptos elfos negros de Ilythiir e sua destruição continuada das terras florestais que são lar dos Elfos, através do fogo (um antigo inimigo dos Elfos), mais de 1.000 sacerdotes e Altos MagosHigh Mages da neutra Illefarn e outras áreas livres passam décadas em fervorosa oração em busca de salvação por Corellon Larethian e os deuses Seldarine.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-10.100 CV

Através de Dragões escravizados e outros poderes, os elfos negros de Ilythiir engolfam tudo em chamas em Shantal Othreier, destruindo mais de 70% de suas árvores ao longo de 50 anos.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-10.000 CV

Declínio dos DrowDescent of the Drow; Fim da Quarta Guerra da CoroaCrown War

A magia de Corellon, canalizada através de seus sacerdotes e magos, transforma os elfos negros, sejam eles os corruptos de Ilythiiri ou outros, nos Drow. Seja por magia ou pelas fraquezas que os baniu das terras iluminadas pelo sol, todos os Drow recuam dentro dos dois meses seguintes, mudando-se para o SubterrâneoUnderdark.

Acontecimento Referente: aos Elfos, ao SubterrâneoUnderdark


Os elfos são convocados pelos Seldarine para o local que se torna a Côrte ÉlficaElven Court um mês após o Declínio dos DrowDescent of the Drow, para resolver as diferenças e restaurar a paz entre os elfos.

Acontecimento Referente: aos Elfos


Assim como seus parentes em outros lugares, os elfos negros de Narathmault são transformados em Drow pela vontade dos Seldarine, quebrando seus laços com uma hoste de demônios que rapidamente se voltam contra seus antigos mestres. Liderados por Undrek do Clã Sethomiir, os Drow e seus servos Minotauros são obrigados a fugir de Narathmault, viajando para o sul e leste até as cavernas subterrâneas abaixo de onde fica hoje o Planalto de ThayPlateau of Thay.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-9.900 CV

A perseguição secreta de Aryvandaar aos Altos MagosHigh Mages e sacerdotes começa, assim que eles tentam destruir ou controlar qualquer um que possa, de alguma forma, forçar sua descida, assim como fizeram com os Drow.

Acontecimento Referente: aos Elfos


Embora não destruída totalmente, Illefarn e sua colônia na Floresta LlewyrrLlewyrrwood (onde hoje fica a Floresta Inverno RemotoNeverwinter Wood) são anexadas por Aryvandaar assim que sua nobreza de sacerdotes e Altos MagosHigh Mages morrem durante a perseguição do, cada vez mais ensandecido, Coronal Gillvas Vyshaan. Muitos Elfos de ambas as terras fogem para os remanescentes de Shantel Othreier.

Acontecimento Referente: aos Elfos, à Fronteira SelvagemSavage Frontier

-9.872 CV

As torres de guarnição dos elfos marinhos são construídas entre as Montanhas Dente-de-TubarãoSharksteeth Mountains (a cadeia de montanhas onde hoje fica a Muralha Ruína do TubarãoSharksbane Wall), com a ajuda de Vodos, o Grande ConstrutorGreat Builder.

Acontecimento Referente: a Seros

-9.845 CV

A construção começa na Muralha Ruína do TubarãoSharksbane Wall (unindo as torres de guarnição existentes) projetada como uma barreira de encontro às incursões Sahuagin, estendendo-se entre os Picos AkanaAkanapeaks no norte de Chessenta até o sul de Altumbel, e do sudoeste de Delthuntle até o clericado de Sashelas das ProfundezasDeep Sashelas, Trishina e Eadro.

Acontecimento Referente: a Seros

A Primeira Guerra de Seros

-9.839 CV até -9.833 CV

O florescente império dos Elfos alia-se com os Sereianos contra os Sahuagin do leste de Seros.

Acontecimento Referente: a Seros

-9.833 CV

Fim da Primeira Guerra de Seros

Esta guerra destrói o maior reino Sahuagin em “Fossa de SekolahSekolah’s Trench” (a Fossa de LopokTrench of Lopok). Guerras e as contendas continuam através dos séculos na tentativa de retardar ou parar a construção da Muralha Ruína do TubarãoSharksbane Wall.

Acontecimento Referente: a Seros

-9.800 CV

A Floresta YuirYuirwood é colonizada por um pequeno número de elfos verdes (Sy-Tel’Quessir) após a conclusão da Quarta Guerra da CoroaCrown War.

Acontecimento Referente: ao Oriente InalcansávelUnaproachable East, à Aglarond


As forças do Império Vyshantaar ocupam todos os reinos élficos (exceto Keltormir) desde a Floresta AltaHigh Forest de Aryvandaar até as sufocantes florestas meridionais de Ilythiir. Eles começam a colonização e o assentamento de Encontro EternoEvermeet.

Acontecimento Referente: aos Elfos


Uma grande força de elfos de Llewyrr escapa do continente opressivo e se reassenta em isolamento e segurança entre as montanhas das Ilhas MoonshaeMoonshae Isles. Sua nova terra torna-se Synnoria, batizada assim devido à rainha élfica que conduziu os Llewyrr até esta ilha santuário.

Acontecimento Referente: aos Elfos, às Moonshaes

-9.750 CV

O Riildath (onde hoje fica a Floresta RawlinsRawlinswood e a Floresta de LethyrForest of Lethyr) é colonizado por elfos da lua e elfos dourados de Shantel Othreier fugindo da perseguição do Vyshaan de Aryvandaar, tornando-se o reino de Lethyr. Os elfos de Riildath descobrem os horrores de Narathmault e resolvem para limpar a floresta para todos os N’Tel’Quess (não-elfos), de modo a protegê-los dos legados sórdidos de Ilythiir.

Acontecimento Referente: aos Elfos

Cerca de -9.600 CV

Ascensão das primeiras civilizações Drow no SubterrâneoUnderdark abaixo do sul Faerûn e a fundação das cidades Drow de Telantiwar e de Guallidurth.

Acontecimento Referente: ao SubterrâneoUnderdark


O assédio constante das forças Vyshantaar ao longo dos próximos cinco séculos ajuda a impedir que eles sejam anexados por Keltormir ou quaisquer outras terras.

Acontecimento Referente: aos Elfos

A Quinta Guerra da CoroaCrown War

-9.200 CV até -9.000 CV

A Primeira Proclamação da Côrte ÉlficaElven Court leva à revolta dos nobres de Aryvandaar, e a última Guerra da CoroaCrown War começa. A Côrte ÉlficaElven Court, os sacerdotes dos Seldarine e os Altos MagosHigh Mages escondidos há muito tempo restauram bolsões de resistência e liberdade em todo o Império Vyshantaar, fragmentando os exércitos e nobres para limitar sua organização.

Acontecimento Referente: aos Elfos

O Tempo da FundaçãoThe Founding Time/Era das Pessoas OrgulhosasAge of the Proud Peoples

-9.000 CV até -3.000 CV

Esta era sinaliza a ascensão de todas as civilizações humanoides, em um tempo em que a maioria dos Dragões e Gigantes foram derrubados e as guerras élficas já não pairavam sobre todos como uma ameaça. Os reinos élficos de Evereska e de Encontro EternoEvermeet crescem através da colonização junto com outros reinos, desde as terras humanas de Unther e de Coramshan até os reinos dos anões de Alta ShanatarHigh Shanatar e de Oghrann.

Acontecimento Referente: a Faerûn

Voltar para a Parte 5

Seguir para a Parte 7


Referências

BAKER, R.; BONNY, E.; STOUT, T. Lost Empires of Faerûn. Wizards of the Coast, 2005.
BAKER, R.; FORBECK, M.; REYNOLDS, S. K. Unapproachable East. Wizards of the Coast, 2003.
BOYD, E. L. Drizzt Do’Urden’s Guide to the Underdark. TSR, Inc., 1999.
GREENWOOD, E.; BOYD, E. L.; DRADER, D. Serpent Kingdoms. Wizards of the Coast, 2004.
GREENWOOD, E.; REYNOLDS, S. K.; WILLIAMS, S.; HEINSOO, R. Forgotten Realms: Os Reinos Esquecidos. Devir, 2002.
SCHEND, S. E. Sea of Fallen Stars. TSR, Inc. 1999.
SCHEND, S. E.; MELKA, K. Cormanthyr: Empire of the Elves. TSR, Inc., 1998.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s