Grande Cronologia dos Reinos – Parte 5

Por Daniel Bartolomei Vieira
Imagem de Topo, “Drizzt e Gwenhyvar”, por Todd Lockwood 

-11.500 CV

Wendonai, o Balor, é encarregado por Lolth a seduzir o clã Sethomiir, governantes dos Ilythiiri, a adorá-la, concedendo-lhes magias malignas.

Thearnytaar e Eiellur se aliam e declararam guerra contra Ilythiir, alegando o uso por parte dos Ilythiiri de fogo e destruição em massa muito mais do que os elfos do norte. Eles lutam de forma a defensiva, impedindo os Ilythiiri de avançar para o norte.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-11.450 CV

As Guerras do SabreSable Wars

Thearnytaar e Eiellur, com aliados mínimos de Keltormir e Shantel Othreier, invadem Ilythiir com a intenção de destruir ou reformar os elfos negros antes de mais reinos caírem. Mais da metade das suas forças são dizimadas pela magia distorcida dos elfos negros.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-11.400 CV

Eiellur cai, já que os Ilythiiri mais uma vez usam o fogo para destruir um inimigo e isolá-lo da ajuda. Os Ilythiiri são auxiliados por elfos verdes traidores, que acreditam que seus atos de apaziguamento podem ajudar a restabelecer a paz.

Acontecimento Referente: aos Elfos


Com o início das Guerras do SabreSable Wars e com a queda de Eiellur (juntamente com as Guerras da CoroaCrown Wars), um afluxo súbito de elfos entra no Mar InternoInner Sea forçam outros elfos para fora, para mares mais profundos e longe das águas costeiras. Isso inflama os primeiros grandes conflitos com Sereianos e Sahuagin.

Acontecimento Referente: a Seros

-11.300 CV

Fim da Primeira Guerra da CoroaCrown War

Miyeritar é conquistada por Aryvandaar.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-11.200 CV

Fim da Segunda Guerra da CoroaCrown War

Thearnytaar cai perante os selvagens e agora impenitentes elfos negros, que usam monstros escravizados e mortos-vivos para ocupar as florestas espinhosas e sufocantes. Ilythiir agora combate diretamente com o reino de Keltormir, ao longo de suas fronteiras leste e sul.

Acontecimento Referente: aos Elfos


Os reinos élficos de Eiellur, Orishaar, Syorpiir e Thearnytaar caem perante Ilythiir. Os Ilythiiri guerreiam com os elfos de Keltormir.

Acontecimento Referente: aos Elfos


Com outra grande migração de elfos para o Mar das Estrelas CadentesSea of Fallen Stars após a queda de Thearnytaar, os elfos marinhos se expandem militarmente para além da Bacia SelmalSelmal Basin e estabelecem os reinos e regiões de Coranthys, Tor Meraliir, Arrecife UllythanUllythan Reef e Ryeniir.

Acontecimento Referente: a Seros

-11.003 CV

Ascensão do Império Aryselmalyr

Coryselmal, a mais grandiosa das cidades dos elfos do mar de Selmyr (um reino élfico da Bacia SelmalSelmal Basin), torna-se a capital do Império Aryselmalyr sobre todos os reinos élficos do Mar InternoInner Sea.

Acontecimento Referente: a Seros


O calendário Aryselmalyr marca o Ano 1.

Acontecimento Referente: a Seros

Cerca de -11.000 CV

O enclave Illithid (devoradores de mente) de Oryndoll é criado por refugiados de Glyth, uma das estrelas errantes que circundam o mesmo sol que Toril.

Acontecimento Referente: ao SubterrâneoUnderdark

-11.000 CV

Taark Shanat, o Cruzadothe Crusader, e seus oito filhos, lideram um grande êxodo de Anões de Bhaerynden para um novo reino no ocidente. Estes emigrantes eventualmente tornam-se conhecidos como anões do escudo e estabelecem o grande império de Shanatar abaixo das terras de Amn, Tethyr, Calimshan e do Lago de VaporLake of Steam.

Acontecimento Referente: aos Anões

A Terceira Guerra da CoroaCrown War

-10.900 CV até -10.600 CV

Conflitos irrompem assim que os acordos finalmente falham entre Shantel Othreier e Aryvandaar. Os elfos de Aryvandaar são incentivados em sua agressão pelos caídos Malkizid.

Acontecimento Referente: aos Elfos

A Primeira Era de ShanatarFirst Age of Shanatar

-10.800 CV até -8.137 CV

Os anões do escudo registram a fundação de Alatorin como o começo da Primeira Era de ShanatarFirst Age of Shanatar.

Acontecimento Referente: aos Anões

-10.800 CV

As Guerras EncobertasThe Cloaker Wars

Os seguidores de Shanat são atacados pelos misteriosos habitantes de Rringlor Noroth, que se erguem das profundezas de um grande abismo em uma batalha pelo controle das cavernas de Alatorin. O Povo RobustoStout Folk eventualmente prevalece após Taark matar quatro dragões azuis que reivindicaram a Fenda de DhalnadarRift of Dhalnadar como seu território. O Trono de Crânio de DragãoWyrmskull Throne é criado usando os crânios dos quatro dragões azuis (alguns dizem que foi criado pelo deus anão Dumathoin). O antigo covil dos dragões é rebatizado como Salão Machado LuzenteBrightaxe Hall e o reino de Alatorin é fundado.

Acontecimento Referente: aos Anões

-10.750 CV

Um clã de elfos dourados e dois clãs de elfos da lua de Aryvandaar, juntamente com clãs de elfos dourados e da lua de outros reinos élficos, fogem de Vyshaan e estabelecem o reino de Ilodhar ao longo das margens ocidentais de um lago aninhado nas montanhas (onde hoje é o Lago de MiirLake of Miir).

Acontecimento Referente: aos Elfos

10.700 CV

Batalha do Teatro DivinoBattle of the God’s Theater

O Teatro DivinoGod’s Theater (onde hoje são as Terras de TunTunlands) a leste de Shantel Othreier, é o local de uma das maiores e mais custosas de todas as batalhas das Guerras da CoroaCrown Wars. Quase 70.000 elfos morrem nas mãos de outros Elfos e Orcs inimigos, assim que uma horda composta de 100.000 orcs cai sobre os Elfos já enfraquecidos pelo próprio combate. Aryvandaar ganha o dia e ocupa a metade norte de Shantel Othreier.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-10.600 CV

Fim da Terceira Guerra da CoroaCrown War

Aryvandaar conquista Shantel Othreier após a misteriosa morte do Coronal Ynloeth. Apenas Ardeep, um reino vassalo de Shantel Othreier, continua resistindo a Vyshaar. Combates de guerrilha e magos rebeldes surgem em partes de Miyeritar e nos territórios recém conquistados.

Acontecimento Referente: aos Elfos, a Fronteira SelvagemSavage Frontier

-10.500 CV

Os oito filhos de Taark Shanat partem para fundar seus próprios reinos nas cavernas ao norte (abaixo de onde hoje fica Tethyr e Amn). Devido ao fato de cada filho clamar ser um filho diferente de Moradin como uma divindade patrona, cada subreino torna-se intimamente ligado com a igreja de um determinado deus ou deusa dos anões.

Acontecimento Referente: aos Anões


O Desastre SombrioDark Disaster

Miyeritar é engolida por terríveis tempestades que reduzem toda a floresta e reino a um deserto estéril em um período de três meses. Embora nenhuma prova possa ser encontrada, muitos acreditam que os Altos MagosHigh Mages de Aryvandaar infligiram o Desastre SombrioDark Disaster em Miyeritar.

O choque sobre o Desastre SombrioDark Disaster estabelece um paz inquieta de quatro décadas, já que quase cada Elfo de Faerûn encolheu-se de horror e medo devido as devastações causadas pelas Guerras da CoroaCrown Wars.

Acontecimento Referente: aos Elfos

-10.460 CV

Aryvandaar finalmente conquista o reino élfico de Ardeep. Os Vyshaanti matam dois de seus governantes –Ilitharath e seu neto Tarosspur – durante os cem anos que levam para trazer Ardeep sob seu controle.

Acontecimento Referente: aos Elfos, a Fronteira SelvagemSavage Frontier

A Quarta Guerra da CoroaCrown War

-10.450 CV até -10.000 CV

O contra-ataque de Ilythiir para vingar Miyeritar vê o uso aberto dos poderes corruptos de Ghaunadar e de outros deuses malignos e sombrios pela primeira vez. A Quarta Guerra da CoroaCrown War termina com eventos cataclísmico em -10.000 CV.

Acontecimento Referente: aos Elfos

Voltar para a Parte 4

Seguir para a Parte 6


Referências

BAKER, R.; BONNY, E.; STOUT, T. Lost Empires of Faerûn. Wizards of the Coast, 2005.
BOYD, E. L. Drizzt Do’Urden’s Guide to the Underdark. TSR, Inc., 1999.
BOYD, L. B.; FORBECK, M. JACOBS, J. Races of Faerûn. Wizards of the Coast, 2003.
CORDELL, B. R.; KESTREL, G. F. M.; QUICK, J. Underdark. Wizards of the Coast, 2003.
GREENWOOD, E.; REYNOLDS, S. K.; WILLIAMS, S.; HEINSOO, R. Forgotten Realms: Os Reinos Esquecidos. Devir, 2002.
SCHEND, S. E. Calimport. TSR, Inc., 1998.
SCHEND, S. E. Sea of Fallen Stars. TSR, Inc. 1999.
SCHEND, S. E.; DONOVAN D. Empires of the Shining Sea. TSR, Inc., 1998.
SCHEND, S. E.; MELKA, K. Cormanthyr: Empire of the Elves. TSR, Inc., 1998.
SCHEND, S. E.; REID, M. Wyrmskull Throne. TSR, Inc., 1999.

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s