Pool of Radiance (jogo)

Jogos - Pool of Radiance (capa)
Capa do jogo Pool of Radiance

Produto: Pool of Radiance
Desenvolvedor: Strategic Simulations, Inc.
Editor: Strategic Simulations, Inc.
Arte de Capa: Clyde Caldwell
Tipo: Jogo eletrônico
Ano nos Reinos: 1.340 CV
Lançamento: 1988
Gênero: RPG
Modos de Jogo: Jogador único
Motor: Gold Box
Plataforma: Amiga, Apple II, Atari ST, C64, MS-DOS, Apple Macintosh, NES, PC-88, PC-98, Sharp X1
Mídia: 5 disquetes 51/4, 3 disquetes 31/2

Pool of Radiance (ou Poço de Radiância) é o primeiro jogo eletrônico de RPG, licenciado para o cenário de Forgotten Realms, e faz uso do conjunto de regras de AD&D.

Jogos - Pool of Radiance (tela inicial)
Imagem da tela de início do jogo Pool of Radiance

O acessório FRC1: Ruins of Adventure e o romance Pool of Radiance, publicados posteriormente ao lançamento do jogo, são baseados nele e compartilham do mesmo cenário e trama. O acessório (mas não o romance), faz uso da mesma arte de capa do jogo eletrônico, ilustrada por Clyde Caldwell.

Em Pool of Radiance, o jogador controla um grupo de até seis personagens que iniciam no 1º nível e podem, potencialmente, avançar até o 6º nível (no caso dos conjuradores), 8º nível (os guerreiros) ou 9º nível (os ladinos), conforme exploram as ruínas da cidade de Phlan, no Mar da LuaMoonsea e redondezas. As ruínas são exploradas em primeira pessoa, com o grupo movendo-se por um grid, embora o jogo seja convertido para terceira pessoa em uma visão isométrica quando se inicia o combate.

Esta é a primeira de muitas aventuras que usam o motor “Goldem Box” (chamado assim devido a cor da caixa onde o jogo vinha), e o início de uma série de quatro partes que se desenrola em Forgotten Realms. O poço do título se refere a um local místico nas profundezas do Castelo Valjevo, em Phlan, que confere poderes a Tyranthraxus, o monstro chefe do jogo.

A versão original do jogo era para MS-DOS, mas posteriormente foi lançada para outras plataformas da época, e vinha em uma caixa que continha um cartão com instruções para instalação rápida, um livreto de regras, um Diário do Aventureiro, um dispositivo com chave de segurança através de senha e os disquetes de instalação.

Caso alguém queira matar a saudade de Pool of Radiance ou jogá-lo pela primeira vez, saibam que ele se tornou um abandonware, ou seja, um software cujo desenvolvimento, distribuição e comercialização foi, por algum motivo, descontinuado. Você pode, por exemplo, baixá-lo aqui ou emulá-lo no seu computador aqui.


Fontes

Forgotten Realms Wiki. http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Pool_of_Radiance_(game). (27/11/2017).

RPG.net. https://index.rpg.net/display-entry.phtml?mainid=18008. (27/11/2017).

1 comentário Adicione o seu

  1. Bruno Baère disse:

    Outra opção é comprar no GOG, que acompanha os scans dos manuais, adventurer’s journal e do codificador usado como DRM no jogo.

    https://www.gog.com/game/forgotten_realms_the_archives_collection_two

    Desses jogos antigos, acho que o que mais joguei foi o Eye of the Beholder. Inclusive nesse réveillon, enquanto alguns preparavam o jantar, outros estavam reunidos em frente à TV enquanto tentávamos passar dos primeiros níveis dos esgotos de Waterdeep. Isso em um emulador de SNES rodando em um PS2

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s