Grande Cronologia dos Reinos – Parte 2

Por Daniel Bartolomei Vieira
Imagem de Topo, “Drizzt e Gwenhyvar”, por Todd Lockwood

-30.000 CV

Guerra dos SeldarineWar of the Seldarine

Araushnee é mandada para os Fossos da Teia DemoníacaDemonweb Pits, onde ela se torna a deusa-demônio Lolth.

Por sua traição, o solar Malkizid (que serviu a todos os Seldarine e foi seduzido a trair por Araushnee) é marcado (por uma ferida constantemente sangrando na testa, dando-lhe o título de “o Rei MarcadoBranded King“) e mandado para os Nove InfernosNine Hells por Corellon Larethian. Lá, ele rapidamente subiu na hierarquia do Inferno e logo controlou seu próprio domínio (embora, em algum momento mais tarde, ele tenha perdiso o favor para Asmodeus e tenha sido exilado nos Nove InfernosNine Hells para assumir residência na Fenda de SangueBlood Rift, o plano nativo dos yugoloths).

Acontecimento Referente: a Faerûn


O grande Deus gigante Annam, o Pai de Todosthe All-Father, casa-se com Othea, uma semideusa menor de Toril. A união deles produz oito crianças terrestres. Ostoria, o Reino ColossalColossal Kingdom, é fundada por Annam em homenagem a seus filhos.

Acontecimento Referente: a Faerûn


Os Impérios de Merrouboros em cerca de -29500 CV
Os império de Merrouboros, cerca de -29.500 CV

No sul, as primeiras civilizações humanas são devastadas pelo terrível Tarrasque, que os empurra para o sul do Mar NegroBlack Sea. As tribos Lopango, Eshowe, Thinguth e Tabaxi são conquistados, a sua cultura é absorvida pelo recém formado império de Katashaka. Somente os humanos do norte de Maztica, sob a proteção da serpente emplumada Qotal, escapam da escravização.

Acontecimento Referente: a Faerûn

Cerca de -29.500 CV

Guerra da Queda dos DragõesDragonfall War

Seguidores de Xymor atacam e matam Nagamat, incitando a Guerra da Queda dos DragõesDragonfall War, um conflito entre os seguidores de Bahamut e Tiamat que persiste até hoje.

Acontecimento Referente: a Faerûn

A Primeira Era de SerosThe First Epoch of Seros

Cerca de -29.000 CV até -14.000 CV

A Primeira Era (Tempo dos ComeçosTime of Beginnings) em Seros (os Mares InternosInner Seas) Todas as raças que vivem atualmente sob o Mar das Estrelas CadentesSea of Fallen Stars tomam às águas durante este período, algo que somente as baleias têm muito conhecimento. Esta era termina com a migração élfica para Seros, e sua ascensão ao poder.

Acontecimento Referente: a Faerûn

Cerca de -28.000 CV

O Reino ColossalColossal Kingdom atinge seu auge, estendendo-se por toda Faerûn, desde as Terras FriasCold Lands até a Orla de VilhonVilhon Reach.

Acontecimento Referente: a Faerûn

-27.500 CV

Merrouboros em cerca de -27500 CV
Merrouboros, cerca de -27.500 CV

Durante os próximos quatro mil anos, uma sucessão de impérios dracônicos dominam o centro de Merrouroboros. Notável entre estes impérios é o Domínio de AtranjikheraDemesne of Atranjikhera, governado pelo dragão terrestre do deserto Argissthilliax. A regência do império desta terra desolada foi dura.

Enquanto os impérios dos dragões aumentavam e diminuíam, as tribos gigantes se uniram mais uma vez e se espalharam para cobrir a maior parte do nordeste Merrouroboros. O Reino ColossalColossal Kingdom, como ele veio a ser conhecido, é dividido em várias regiões, uma para cada tribo jotunbrud, Vilmos, Nícias, Ruk, Ottar, Masud, Obadai, Dunmore e Lanaxis. Voninheim é construída como a capital Ostoriana.

Acontecimento Referente: a Faerûn


Em Katashaka, o aperto do Tarrasque sobre a humanidade se afrouxa, permitindo que os povos da estepes sejam pioneiros no uso dos cavalos. Este desenvolvimento aprimora seu estilo de vida nômade, dando às tribos humanas velocidade e mobilidade suficientes para gerenciar grandes rebanhos sobre vastas distâncias.

Acontecimento Referente: a Faerûn

Cerca de -27.000 CV

Continuando o seu trabalho para minar a regência dos dragões, os FeéricosFey abrem novos portais permitindo que os primeiros Elfos a migrem para Toril. Estes primitivos elfos verdes adoram os deuses de Faerie (não os Seldarine, que eram desconhecidos neste momento). Embora a maioria dos elfos verdes estejam satisfeitos em permanecer em pequenas tribos dispersas, um grupo conhecido como o Ilythiiri negocia com os dragões e começa a construir um pequeno reino no sul. A grande capital Ilythiiri em Atorrnash permanece como um farol brilhante da cultura dos elfos por milênios.

Acontecimento Referente: a Faerûn

Guerra de Mil AnosThousand Year War

-26.000 CV até -25.000 CV

Um avatar da divindade dracônica Garyx leva os dragões vermelhos em batalha contra os gigantes de Ostoria. Eventualmente, todo o povo dracônico é arrastado para o conflito, que se desenrola por mil anos. Após a sua conclusão, Ostoria encolhe para apenas uma sombra do que era antes. O Reino ColossalColossal Kingdom ocupa agora somente a borda mais setentrional do continente (onde hoje ficam a Grande GeleiraGreat Glacier e as Terras FriasCold Lands).

Acontecimento Referente: a Faerûn

Cerca de -26.000 CV

Othea, a mãe do povo gigante, consuma uma série de casos insatisfatórios com vários poderes, como Vaprak, o pai da raça dos ogros.

Acontecimento Referente: a Faerûn

Cerca de -25.500 CV

Othea começa um caso com Ulutiu, um deus marinho menor da Fronteira SelvagemSavage Frontier. A união de Othea e Ulutiu finalmente produz quatro filhos: Firbolg, Verbeeg, Voadkyn e Formorian.

Acontecimento Referente: a Faerûn

-25.500 CV

Primeira Fúria dos DragõesRage of Dragons

Em uma cidadela recém construída nos confins mais ao norte de Toril, os elfos criam o mythal da Fúria DracônicaDracorage mythal. Vinculado ao aparecimento da Estrela Matadora de ReisKing-Killer Star, o mythal da Fúria DracônicaDracorage mythal incita a Fúria dos DragõesRage of Dragons, uma loucura que leva todos os dragões a uma destruição irracional, bem como os volta contra a sua própria prole. O reinado dracônico começa a desaparecer a partir deste ponto.

Acontecimento Referente: a Faerûn

Cerca de -25.400 CV

Fugindo da destruição do reino insular de Tintageer em seu mundo natal de Faerie, um pequeno grupo de elfos dourados liderado pelo jovem príncipe Durothil, conjura uma adivinhação para encontrar seu novo lar – no mundo de Toril – e, em seguida, cria um portal que os conduz até lá. Os refugiados nomeiam sua nova casa de Faerûn, a Terra ÚnicaOne Land, e o nome de Merrourboros desaparece na história. Integrando-se nas comunidades nativas dos elfos verdes, os descendentes dos elfos dourados de Tintageer tornam-se conhecidos como elfos do sol, enquanto os descendentes do único elfo prateado refugiado, Sharlario Flor LunarSharlario Moonflower, tornam-se conhecidos como elfos da lua. No final do primeiro milênio desde a sua chegada, os elfos da lua e do sol construíram grandes cidades que rivalizavam com a antiga Atorrnash.

Acontecimento Referente: a Faerûn

Cerca de -25.100 CV

Sharlario Flor LunarSharlario Moonflower e seu filho Cornaith visitam a cidade dos elfos negros de Atornash, no sul. Durothil toma um dragão de prata como montaria e se torna o primeiro cavaleiro de dragãodragonrider. Mais tarde, Durothil é morto em batalha pelo dragão vermelho Mahatnartorian, conhecido pelos elfos verdes como Mestre das MonatanhasMaster of the Mountains.

Acontecimento Referente: a Faerûn

Cerca de -25.000 CV

As primeiras menções ao Forte Presa de FerroIronfang Keep, uma fortaleza construída sobre os penhascos do Rio AlvoWhite River com vista para o Mar dos DragõesDragons’ Sea (onde hoje fica o Mar da LuaMoonsea) aparecem em lendas dracônicas.

Acontecimento Referente: ao Mar da LuaMoonsea


Fim da Guerra de Mil AnosThousand Year War

Ostoria chega a uma trégua com os dragões e o reinado dos gigantes chega ao fim. Ostoria encolhe até ser apenas uma sombra do seu passado. O Reino ColossalColossal Kingdom ocupa agora somente a borda mais setentrional do continente (onde hoje ficam a Grande GeleiraGreat Glacier e as Terras FriasCold Lands).

Acontecimento Referente: a Faerûn

-25.000 CV

As Guerras Sagradas dos DragõesDraco Holy Wars

Merrouboros em cerca de -25500 CV
Merrouboros, cerca de -25.500 CV

Rapidamente após a trégua com os gigantes que encerrou a Guerra de Mil AnosThousand Year War, uma seita de dragões de prata lança um ataque furtivo contra os dragões de ouro reivindicando o único favor divino da divindade Asgorath. Os deuses retaliam contra os dragões de prata, os dragões verdes atacam os dragões vermelhos, e logo toda o povo dragão é arrastado para o conflito. Com suas fileiras já esgotadas pela guerra com os gigantes, este conflito de 500 anos é suficiente para diminuir significativamente a população de dragões em Toril e realmente ameaçá-los de extinção.

Acontecimento Referente: a Faerûn

Cerca de -24.500 CV

As comunidades de elfos do sol e da lua constroem grandes cidades que rivalizam com a magnificência da antiga Atorrnash. O cidade dos elfos do sol de Occidian é anunciada como o centro da música e dança élficas, enquanto a cidade dos elfos da lua de Sharlarion é incomparável como a encruzilhada do comércio.

Acontecimento Referente: a Faerûn


Kobolds e Urds se tornam os primeiros das crias dracônicas.

Acontecimento Referente: a Faerûn

Cerca de -24.400 CV

A atenção de Lolth é atraída para Toril pela primeira vez assim que a elfa da lua Kethryllia enfrenta seus asseclas no Abismo antes de voltar para casa em Faerûn.

Acontecimento Referente: a Faerûn

Voltar para a Parte 1

Seguir para a Parte 3


Referência

BOYD, E. L. Powers and Pantheons. TSR, Inc., 1997.
CUNNINGHAM, E. Evermeet: Island of Elves. TSR, Inc., 1998.
GREENWOOD, E.; BOYD, E. L.; DRADER, D. Serpent Kingdoms. Wizards of the Coast, 2004.
JAMES, B. R.; GREENWOOD, E. The Grand History of the Realms. Wizards of the Coast, 2007.
SCHEND, S. E.; MELKA, K. Cormanthyr: Empire of the Elves. TSR, Inc., 1998.
TERRA, J. The Moonsea. TSR, Inc., 1995.
WINNINGER, R. Giantcraft. TSR, Inc., 1995.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s