Waterdeep and The North

Acessórios - Waterdeep and The North (capa)
Capa de Waterdeep and The North

Produto: Waterdeep and The North – TSR9213 (FR1)
Autores: Ed Greenwood
Arte de Capa: Keith Parkinson
Arte Interna: Chris Miller
Editora: TSR, Inc.
Tipo: Acessório
Ano nos Reinos: 1.357 CV
Lançamento: Outubro de 1987
Páginas: 64 (brochura)
Série: Série FR
Seguida por: Moonshae

Waterdeep and The North (ou Águas Profundas e O Norte) é o primeiro acessório suplementar lançado para Forgotten Realms após o lançamento do Forgotten Realms Campaign Set.

Waterdeep and The North apresenta uma visão geral da cidade de Águas ProfundasWaterdeep e da Fronteira SelvagemSavage Frontier, contendo descrições específicas para 281 locais em Águas ProfundasWaterdeep, descrições detalhadas de 42 guildas da cidade, informações e heráldica sobre 78 famílias nobres e perfis de 43 PdMs e os locais onde eles comumente podem ser encontrados na cidade ou n’O NorteThe North. Além disso, o suplemento acompanha um mapa de 84 x 53 cm de Águas ProfundasWaterdeep, contendo os nomes das maiorias das ruas e uma representação do porto.

Origens. A Costa da EspadaSword Coast é a região mais antiga dos Reinos Esquecidos, descoberta por Ed Greenwood em 1966 quando ele começou a escrever ficções sobre a área. Quando Greenwood começou a narrar jogos de D&D nos Reinos em 1978, a Costa da EspadaSword Coast também se tornou seu primeiro cenário de aventuras: a Companhia dos Aventureiros EnsandecidosCompany of Crazed Venturers fundou sua carreira na exploração da infame masmorra de Montanha SubtarrâneaUndermountain (e na anexa Masmorra da CriptaDungeon of the Crypt) na cidade de Águas ProfundasWaterdeep, antes de se aventurar pelo NorteNorth.

Quando Greenwood vendeu seu gigantesco cenário de Forgotten Realms para a TSR, Águas ProfundasWaterdeep já era quase uma cidade totalmente detalhada. Parecia ser um excelente local para começar a descrever os Reinos, portanto a TSR perguntou a Greenwood para transformá-la em um suplemento para o cenário.

Introduzindo a Série FR. Antes da publicação de Waterdeep and the North, houveram cinco livros publicados para o cenário, todos publicados mais cedo naquele ano de 1987 (a aventura Desert of Desolation, o romance Darkwalker on Moonshae, a caixa do cenário Forgotten Realms Campaign Set, a aventura The Bloodstone Wars, e a recém lançada aventura para iniciante Under Illefarn). Além disso nos anos anteriores de 1985 e 1986, haviam sido lançados outros três suplementos (as aventuras Bloodstone Pass, The Mines of Bloodstone e Treasure Hunt).

A ideia dos romances dando suporte aos lançamentos de jogos era algo relativamente novo, mas de modo geral a forma da TSR dar suporte aos seus cenários era outro: lançar o cenário e um monte de aventuras. Entretanto, a TSR decidiu fazer algo totalmente novo com os Reinos: eles optaram por criar uma série de livros com características geográficas que expandiam a descrição do mundo com mais detalhes.

Antes de 1987, era possível contar esse tipo de suplemento com os dedos de uma mão. Havia o original World of Greyhawk em duas edições (de 1980 e 1984), algo sobre Krynn no Dragons of Mystery (de 1985), o extensamente detalhado Lankhmar: City of Adventure (de 1985) e alguma informação sobre Kara-Tur no Oriental Adventures (de 1985) e no Swords of the Daimyo (de 1986).

Entretanto as coisas começaram a mudar a partir de 1987. Tudo começou com os suplementos geográficos do Known World, começando com The Grand Duchy of Karameikos (de 1987). Ao mesmo tempo, com o material que Greenwood tinha dos Reinos, a TSR percebeu que havia mais material que até mesmo os antigos cenários, como Greyhawk ou Blackmoor. A combinação destes fatos levou a TSR a produzir uma linha de suplementos geográficos para os Reinos também. Assim nasceu a Série FR.

Informação Demais. Greenwood alertou a TSR desde o começo que Águas ProfundasWaterdeep era uma cidade grande, não somente uns prediozinhos e um par ou dois de mapinhas. Ele lhes disse também que a parte referente ao NorteNorth dificilmente caberia em apenas um suplemento. Quando por fim ele entregou o manuscrito ultrapassando o limite de contagem de palavras, ele sugeriu que este fosse editado com fontes menores.

A seção das guildas no suplemento é, de fato, editado com fontes menores. O restante do suplemento é editado como o padrão da época. Entretanto, conforme Greenwood havia previsto, não houve muito espaço para o NorteNorth. A seção possui uma breve introdução da página 3 a 10, mas o restante do livro cobre propriamente somente Águas ProfundasWaterdeep.

Em vez disso, alguma informação sobre o NorteNorth apareceu no artigo Welcome to Waterdeep, publicado na revista Dragon nº 128 (de dezembro de 1987), enquanto o restante foi apresentado por Paul/Jennell Jaquays no suplemento Savage Frontier (de 1988).

Sobre o Mapa. O mapa original de Greenwood para Águas ProfundasWaterdeep era enorme, tão grande que uma miniatura de 76 mm caberia proporcionalmente dentro de um dos edifícios. Greenwood frequentemente arranjava o mapa durante os jogos, usando figuras individuais para representar grupos tais como os PJs e a Guarda da CidadeCitu Watch.

Para entregar o mapa para a TSR, Greenwood xerocou o mapa pedaço por pedaço na biblioteca onde trabalhava. Jeff Grub, então, o juntou usando boa parte dos cubículos que os desenvolvedores e editores ocupavam na sede da editora, inclusive bloqueando o acesso aos banheiros.

A História de Livros Sobre Cidades. Waterdeep and the North foi o segundo livro sobre cidades da TSR, seguindo Lankhmar: City of Adventure (de 1985). Com o aumento da indústria do RPG, a TSR começou a trilhar esse caminho, pois outras editoras já haviam lançado produtos semelhantes.

Expandindo os Reinos. A Costa da EspadaSword Coast já havia recebido alguma atenção em Under Illefarn (de 1987), que ocorria ao sul de Vau da AdagaDaggerford. Enquanto isso, Greenwood já havia mencionado brevemente Águas ProfundasWaterdeep há algum tempo na revista Dragon nº 62 (de junho de 1982). Entretanto, Waterdeep and the North foi de fato a primeira vez que o mundo conheceu Águas ProgundasWaterdeep e alguns de seus PdMs – incluindo o líder criminoso Xanathar, que também aparece na capa, demonstrando o amor de Greenwood por observadores.

História Futura. Águas ProfundasWaterdeep foi extensivamente detalhada ao longo dos anos. a caixa de mapas de City System (de 1988) foi alegadamente criada porque um executivo da TSR ficou impressionado de ver Grubb trabalhando com aqueles mapas originais, estendidos no chão. Posteriormente, outros livros sobre Águas ProfundasWaterdeep incluem Volo’s Guide to Waterdeep (de 1993), City of Splendors (de 1994), City of Splendors: Waterdeep (de 2005) e o romance City of Splendors (também de 1985).

 

Informações da contracapa do produto:

O NorteThe North… uma terra de montanhas e densas florestas que escondem muitas criaturas hostis aos homens (que estão assentados por aqui, porém esparsamente). Muitas masmorras e ruínas também existem nos ermos Nortenhos, relíquias dos antigos esplendores dos reinos dos anões, agora perdidos e abandonados, e de prévios e caídos reinos dos homens.

Águas ProfundasWaterdeep… uma encruzilhada do mundo, a Cidade dos EsplendoresCity of Splendors. Aqui há riquezas e bens a cada canto dos Reinos, intrigas e contendas e pessoas importantes de todo o tipo e influência. Das muitas torres pinaculadas do Palácio de PiergeironPiergeiron Palace, até os becos cheios de lixo “das Docasthe Docks”, este livro introduz você na viva e sempre mutável cidade de Águas ProfundasWaterdeep e, a partir disso, lhe sugere muitas aventuras.

Conheça as vistas, o agito e as intrigas – encontre-se com os poderosos e famosos – encha seus olhos com tesouros fabulosos. Ouça contos nas tavernas que podem ser ouvidos em qualquer lugar do mundo – porém mantenha suas armas prontas e sua mente afiada. Ah! E acima de tudo… desfrute sua estada.”


Fontes

Forgotten Realms Wiki. http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/Waterdeep_and_the_North. (12/11/2017).

RPG.net. https://index.rpg.net/display-entry.phtml?mainid=2244. (12/11/2017).

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s