The Bloodstone Wars

Aventura - The Bloodstone Wars (capa)
Capa de The Bloodstone Wars

Produto: The Bloodstone Wars – TSR9200 (H3)
Autores: Douglas Niles e Michael Dobson com Ed Greenwood
Arte de Capa: Larry Elmore
Arte Interna: Graham Nolan
Editora: TSR, Inc.
Tipo: Aventura
Ano nos Reinos: ??
Lançamento: Julho de 1987
Páginas: 32 (brochura)
Série: Série H
Antecedida por: The Mines of Bloodstone
Seguida por: The Throne of Bloodstone

The Bloodstone Wars (ou As Guerras da Pedra Sangrenta) é uma aventura para a 1ª edição de Advanced Dungeons & Dragons. Ela foi publicada em 1987, o mesmo ano em que Forgotten Realms tornou-se um cenário de campanha oficial da TSR, e foi uma das primeiras aventuras dos Reinos Esquecidos. Assim como os títulos antecessores da série Bloodstone Pass Saga, esta aventura apresenta as regras do Battlesystem.

The Bloodstone Wars é a terceira parte de quatro da Série H, também chamada de Bloodstone Pass Saga. Desenvolvida para personagens de níveis 17-20, a aventura coloca os personagens jogadores no papel de regentes de um baronato em guerra, misturando as aventuras tradicionais de AD&D com cenários desenvolvidos para as regras de miniaturas do Battlesystem. Os personagens jogadores têm que lidar com os perigos das minas, transpostar as pedras sangrentasbloodstones até o mercado, sobreviver a um ataque de assassinos, guerrear em cinco batalhas diferentes e caçar o líder dos assassinos em uma tradicional exploração de masmorra.

Sobre a Capa. Embora The Bloodstone Wars não faça uso do logo do Battlesystem em sua capa, ele reutiliza a arte do Battlesystem Fantasy Combat Supplement (de 1985).

Origens I: A Série H. The Bloodstone Wars dá continuidade à Série H, que tornou-se a saga de nível alto de Bloodstone Pass. os níveis de aventura deste volume novo são ainda maiores (agora ultrapassando o 20º nível), e continua sendo os reflexos de uma guerra. Na verdade, o quociente guerra nesta terceira aventura aumentaram consideravelmente. Esta aventura é mais parecida com Bloodstone Pass (de 1985), onde a guerra é pré-requisito, do que The Mines of Bloodstone (de 1986), onde ela era opcional.

Origens II: Os Reinos. Embora a capa de The Bloodstone Wars se pareça com uma aventura de D&D genérica, a contracapa revela algo mais. O familiar logo de Forgotten Realms está ali, revelando que saga Bloodstone Pass havia se tornado parte de um novo cenário de campanha que estava sendo lançado simultaneamente com o Forgotten Realms Campaign Set (de 1987).

Para solidificar esta conexão, a TSR trouxe o criador dos Reinos, Ed Greenwood, para contribuir com a nova aventura. Ou algo do tipo. Na verdade, o que Douglas Niles e Michael Dobson fizeram foi introduzir a ameaça de tentativas de assassinato ao módulo. Isso permitiu que eles incorporassem The Assassin’s Run, uma aventura que Ed Greenwood havia escrito na revista Dragon nº 62 (de agosto de 1982). Dizem que a inclusão da aventura foi um “espanto completo” quando Greenwood ficou sabendo sobre isso posteriormente.

Metáforas de Aventura. The Bloodstone Wars é uma mixórdia. Há uma variedade de encontros episódicos, algumas batalhas e exploração de masmorra. O resultado é uma integração de interpretação com combate de miniaturas – e possivelmente mais integração do que a primeira aventura, Bloodstone Pass.

Metáforas de Aventura: Battlesystem. A guerra em The Bloodstone Wars começa com as tropas sendo treinadas – e continua com a metáfora da preparação antes da guerra começar. A guerra em si é muito bem arranjada, com um fluxograma que revela como e quando se mover nas várias batalhas.

Explorando os Reinos. Como a primeira aventura a ostentar o logo de Forgotten Realms, The Bloodstone Wars representa uma das primeiras chances de explorar o mundo do cenário de fato. Ainda assim, não há muito material de pano de fundo na aventura, a menos que você considere que o uso do logo também incorpore todo o pano de fundo do cenário encontrado nas duas aventuras anteriores da série.

Os poucos detalhes sobre Arcata, um dos ducados de Damara, oferecem a maior expansão para este rincão dos Reinos. Vaasa também tem um papel importante pela primeira vez (principalmente porque Damara e Vaasa enviam exércitos para Pedra SangrentaBloodstone, criando a guerra que dá nome ao título da aventura).

PdMs de Nota. Orcus continua a trabalhar nas sombras, mas ele está trabalhando principalmente através de uma marionete, o Bruxo-ReiWitch King de Vaasa.

Informações da contracapa do produto:

Que papel obscuro teve Orcus, o Príncipe dos Mortos-vivos, na invasão aos pacíficos Damaranos? E qual o interesse do Avô dos AssassinosGrandfather of Assassins no minúsculo baronato de Passo da Pedra SangrentaBloodstone Pass?

Nesta aventura, seus personagens jogadores herdam um baronato inteiro – junto com a recém-aberta mina que produz uma imensa riqueza. Riqueza essa suficiente para atrair a perigosa atenção de seus vizinhos… riqueza essa suficiente para atrair a atenção do Bruxo-Rei de VaasaWitch-King of Vaasa… e do próprio Orcus.

Agora, seu pequeno baronato é o ponto central de uma guerra que ameaça engolir por completo os Reinos Esquecidos. Lidere e defenda-se contra a invasão das malignas e mercenárias forças do aterrorizante reino de Vaasa.

Um enorme mapa colorido da região tornará seu reino ainda mais vivo. Selvagens e nevados cenários de Battlesystem (com opções, caso você não esteja utilizando miniaturas) lhe darão um alcance mais extenso e intenso do campo de batalha!

Venha descobrir porquê o jogo de AD&D de níveis altos pode ser muito mais do que esmagar monstros. O Exército de Passo da Pedra SangrentaArmy of Bloodstone Pass quer você!


Fontes

DM’s Guild. http://www.dmsguild.com/product/17044/H2-The-Mines-of-Bloodstone-1e?term=bloodstone&test_epoch=0&it=1. (16/02/2018)
Forgotten Realms Wiki. http://forgottenrealms.wikia.com/wiki/The_Bloodstone_Wars. Em 29/10/2017.
RPG.net. https://index.rpg.net/display-entry.phtml?mainid=3797. Em 29/10/2017.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s