Facções de Chult, Parte II

por Augusto Ballalai e Daniel Bartolomei Vieira
Arte de Topo, “Perigos na Selva”, por Vincent Price

Ordem da ManoplaOrder of the Gauntlet

Ordem da ManoplaOs membros da Ordem da ManoplaOrder of the Gauntlet visam proteger as pessoas do vandalismo e da vilania. Eles alinham seus feitos com divindades como Torm, Helm e Tyr, que representam força, justiça e coragem.

Em Chult, a ordem tem investido muitos recursos no combate às hordas de mortos-vivos infestando as selvas. De modo a executar sua missão, eles construíram um acampamento que chamaram de Acampamento JustiçaCamp Righteous, que foi destruído pelos mortos-vivos, somente para construírem um novo posto avançado, chamado Acampamento VingançaCamp Vengeance. Infelizmente, sob o comando de um nobre não muito eficiente, um homem chamando Niles Quebra-OssoNiles Breakbone, o acampamento tem passado por sérias dificuldades.

Embora os membros da Ordem da ManoplaOrder of the Gauntlet sejam incontestavelmente corajosos, suas explorações têm fracassado diante das condições impostas pelas características da selva.

Punho FlamejanteFlaming Fist

Punho FlamejanteA cidade de Portal de BaldurBaldur’s Gate, na Costa da EspadaSword Coast possui sua própria companhia mercenária aquartelada lá, extremamente leal, o Punho FlamejanteFlaming Fist.

Em Chult, a companhia mantém uma fortaleza em Forte BeluarianFort Beluarian, a partir de onde enviam patrulhas para a selva com a intenção de pacificar o território e reclamar tesouros encontrados. Eles já foram bem-sucedidos em saquear a cidade de Mezro e agora estão querendo fazer o mesmo em Omu. Entretanto, ainda não conseguiram localizar a cidade perdida. Eles acreditam que a cidade fique ao sul do Lago Luo, a entre os Picos de ChamaPeaks of Flame e o Vale das AtrocidadesValley of Dread. Devido à distância, eles têm aceito aventureiros para conduzir as explorações iniciais, preferindo se deslocar até lá quando houver certa de sua localização.

A líder do Punho FlamejanteFlaming Fist é a chama (equivalente ao título de major) Liara Portyr, que possui total autonomia em Chult, respondendo apenas ao Grande Duque Ulder Ravengard de Portal de BaldurBaldur’s Gate. Devido sua intenção de chegar até Omu, ela irá apoiar que alguns de seus mercenários acompanhe qualquer aventureiro ou explorador que tenha a intenção de ir naquela direção.

Sociedade YtepkaYtepka Society

Ytepka Society Iron TokenTambém conhecida como Sociedade Triceratops, a Sociedade YtepkaYtepka Society tem como base a cidade de Porto NyanzaruPort Nyanzaru. A sociedade tem como objetivo evitar que pessoas ou grupos abusem do poder e interfira no curso natural das coisas. Embora alguns de seus objetivos se sobreponham aos dos HarpistasHarpers e do Enclave EsmeraldaEmerald Enclave, seus membros são exclusivamente Chultanos.

Há muitos anos a Sociedade YtepkaYtepka Society era um instrumento que visava libertar Porto NyanzaruPort Nyanzaru das mãos dos poderes estrangeiros e facilitar o comércio dos mercadores Chultanos. Hoje, a sociedade tenta impedir que os Zhentarim e outras facções assumam o controle do poder e ganhem alguma influência. A sociedade também luta contra a presença de piratas. Quando alguém recebe um símbolo de ferro que ostenta o desenho de um triceratops, significa que cometeu um grande mal a Chult ou está prestes a cometer. A esta pessoa cabe mudar sua atitude ou corrigir seu erro, caso contrário, os próprios mercadores lhe entregarão a punição que acharem adequada.

O número de membros da sociedade é pequeno e eles não anunciam sua filiação abertamente, identificando-se através de um gesto com as mãos, três dedos da mão esquerda erguidos de forma a representar os três chifres do triceratops.

Zhentarim

ZhentarimConhecidos como a Rede NegraBlack Network, os Zhentarim operam nas sombras para expandir sua influência de poder por toda Faerûn, embora publicamente a organização se apresente benigna. O objetivo de seus membros é acumular riqueza e poder através de quaisquer meios, custe o que custar. Para eles, tudo e todos têm um preço.

A influência dos Zhents em Chult é grande, pois foram contratados pelos príncipes mercantes de Porto NyanzaruPort Nyanzaru como uma força militar para proteger as muralhas da cidade e uma força mercenária para proteger suas operações na selva, que incluem caça, extração de madeira e mineração.

Usando isso como desculpa e o dinheiro da cidade, eles montaram seus próprios campos de exploração pela floresta, extraindo muitos dos tesouros para si. Além disso, vários de seus espiões descobriram que Artus Cimber está em Chult e em posse de um artefato poderoso.

Confira a primeira parte deste artigo em Facções de Chult, Parte I.


Referências

PERKINS, C.; DOYLE, W.; WINTER, S. Tomb of Annihilation. Wizards of the Coast, 2017.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s