O Tempo nos Reinos

por Brian R. James, a partir do Grand History of the Realms
traduzido e adaptado por Daniel Bartolomei Vieira

“Estas coisas também tenho observado: que o conhecimento do nosso mundo é para ser alimentado como uma flor preciosa, pois é a coisa de maior valor que temos. Portanto, guarda a palavra escrita e ouça as palavras não escritas – e registre-as antes que desapareçam… Então, aprenda bem as artes da leitura, da escrita e ouça verdadeiramente, e conduzi-lo-ão à arte maior de tudo: a compreensão”.

– Alaundo do Forte da Vela(Alaundo of Candlekeep)

Um ano nos Reinos consiste em 365 dias: 12 meses de exatamente 30 dias cada (devido à lua única e seus seguidores), mais cinco dias que caem entre meses. Estes dias são ocasiões especiais. O ano bissexto é mantido puramente para conveniência social, e fornece um sexto dia especial que é usado como a base para acordos a longo prazo e tais contratos e atividades.

Os meses são subdivididos em três períodos de dez dias. Estes são conhecidos variadamente como dias, dezenas, semanas, domens, hyrars ou cavalgadas por todos os Reinos Esquecidos. Embora cavalgadas seja o termo padrão usado em Cormyr e nas Terras dos Vales(Dalelands), este texto usará o termo semanas para evitar confusão. Não há um conjunto padrão de nomes de dias. Os dias da semana diferem de região geográfica para região, e geralmente têm uma conotação religiosa.

Embora os meses que componham um ano sejam padronizados, o sistema de contagem dos anos varia de lugar para lugar. Geralmente, os anos são numerados devido algum evento de grande significado político ou religioso. Cada nação ou região possui culturas com histórias únicas, e assim, diferentes cômputos. O sistema de nomenclatura dos meses é chamado assim devido seu criador, o mago morto há muito tempo Harptos de Kaalinth, e é usado em todo o norte.

O Calendário de Harptos


O calendário é resumido na tabela O Calendário de Harptos, adiante. O nome de cada mês é seguido por uma descrição coloquial desse mês, mais o mês aproximadamente correspondente do calendário Gregoriano entre parênteses (com as estações do ano correspondendo ao nosso hemisfério norte). Dias especiais são listados quando ocorrem entre meses e aparecem em itálico. Cada dia especial é descrito na seção “Dias Especiais do Calendário”, mais adiante.

Ordem Nome Descrição Coloquial Mês Gregoriano
1 Martelo(Hammer) Inverno Profundo(Deep Winter) Janeiro

Feriado Anual: O Festival de Inverno(Midwinter)

2 Alturiak A Garra do Inverno(Claws of the Cold) Fevereiro
3 Ches A Garra do Crepúsculo(Ches of the Sunsets) Março
4 Tarsakh A Garra das Tempestades(Tarsakh of the Storms) Abril

Feriado Anual: O Festival do Plantio(Greengrass)

5 Mirtul O Degelo(The Melting) Maio
6 Kythorn A Época das Flores(The Time of Flowers) Junho
7 Lei da Chama(Flamerule) Maré de Verão(Summertide) Julho

Feriado Anual: O Festival de Verão(Midsummer)/O Encontro dos Escudos(Shieldmeet) – quadrienal

8 Eleasias Alto Sol(Highsun) Agosto
9 Eleint O Desvanecer(The Fading) Setembro

Feriado Anual: O Festival da Colheita(Highharvestide)

10 Marpenoth Queda da Folhagem(Leafall) Outubro
11 Uktar O Apodrecer(The Rotting) Novembro

Feriado Anual: O Festival da Lua(The Feast of the Moon)

12 Nightal A Nevasca(The Drawning Down) Dezembro

Dias Especiais do Calendário

O Festival de Inverno(Midwinter). O Festival de Inverno(Midwinter) é conhecido oficialmente em Cormyr como o Grande Festival de Inverno. É uma festa onde, tradicionalmente, os senhores de terras locais planejam o ano que virá, renovam alianças e enviam presentes de boa vontade. Para as pessoa comuns por todos os Reinos, este é o Dia do Morto do Inverno, a metade da pior estação do frio.

O Festival do Plantio(Greengrass). O Festival do Plantio(Greengrass) é o início oficial da Primavera, um dia de relaxamento. As flores que foram cultivadas com cuidado nos quartos dos fortes e dos templos durante o inverno são abençoadas e lançadas sobre a neve para trazer o viçoso crescimento durante a estação por vir.

O Festival do Verão(Midsummer). O Festival do Verão(Midsummer), chamado de Noite do Festival de Verão ou Longa Noite, é um tempo de festa, música e amor. Em uma cerimônia realizada em algumas terras, donzelas solteiras são liberadas na floresta e “caçadas” pelos seus pretendentes ao longo da noite. Os noivados são realizados tradicionalmente nesta noite. É muito raro, de fato, o clima estar ruim durante esta noite – o clima ruim é considerado um presságio muito ruim, geralmente visto como um presságio de fome ou praga.

O Festival da Colheita(Highharvestide). O Festival da Colheita(Highharvestide) anuncia a vinda do outono e da colheita. É uma festa que muitas vezes continua durante toda a colheita, pois os alimentos estão sempre à mão para aqueles que vêm dos campos. Há muita viagem após o festival, como já que comerciantes, emissários da corte e peregrinos fazem se adiantam antes do pior da lama chegar e a neve congelar a chuva.

O Festival da Lua(The Feast of the Moon). Este festival, também chamado Festa da Lua, é o último grande festival do ano. Ele marca a chegada do inverno e é também o dia em que os mortos são homenageados. Sepulturas são abençoadas, o Ritual de Recordação é realizado e os contos dos feitos daqueles que se foram são contados durante a noite. Muito é dito sobre heróis e tesouros e cidades subterrâneas perdidas.

Guerras, a propósito, são muitas vezes, mas nem sempre, disputadas após a colheita ser feita, durando tanto o quanto o clima permitir. A maior parte da luta ocorre no mês de Uktar, e a praticidade irônica do Festival da Lua é prontamente aparente.

O Encontro dos Escudos(Shielmeet). Uma vez a cada quatro anos, um outro dia é adicionado ao ano, da mesma forma que o dia 29 de fevereiro é adicionado no calendário Gregoriano. Este dia não faz parte de nenhum mês e segue a Noite do Festival do Verão. Este dia é conhecido como Encontro dos Escudos(Shieldmeet). É um dia de conselho aberto entre nobres e o povo, um dia para a realização e renovação de pactos, juramentos e acordos. É um dia para torneios, testes e ensaios para aqueles que desejam avançar na fama da batalha ou de postura clerical, para entretenimento de todos os tipos, particularmente teatral, e para duelar.

harptos pr
O Calendário de Harptos, por Enrico Tomasetti.

Contando os Anos


Os anos ou os invernos são referidos por nomes, cada nome consistente através dos Reinos. Cada reino ou cidade-estado enumera os anos diferentemente, geralmente para medir o reinado de uma dinastia ou o monarca atual, ou desde a fundação do país. O resultado é uma mistura de números sobrepostos que servem para confundir as pessoas comuns e frustrar o sábio. As datas de ano difundidas e que diferem  entre si, incluem as seguintes:

Cômputo dos Vales (CV)(Dalereckoning [DR]). O Cômputo dos Vales(Dalereckoning) é retirado do ano que os humanos foram permitidos pela primeira vez pela Corte Élfica(Elven Court) a se estabelecer nas regiões mais abertas das florestas. Em alguns textos, principalmente aqueles que não têm laços diretos com a história dos Vales(Dales), o Cômputo dos Vales(Dalereckoning) é chamado de Cômputo dos Homens Livres (CHL)(Freeman’s Reckoning [FR]). Todas as datas nesta cronologia utilizam o Cômputo dos Vales(Dalereckoning) como seu padrão.

Cômputo de Cormyr (CC)(Cormyr Reckoning [CR]). O Cômputo de Cormyr(Cormyr Reckoning) começa na fundação da casa Obarskyr, a dinastia que ainda governa essa terra. A diferença de 25 anos entre o Cômputo de Cormyr(Cormyr Reckoning) e o Cômputo dos Vales(Dalereckoning) causou grande parte da confusão em relação aos dias mais antigos. As linhas do tempo e calendários do período muitas vezes usam designadores CV, mas colocam a fundação de Cormyr em 1 CV em vez de 26 CV. Isto é compreensível, dado que os dois cômputos são de dois grupos próximos e espalhados por um terceiro (os comerciantes de Sembia), mas fez com que muitos sábios batessem suas cabeças violentamente contra suas escrivaninhas de estudo tentando descobrir isso.

Cômputo do Norte (CN)(Northreckoning [NR]). Usado na cidade de Águas Profundas(Waterdeep), o Cômputo do Norte(Northreckoning) data do ano que Ahghairon tornou-se o primeiro Lorde de Águas Profundas(Waterdeep). Um sistema mais arcaico chamado Anos Águaprofundenses (AA)(Waterdeep Years [WY]) data da suposta primeira utilização de Águas Profundas(Waterdeep) como um posto de comércio. Este cômputo está, agora, largamente abandonado, exceto em textos antigos.

Calendário de Mulhorand (CM)(Mulhorand Calendar [MC]). Um dos mais antigos calendários em uso nos reinos, este antigo esquema de registro data da fundação de Skuld, a Cidade das Sombras(City of Shadows), supostamente criado por um deus Mulhorandi.

Cômputo Atual (CA)(Present Reckoning [AR]). Em uma tentativa de obter um padrão sobre os vários sistemas de contagem em uso, um novo tipo de cômputo foi implementado com a aprovação de tais personalidades como Khelben Arunsun de Águas Profundas(Waterdeep) e Vangerdahast de Cormyr e espalhado pelos Harpistas(Harpers). Todas as contagens dos anos voltam ao início a partir do Tempo das Perturbações(Time of Troubles) como o Ano 0.

O Cômputo dos Anos


A grande variedade de calendários concorrentes e muitas vezes conflitantes não encerram os problemas para o historiador e para o sábio. A maioria deles usa como seu dispositivo de gravação o Cômputo dos Anos, um sistema pelo qual cada ano tem seu próprio nome pessoal.

Nomes para os anos (ou invernos) são conhecidos coletivamente como o Cômputo dos Anos, já que são extraídos das previsões escritas sob este título pelo famoso Sábio Perdido(Lost Sage), Augathra, o Louco(the Mad), com algumas adições do grande vidente Alaundo.

O Cômputo dos Anos se estende de -700 CV até 1.600 CV. O Cômputo dos últimos anos é detalhado adiante:

O ano atual no cenário de campanha dos Reinos Esquecidos é 1.492 CV, o Ano dos Três Navios a Vela(Year of the Three Ship Sailing).

Nome do Ano CV CC CN CM CA
Ano do Eterno(Year of the Ageless One) 1.479 1.454 447 3.615 121
Ano da Pressão da Água Profunda(Year of the Deep Water Drifting) 1.480 1.455 448 3.616 122
Ano do Halfling Sorridente(Year of the Grinning Halfling) 1.481 1.456 449 3.617 123
Ano dos Assassinatos Narthex(Year of the Narthex Murders) 1.482 1.457 450 3.618 124
Ano da Doninha Atarefada(Year of the Tasked Weasel) 1.483 1.458 451 3.619 125
Ano dos Adormecidos Despertados(Year of the Awakened Sleepers) 1.484 1.459 452 3.620 126
Ano da Vingança do Anão de Ferro(Year of the Iron Dwarf’s Vengeance) 1.485 1.460 453 3.621 127
Ano dos Pergaminhos das Montanhas Inferiores(Year of the Nether Mountain Scrolls) 1.486 1.461 454 3.622 128
Ano do Triunfo dos Lordes das Runas(Year of the Rune Lords Triunphant) 1.487 1.462 455 3.623 129
Ano do Renascimento do Povo Anão(Year of the Dwarvenkind Reborn) 1.488 1.463 456 3.624 130
Ano da Princesa Guerreira(Year of the Warrior Princess) 1.489 1.464 457 3.625 131
Ano do Retorno do ANdarilho das Estrelas(Year of the Star Walker’s Return) 1.490 1.465 458 3.626 132
Ano da Bruxa Escarlate(Year of the Scarlet Witch) 1.491 1.466 459 3.627 133
Ano dos Três Navios a Vela(Year of the Three Ship Sailing) 1.492 1.467 460 3.628 134
Anos dos Dragões Púrpura(Year of the Purple Dragons) 1.493 1.468 461 3.629 135

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s