O Que São e Quem São os Barae?

por Augusto Ballalai e Daniel Bartolomei Vieira
Imagem de Topo, arte por Felipe Mello

Os Barae são os sete Escolhidos(Chosen) de Ubtao e seus paladinos, homens e mulheres imortais que governam a cidade de Mezro como se fossem sacerdotes-reis.

O primeiro Bara foi uma mulher chamada Oyai, escolhida pelo próprio Ubtao entre os membros da tribo Tabaxi antes que eles migrassem do continente de Katashaka. Ela recebeu seus poderes para enfrentar o Adormecido(the Sleeper), um tarrasque. Após derrotar o monstro, Oyai e seu povo seguiram os Couatl através do oceano até as terras de Chult, onde ela reinou como a líder de seu povo na cidade de Mezro.

Após isso, Ubtao selecionou outros Barae, até o número de sete postos, entre os cidadãos de Mezro, com a intenção que eles o ajudassem a cuidar dos assuntos de interesse da cidade. Vários foram escolhidos ao longo dos milênios, com a condição de sempre haver a substituição imediata do Bara morto, deixando apenas uma estátua do falecido na Galeria dos Barae(Hall of Barae), dentro do Templo de Ubtao. Quando Ubtao foi embora, ele passou o comando e as defesas de Mezro para os Barae. A seleção dos Barae era feita através de um teste no Templo de Ubtao, centrado no dogma de que todo o desenrolar da vida é um grande labirinto. Aquele que passasse no teste era agraciado com os poderes de Escolhido(Chosen), mas aquele que falhasse passava direto para o encontro de Ubtao, em sua casa celestial, no pós-vida. A exata natureza do teste é um segredo conhecido apenas pelos Barae e por Ubtao.

Os poderes concedidos aos Barae incluem o poder de ordenar comandos mágicos, ter a saúde regenerada rapidamente, detectar o mal a vontade e ter reflexos e resistências mentais aumentadas. Se estiverem dentro do Templo de Ubtao, os Barae podem conjurar certas magias a vontade, tais como magias de cura e restauração. E mais, nenhum Bara envelhece ou adoece, e, se não forem mortos, vivem eternamente. Além desses poderes comuns, a cada Bara é garantido um poder único e individual. Assim, cada Bara é lembrado pelo presente que recebeu de Ubtao ao ser escolhido.

Ras Nsi. Ras (ou “Duque”) Nsi, tornou-se Bara em -2.637 CV e é o mais infame dos Barae. Sua fúria homicida quase levou os Eshowe ao extermínio. Ele foi banido de Mezro após levantar um exército de mortos-vivos para realizar este vil feito. Mesmo antes disso ele já possuía uma personalidade decadente e era considerado covarde, se opondo ao Rei Osaw e aos Barae não-Tabaxi. Mesmo após seu exílio, Ras manteve sua devoção a Ubtao e à cidade de Mezro, perdendo seus poderes somente com a partida de Ubtao. Agora ele se aliou aos Yuan-ti de Omu e transformou-se em um yuan-ti mestiço. Seu poder exclusivo de Barae fazia dele o Bara mais poderoso, ele podia erguer e controlar mortos-vivos.

Mainu. Mainu tornou-se Bara em -137 CV[1] e é a mais misteriosa dos Barae. Ela não possui corpo físico e aparece como uma mancha escura nas águas do Rio Olung, as vezes sendo vista à distância com as formas de uma mulher voluptuosa ou de um cardume de piranhas. Seja qual for a forma que se apresente, ela sempre possui olhos dourados. O poder exclusivo de Bara dela é controlar as águas e as criaturas do Rio Olung até um certo alcance de Mezro.

Osaw I. O Rei Osaw I, o Sábio, é o sagrado regente de Mezro, tornando-se Bara em 48 CV. Embora aparente ter 80 anos, seus poderes lhe conferem eterna energia e jovialidade. Como símbolo de sua realeza, ele ostenta uma coroa e braçadeiras de platina. Seu poder exclusivo de Barae garante que jamais se esqueça de eventos, sendo capaz de se lembrar com precisão cada situação, reunião ou conversa que participou ao longo de seu extenso reinado.

Dhalmass Rayburton. O Lorde Dhalmass, um Cormyreano foi o primeiro Barae não-Tabaxi em 163 CV. Ele era um grande explorador que veio para Chult após causar uma tragédia devido o Anel do Inverno(Ring of Winter). O poder exclusivo de Barae dele é entender todos os idiomas, sejam escritos ou falados, além de incríveis capacidades de persuasão para convencer outros de seu modo de pensar, principalmente ao discutir assuntos a respeito do bem-estar de Mezro.

Alisanda Rayburton. Alisanda é filha do Lorde Dhalmass Rayburton e esposa de Artus Cimber. Alisanda tornou-se Bara em 772 CV e o poder exclusivo de Bara dela é a capacidade de falar com animais de sangue quente e controlá-los como quiser e por quanto tempo precisar.

Kwalu. O Príncipe Kwalu é o filho do Rei Osaw I e tornpu-se Bara em 1.252 CV. Ele usa sempre uma toga roxa com triângulos verdes ao redor de seu coração. O poder exclusivo de Bara dele é o de criar e controlar enormes enxames de gafanhotos.

Fipya. Fipya é apenas uma garota que aparenta ter cerca de quinze anos. Ela é tímida e a extensão de seus poderes e responsabilidades parece deixá-la sempre sobrecarregada. Ela substituiu, em 1.363 CV, o Bara chamado T’fima, que perdeu seu status de Bara por ter abandonado a cidade sagrada de Mezro. O poder exclusivo de Bara dela é o de controlar as plantas dentro de Mezro, além de conseguir restaurar o solo.


[1] – Lowder, J. Em entrevista exclusiva com o autor. A Wizards of the Coast tem a palavra final sobre a publicação de material, mas, até lá, segundo o autor, esta é a data mais provável de ter acontecido.

Referências

Cordell, B. R.; Greenwood, E.; Sims, C. Forgotten Realms Campaign Guide. Wizards of the Coast, 2008.
Greenwood, E.; Reynolds, S. K.; Williams, S; Heinsoo, R. Forgotten Realms Campaign Setting 3rd edition. Wizards of the Coast, 2001.
James, B. R.; Greenwood, E. The Grand History of the Realms. Wizards of the Coast, 2007.
Lowder, J.; Rabe, J. The Jungles of Chult. TSR Inc., 1993.
Lowder, J. The Ring of Winter. TSR Inc, 1992.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s