Nomenclatura das Raças de Umbreterna

Originalmente publicado na Dragon Magazine nº 281 (março de 2.001)
por Owen K. C. Stevens
traduzido por Daniel Bartolomei Vieira
Imagem Destacada, “Deep Gnome”, de Diego Machuca, disponível em https://www.artstation.com/artwork/A9rJeV

A dificuldade de se nomear personagens com origem em culturas não humanas é um problema recorrente na maioria dos jogos de interpretação em mundos de fantasia. Nomes de listas históricas são de pouco uso, obrigando Mestres e jogadores a criar nomes totalmente novos. Mas é difícil surgir assim com nomes que sejam tanto apropriados para culturas não humanas quanto consistentes entre si. Isso é especialmente verdadeiro para um Mestre que se encontre tentando desenvolver informações de cenário para uma aventura situada em uma terra estrangeira.

Um dos cenários mais populares de D&D é a Umbreterna, também conhecido como o Subterrâneo, uma terra subsolo cheia de oportunidades de aventura. Mas a Umbreterna é também uma terra repleta de muitas raças não-humanas, cada qual com suas próprias cidades, cultura e assuntos. Inevitavelmente, alguns aventureiros de Umbreterna irão ouvir sobre ou interagir com membros dessas raças exclusivas. Se os nomes usados por membros de tais raças não soarem estranhos ou alienígenas, muita da emoção da Umbreterna será perdida. O ideal é que os aventureiros consigam identificar a raça ou criatura simplesmente ao se ouvir o nome desta.

Um artigo anterior (veja AQUI) já deu uma olhada nos nomes dos drow. A seguir são apresentadas algumas ideias para outras sociedade comuns em Umbreterna: os derro, os duergar, os illithid, os kuo-to e os svirfneblin.

Como Funciona a Nomenclatura das Raças

Cada raça possui o próprio método para criação de nomes, explicado brevemente nas seções a seguir. Tabelas com fragmentos de nomes e os respectivos significado destes estão inclusos, permitindo que os nomes sejam combinados por escolha ou aleatoriamente. Grafias alternativas também são fornecidas em alguns casos.

Se você não gostar de uma determinada combinação, tente algum outro fragmento de nome listado. Ou você poderia tentar acrescentar uma nova letra entre os fragmentos de nome para criar um novo nome com que soe melhor. Justamente por nem toda combinação de fragmentos de nome soar correta, uma pequena alteração do tipo pode vir a calhar. Tenha em mente também que muitos destes nomes deveriam soar estranhos para os ouvidos humanos. Nenhum nome kuo-toa deverá parecer normal para os padrões de qualquer outra raça. Se você não conseguir fazer um determinado nome funcionar, tente outro com um significado parecido.

Se você está gerando um nome aleatoriamente e não gostar do significado deste, tente alterar a ordem das palavras. Também é possível usar a definição do nome como ponto de partida para o significado deste. Frequentemente, as definições podem ser combinadas de forma poética para se obter melhores resultados. No caso de um nome com três ou mais segmentos, tente abrir mão de um ou mais significados.

Assim, por exemplo, o nome duergar Kernbuk poderia significar “Matador de Goblin”, “Assassino da Anarquia”, “Motim de Matadores” ou “Assassino dos Fracos”. Não se preocupe com o fato de dois nomes compartilharem o mesmo significado ou terem dois significados para um nome. Dois nomes podem soar parecidos para um humano, mas um nativo do idioma sabe a diferença entre eles.

Derro


As sociedades dos derro não possuem uma convenção comum para a criação de nomes. Não é incomum para o nome de um jovem derro ser derivado da nomenclatura dos anões, duergar, svirfneblin e drow, ou até mesmo terem nomes feito inteiramente de novos sons. Um nome derro poderia não ter nenhum significado além daquele próprio reivindicado por aquele que o usa.

Entretanto, alguma generalizações podem ser feitas no que diz respeito à maioria dos nomes derro. Eles tendem a ser bastante longos, já que os derro desejam soar impressionantes e importantes. Os derro emprestam nomes de outra raças subterrâneas muito frequentemente, principalmente dos drow, e de alguma outra raça, mas menos usualmente. Muitos nomes derro emprestam alguns fragmentos de nome de indivíduos da própria mitologia que tem, como as divindades Diirinka e Diinkarazan.

Uma lista curta de nomes derro comuns baseados em fragmentos de nomes mitológicos da própria raça são listados na Tabela 2. Você pode misturar estes fragmentos livremente com quaisquer outros nomes ou sons que desejar, ou você pode jogar aleatoriamente a Tabela 1 para acrescentar elementos de outras raças. Fragmentos de nomes dos anões, drow, gnomos, duergar ou svirfneblin são os mais comumente utilizados pelos derro.

Tabela 1: Gerador de Nomes Derro

1d6 Resultado
1 Jogue uma vez a Tabela 2, uma vez a Tabela 3 e uma vez a Tabela 11
2 Jogue duas vezes a Tabela 11 e uma vez a Tabela 4
3 Jogue uma vez a Tabela 3, uma vez a Tabela 2 e duas vezes a Tabela 11
4 Jogue uma vez a Tabela 2, uma vez a Tabela 4 e uma vez a Tabela 11
5-6 Jogue uma vez a Tabela 4, uma vez a Tabela 11 e duas vezes a Tabela 2

Tabela 2: Prefixo dos Nomes Derro

1d12 Prefixo Significado
1 Adj- Encantador(a), líder, regente, governante
2 Ari- Adaga, escondido(a), espada
3 Diin- Tola(a), perdedor(a), perdido(a)
4 Diir Sortudo(a), traiçoeiro(a)
5 Faka- Batedor(a), ladino(a), sabedoria
6 Inka- Sábio(a), mago(a)
7 Kara- Amaldiçoado(a), insano(a)
8 Miirn- Dança, dançarino(a), guerra, guerreiro(a)
9 Sec- Dourado(a), adornado(a), ornamental
10 Uriin- Veneno, ferramenta, arma
11 Xeer- Ódio, alegria, dor
12 Zan- Irmã(o)

Duergar


Os severos e sombrios duergar falam um dialeto com origem no idioma Anão e possuem nomes semelhantes aos irmãos menos severos que têm, os anões. Cada duergar é nomeado de acordo com tradições rígidas designadas para sempre lembrar os membros da raça das condições brutas em que vivem, bem como a lealdade e obediência ao deus que seguem e ao líderes de clã. Como resultado, muitos clãs de duergar possuem não mais do que uma centena de nomes, com indivíduos compartilhando um nome diferenciado somente pelo nome do pai. O honorável “Than” é usado para denotar (filho de”, e é geralmente incluído no nome de um duergar. Assim, o filho de Sturgorm Udubyr, é conhecido como Stugor Than Udubyr.

Não há diferença entre nomes masculinos e femininos na rígida tradição duergar. Todos os nomes duergar consistem de um prefixo e um sufixo. Você pode escolher jogar uma vez a Tabela 3 e uma vez a Tabela 4, ou você pode escolher um conjunto de significados que desejar. Os nomes dos locais dos duergar podem ser criados ao se adicionar um prefixo ou sufixo aos sufixos de fortaleza listados no artigo dos nomes de anões (veja AQUI).

Tabela 3: Prefixo dos Nomes Duergar

1d100 Prefixo Significado
1-3 Aer-/Agr- Gigante, poderoso(a)
4-6 Auk-/An- Impetuoso(a), fogo, fúria
7-10 Bhir- Caos, elfo(a), inimigo(a)
11-13 Dak- Sangue, parente, ordem
14-16 Dek-/Deku- Lar, rocha, pedra
17-20 Du-/Duer- Cinza, filho/filha
21-23 Dwar- Escindido(a), sábio(a)
24-26 Fadu- Mitral, rígido(a), inflexível
27-30 Gat-/Gath- Cor, joia
31-33 Gurk- Obediente, leal, servil
34-36 Jarl- Rei/Rainha, senhor(a), supervisor(a)
37-40 Jer-/Jeru- Furioso(a), perigoso(a), feroz
41-43 Kern- Anarquia, goblin, rebelde, fraco
44-46 Kras-/Krasu- Morto(a), morte, inimigo
47-50 Ladu- Duro(a), severo(a), pedra
51-53 Lond- Tolo(a), independente, ladino(a)
54-56 Onic-/Onu- Força, Forte
57-60 Rac-/Racu- Fantasma, crânio, alma
61-63 Rigu- Batalha, vida, guerra
64-66 Sur-/Sura- Anciã(o), primeiro(a), velho(a)
67-70 Stur- Lâmina, aço, arma
71-73 Suer- Eficiente, sombrio(a), silencioso(a)
74-76 Tenu- Ouro, metal, prata
77-80 Thar-/Tharu- Ofício, forja
81-83 Then- Vínculo, juramento, voto
84-86 Thuer- Antigo(a), arcano(a), esquecido(a)
87-90 Udu- Drow, ratos, vermes
91-93 Urt-/Ur- Runa, rúnico
94-96 Valu- Dragão, magia, mágico(a)
97-100 Vari-/Vili- Pesado(a), baixo(a), robusto(a), vigoroso(a)

Tabela 4: Sufixo dos Nomes Duergar

1d100 Prefixo Significado
1-3 -alk Ferro, espada
4-6 -alz/-az Bigorna, martelo, contrutor(a)
7-10 -ark Nobre, regente
11-13 -ar/-arn Machado, guarda, guardiã(o)
14-16 -b/-bar Capitã(o), fala, voz
17-20 -bael Juíz(a), sacerdote/sacerdotisa
21-23 -buk/-bur Assassino(a), matador(a), exterminador(a)
24-26 -byr Exército, punho, manopla
27-30 -dak/-dek Cavaleiro(a), aranha, montaria, rápido(a)
31-33 -d/-dur Mina, mineiro(a), toupeira
34-36 -duz Exílio, proscrito(a), exilado(a)
37-40 -er/-eur Mensageiro(a), orador(a)
41-43 -far/-ff Caçador(a), batedor(a)
44-46 -fell Armadura, escudo, guerreiro(a)
47-50 -gar Anão, herói, homem
51-53 -gert Cristal, profeta/profetisa, vidente
54-56 -glen Eterno(a), noite, vazio
57-60 -gor Olho, lança
61-63 -guer Pai/mãe, senhor, mestre/senhora
64-66 -kar/-kuar Artífice, mão, arcano(a)
67-70 -khil Peito, fortitude, coração
71-73 -m/-mar Portador(a), doador(a), coração
74-76 -moru Constituição, duergar, resistência
77-80 -nar/-naru Fantasia, amigo(a)
81-83 -oruk Escavador(a), líder
84-86 -ruar Andarilho(a)
87-90 -th/-thu Bebida, hidromel, paz
91-93 -ther Guarnição, lar, segurança
94-96 -thuar Artesã(o), ferreiro(a)
97-100 -vaur Negro(a), criança

Illithid


A ideia de uma lista escrita com nomes de illithids poderia parecer estranha, já que a raça dos devoradores de pensamento não possui um idioma falado. Porém, os illithids possuem vários tipos de nomes. Cada indivíduo possui um determinado padrão de pensamento e imagem que o identifica com outros membros da raça. A complexidade destes nomes mentais é grande demais para que sejam detalhados na totalidade. Basta dizer que os nomes telepáticos dos devoradores de pensamento transmitem muito mais informação do que os nomes verbais de outras raças.

Entretanto, quando membros de outras raças de Umbreterna têm que fazer referência a um determinado illithid, eles geralmente tentam traduzir a imagem pensada deste para a língua comercial conhecida como Subcomum. Tais traduções são uma tentativa grosseira de representar estes nomes, para dizer o mínimo, mas ela permitem que raças não telepáticas conversem com um determinado illithid sem ter que recorrer a descrições como “aquele com longos tentáculos do qual escapei o ano que passou”. Isto dá às raças não telepáticas rótulos fáceis para serem usados quando conversando com dados devoradores de pensamento.

Um nome illithid pode ser gerado aleatoriamente ao se jogar a Tabela 5, ou pode ser selecionado a partir do significado que este tem.

Tabela 5: Gerador de Nomes Illithid

1d6 Resultado
1-2 Jogue uma vez a Tabela 6 e uma vez a Tabela 7
3-4 Jogue uma vez a Tabela 6 e duas vezes a Tabela 7
5-6 Jogue duas vezes a Tabela 6 e uma vez a Tabela 7

Tabela 6: Prefixo dos Nomes Illithids

1d12 Prefixo Significado
1 Abster- Memória
2 Al- Morto(a), morte
3 Illi- Mente
4 Ilsen- Cérebro
5 Lugri- Medo, temido(a)
6 Maanze- Crença, lei
7 Malin- Arcano(a), psiônico(a)
8 Quas- Honra
9 Uli Nobre
10 Ullip- Pensamento
11 Urop- Servo(a), escravo(a), escravidão
12 Xalli- Desgosto, dor

Tabela 7: Sufixo dos Nomes Illithids

1d12 Sufixo Significado
1 -arint Epicurista de, saboreador(a)
2 -ator, -tor Ancião(a), reverenciado(a)
3 -bossk Senhor(a), mestre
4 -corian Líder, orador
5 -hion Negro(a), escuro(a), escuridão
6 -hoon Abominação, estrangeiro(a)
7 -mious Sábio(a), estudioso(a)
8 -ordell Golem, humanoide, devorador(a) de pensamento
9 -sine Grande, poderoso(a)
10 -tharid Devorador(a), devorar
11 -thelid Conquistador(a), comensal
12 -thid Esfolador, regente

Kuo-Toa


Todos os nomes dos kuo-toa têm origem em uma combinação simples de palavras oriundas do idioma religioso que eles têm. Para criar um nome, você deve primeiramente decidir se está criando um nome próprio ou um nome genérico. Nomes próprios são usados por criaturas únicas específicas, itens ou localidades. Nomes genéricos são usados para uma categoria inteira de tipos de itens ou criaturas.

Quando criando um nome próprio, escolha ou jogue uma palavra núcleo, então acrescente duas metades de palavras descritivas adicionais e o fim de uma palavra núcleo. As palavras núcleo listadas na Tabela 9 adiante possuem hífens para indicar onde elas são divididas quando sendo adicionadas como complementos para um nome kuo-toa.

Assim, um sacerdote kuo-toa cujo nome significa “poderoso juiz” começa com a palavra núcleo para “juiz”, Poolp. As duas metades da palavra para “poderoso”, Blip, são, então, adicionadas antes e depois de Poolp, resultando em Blipoolpp. Se o nome do sacerdote significar “perigoso e poderoso sacerdote”, você acrescentaria duas metades de Doolp também, criando o nome Dblipoolppoolp. Um kuo-toa jovem frequentemente possui não mais do que uma única palavra núcleo como nome, mas quando se torna mais velho, o nome é expandido para combinar com a personalidade e status que adquiriu.

Para nome genéricos comuns, o idioma kuo-toa simplesmente hifeniza palavras que estavam juntas, mas apaga a última letra em cada palavra. Assim, o nome para a raça em si torna-se uma combinação de todas as letras, exceto a última, das palavras para “original”, kuop, e “mestres”, toal, em kuo-toa. Da mesma forma, o termo para as estranhas bastão-pinça usadas por alguns kuo-toa é bli-lao, e os illithids são conhecidos como koal-neyp.

Tabela 8: Gerador de Nomes Kuo-Toa

1d6 Resultado
1-2 Jogue uma vez a Tabela 9
3-4 Jogue uma vez a Tabela 9 para um nome núcleo e uma vez para um descritivo
5-6 Jogue uma vez a Tabela 9 para um nome núcleo e duas vezes para descritivos

Tabela 9: Segmentos dos Nomes Kuo-Toa

1d20 Segmento Significado
1 Aku-ab Negro(a), caótico(a), rodopiar, água
2 Bli-p Pinça, poderoso(a)
3 B-ool Antigo(a), agitação, duro, mar
4 Dii-yl Lagostim, lagosta, monitor, guerreiro(a)
5 D-oolp Perigoso(a), guardiã(o), mãe
6 Ka-olb Inimigo(a), odiado(a), polvo
7 Key-k Fanático(a), leal, chicote
8 Kuo-p Alevinos (um kuo-toa jovem), original, verdade
9 La-od Fogo, dor, doloroso(a), vermelho(a), cajado
10 La-ual Misterioso(a), mistério, pesquisador(a), ladino(a), armadilha
11 Lee-plo Relíquia, magia, mágico(a), tempestade
12 Maku-ld Pérola, tesouro, valoroso(a)
13 Moy-i Rei, nobre, rainha, regente
14 Ney-pt Estrangeiros, escravos, forasteiros, fraco(a)
15 P-oolp Juiz(a), júri, sacerdote, sábio(a)
16 Sy-oop Olho, conhecimento, aprendizado
17 To-al Mestres, forte
18 Ye-ley Inferno, superfície, terrível, desconhecido(a)
19 Yii-lp Arpão, líder, rápido(a)
20 Yula-yp Armadura, mexilhão, lento(a), cofre

Svirfneblin


Os nomes dos svirfneblin são semelhantes àqueles dos gnomos, mas a sociedade fortemente divididas desses gnomos das profundezas resultou em nomes igualmente divididos. Na Tabela 11, os fragmentos de nomes masculinos são listados na esquerda e os femininos na direita. Nomes svirfneblin mesclam fragmentos em qualquer ordem que seja agradável de se ouvir, mas nomes masculinos nunca contém fragmentos femininos e vice-versa. Nomes podem ser jogados aleatoriamente na Tabela 10, ou até três fragmentos podem ser escolhidos tendo como base os significados.

Tabela 10: Gerador de Nomes Svirfneblin

1d10 Resultado
1-3 Jogue uma vez a Tabela 11
4-7 Jogue duas vezes a Tabela 11
8-10 Jogue três vezes a Tabela 11

Tabela 11: Segmentos de Nomes Svirfneblin

1d100 Segmento(M/F) Significado
1-3 Arg/Argh Ar, imensidão, céu, vastidão
4-5 Avf/Ava Escuro(a), escondido(a), lar, segurança
6-8 Basv/Bisf Idoso(a), anciã(o), mestre/senhora
9-11 Blin/Blis Aliado(a), irmã(o), família, parente
12-14 Clad/Clagh Falso(a), ilusão, mentira, mentir
15-16 Chik/Chir Amigo(a), jóia, tesouro, estimado(a)
17-19 Dlim/Dlis Aliado(a), bem, confiável
20-22 Derv/Dera Morto(a), poeira, dureza, lixo
23-25 Ea/Eagh Negro(a), escuro(a), lar, segurança
26-27 Eirf/Eirs Defesa, rocha, escudo
28-29 Ekl/Ekgh Primo(a), parente, pequeno(a), forte
30-31 Fadk/Fadi Inimigo(a), mal, silêncio
32-34 Flear/Flea Desajeitado(a), perigoso(a), gigante, grande
35-36 Fyvn/Fysn Escondido(a), matreiro(a), pequeno(a), ladino(a)
37-39 Gar/Gagh Pai/mãe, primeiro(a), honrado(a)
40-42 Gtri/Gera Fogo, dor, vermelho(a), ferimento
43-44 Hna/Hni Divino(a), guardiã(o), sacerdote/sacerdotisa, segredo
45-46 Hyrl/Hyfa Nobre, robusto(a), virtude, virtuoso(a)
47-48 Jbyr/Jbla Adaga, faca, afiado(a), ferramenta
49-51 Jhrl/Jyff Colega, contraparte, parceiro(a), gêmeo(a)
52-53 Kerl/Kerf Herói/heroína, heróico(a), poderoso(a), potente
54-56 Lbik/Lbli Belo(a), habilidoso(a), hábil
57-59 Lin/Lyrf Azul, frio(a), gelo, água
60-61 Mot/Mors Escuridão, sombra, silêncio
62-64 Nebl/Nebli Determinado(a), amigo(a), sombrio(a)
65-66 Nmyr/Nmi Fera, furioso(a), fúria, selvagem
67-68 Perx/Pers Demônio, dragão, nêmese
69-70 Phir/Phirs Sangue, sangrento(a), lava, magma
71-72 Pyn/Pyna Habilidade, habilidoso(a), útil, valoroso(a)
73-74 Ran/Ryrr Feriado, alegria, alegre, ritual
75-76 Rzyr/Rzi Artefato, grande, velho(a), relíquia
77-78 Slir/Slan Doença, adoentado(a), alto(a), retorcido(a)
79-81 Surl/Surla Anciã(o), conhecimento, aprendizado, estudioso(a)
82-84 Svif/Syffa Machado, força, forçoso(a), martelo, arma
85-87 Thal/Thil Ferreiro(a), engenhoso(a), sábio(a)
88-90 Tjyr/Tja Novo(a), fraco(a), jovem
91-93 Vir/Vifs Criança, infantil, brincadeira, piada
94-96 Vuln/Vuli Aéreo(a), alto(a), rival, complicado(a)
97-98 Wahr/Wa Escavador(a), caverna, profundo(a), toupeira
99-100 Win/Wyff Duro(a), mitral, áustero(a)

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: