Grande Cronologia dos Reinos – Parte 18

Por Daniel Bartolomei Vieira

Imagem Destacada, “Drizzt e Gwenhyvar”, por Todd Lockwood

-3.014 CV

Ioulaum cria o primeiro mythallar. Um mythallar é construído em Orlanorte.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-3.011 CV

Ioulaum cria o primeiro item mágico potencializado por um mythallar, o manto de Ioulaum.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-3.002 CV

A criação de Myth Nantar

 

Nantar, uma pequena aldeia nas encostas do Planalto Hmur e há muito tempo o centro da cultura Dukar, torna-se Myth Nantar, a Cidade dos Destinos, assim que os Altos Magos levantam um mythal em torno da área. Este se torna o local de muita pesquisa mágica e conhecimento. Este torna-se o local de uma nova academia central para os Dukars, e outras escolas e torres na cidade ensinam inúmeros outros métodos mágicos trazidos pelos antigos Elfos da superfície (e algumas magias secretas dos Marids). Quaisquer Dukars treinados em Myth Nantar pela primeira vez, devem jurar votos de fidelidade ao império e ao coronal em Coryselmal.

 

Acontecimento Referente: a Seros

Era da Humanidade

-3.000 CV até 1.358 CV

Com os impérios dos Elfos e Anões em declínio, esta era marca um aumento dramático na expansão Humana em Toril. Os poderosos impérios Humanos de Calimshan, Mulhorand e Unther surgem durante esta era, bem como os impérios agora perdidos de Nethril, Jhaamdath, Narfell e Raumathar.

 

Até o final desta era há um período de exploração e descoberta, quando novos continentes são descobertos no ocidente (como Maztica) e comércio é restabelecido com o oriente (Kara-Tur). A Grande Geleira recua, revelando as terras que viriam a ser os reinos de Vaasa e Damara.

 

Acontecimento Referente: a Faerûn

Cerca de -3.000 CV

Um clã de Anões da região do Lago Estrela Reluzente começa a escavar os penhascos ao longo da borda da Planície das Cinzas Negras. Eles despertam o dragão marrom Vulpomyscan, que come seus líderes e escraviza os Anões remanescentes. Ele os coloca para trabalhar na escavação e mineração. Ao longo dos séculos, os Anões e seus descendentes começam a adorá-lo no que viria a ser chamado a Cidadela das Cinzas Negras.

 

Acontecimento Referente: aos Anões


O reino dos Anões de Ammarindar floresce.

 

Acontecimento Referente: aos Anões


O Portão de Ferro é construído pelos Anões para proteger a região da atual Durpar e Ulgarth contra o Império Imaskari.

 

Acontecimento Referente: aos Anões


Tibold, onde hoje fica Erlkazar, é fundada como um posto avançado dos Anões da Alta Shanatar para resistir aos avanços do Segundo Império Calimshan.

 

Acontecimento Referente: aos Anões


Uma guerra civil rápida e sangrenta deixa todas as matriarcas de Lolth mortas em Sshamath, deixando os magos das casas no controle.

 

Acontecimento Referente: à Umbreterna


Sloopdilmonpolop, a Cidade dos Poços, é fundada pelos Kuo-toas na Umbreterna ao largo da costa de Tethyr.

 

Acontecimento Referente: a Umbreterna


Os Couatls procuram outra raça para manter a extremidade mais ocidental da Península de Chult livre da influência dos Yuan-ti. Em um distante continente a sudoeste de Faerûn, os Couatls começam a pregar os ensinamentos de Ubtao para as tribos indígenas de Humanos.

 

Acontecimento Referente: a Chult


Humanos Illuskanos de Ruathym encontraram o assentamento de Illusk na foz do Rio Mirar e deslocam tribos locais chamadas de Caçadores do Gelo.

 

Acontecimento Referente: ao Norte, à Fronteira Selvagem

-2.954 CV

No Plano das Sombras, Sphur Upra é fundada como uma comunidade crepuscular quando cinco famílias crepusculares do Plano das Sombras se juntam para a defesa mútua.

 

Acontecimento Referente: a Umbreterna


Ioulaum cria o enclave de Xinlenal, a primeira cidade flutuante de Netheril, cortando o topo dos Picos Baluarte e usando-os invertidos para construir seu enclave em cima. O império se divide em Baixa e Alta Netheril.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.940 CV

O mythallar de controle climático é construído em Zênite. No entanto, o clima brutal continuou a ser um problema para aqueles que optaram por permanecer na aldeia pesqueira. A aldeia torna-se um destino popular para as tribos Angardt e Rengarth, mas a sua importância para os Netherese diminui a ponto de que Zênite seja esquecida por eles.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.919 CV

O Reino Estrela Férrea dos anões do escudo é fundado no Norte sob o comando do solitário clã Estrela Férrea.

 

Acontecimento Referente: aos Anões, ao Norte, a Fronteira Selvagem

-2.900 CV

O incrivelmente antigo coronal Kahvoerm morre ao colocar seu selu’taar sobre o punho da Lâmina Regente. Seu quarto filho tenta tomar seu lugar, mas a Lâmina Regente o rejeita e destrói o ganancioso Elfo em uma explosão de chama esverdeada. Sakrattars Irithyl, o mais novo dos bisnetos do coronal, empunha a lâmina e é proclamado coronal através do antigo ritual de lâmina, assim como foi Kahvoerm. Assim começa o Segundo Rysar de Cormanthyr.

 

Acontecimento Referente: aos Elfos, a Cormanthor

-2.886 CV

A aldeia Rengarth de Estação Vândala é criada em Netheril.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.885 CV

Nascimento de Halavar de Netheril, provavelmente na aldeia de Palma.

 

Acontecimento Referente: a Netheril

-2.872 CV

Os faerzress em torno da cidade Drow de Sshamath desaparecem, deixando os Drow da cidade despojados de sua magia. A cidade fica à beira do desastre.

 

Felizmente, nos três séculos antes do colapso dos faerzress, as Matriarcas de Sshamath deram à luz a um número extraordinariamente grande de machos. Este desequilíbrio leva à expansão considerável ao corpo de magos qualificados da cidade e a uma diminuição correspondente no número de sacerdotisas de Lolth. Juntamente com o seu relativo isolamento geográfico de rivais hostis, a abundância de magos deixa Sshamath excepcionalmente qualificada para sobreviver.

 

Assim que a perspectiva do desastre tornou-se aparente, os magos de Sshamath iniciaram onda após onda de expedições para saquear Netheril, Oghrann e outros reinos perdidos. Magos menores reparavam ou duplicavam cada artefato e manufatura, iniciando uma explosão de criatividade que leva a inúmeras novas criações mágicas e encantamentos. Com o tempo, o papel das casas nobres e das Matriarcas diminuem (mas não chegam a desaparecer), e o verdadeiro poder na cidade muda para aqueles em grande parte responsáveis pela sua existência continuada – os arquimagos.

 

Acontecimento Referente: a Umbreterna

 

Voltar para a Parte 17

Avançar para a Parte 19


Referências

BAKER, R.; BONNY, E.; STOUT, T. Lost Empires of Faerûn. Wizards of the Coast, 2005.

BOYD, E. L. Drizzt Do’Urden’s Guide to the Underdark. TSR, Inc., 1999.

CORDELL, B. R.; KESTREL, G. F. M.; QUICK, J. Underdark. Wizards of the Coast, 2003.

GREENWOOD, E.; BOYD, E. L.; DRADER, D. Serpent Kingdoms. Wizards of the Coast, 2004.

GREENWOOD, E.; REYNOLDS, S. K.; WILLIAMS, S.; HEINSOO, R. Forgotten Realms: Os Reinos Esquecidos. Devir, 2002.

SCHEND, S. E. Sea of Fallen Stars. TSR, Inc. 1999.

SCHEND, S. E.; MELKA, K. Cormanthyr: Empire of the Elves. TSR, Inc., 1998.

SLADE; BUTLER, J. Netheril: Empire of Magic. TSR, Inc., 1996.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: